TV Rá Tim Bum prepara novidades para o mês das crianças

29 setembro 2024 |

 


mês das crianças chega com novidades na TV Rá Tim Bum. A partir de terça-feira (1/10), estreiam a produção Cidade das Meias e novos episódios de Castelo Rá-Tim- Bum - Clipes Musicais. Além disso, o público infantil irá rever as divertidas narrações do Baú de Histórias.
 

Terça-feira (1/10)
 

Cidade das Meias - vai ao ar todos os dias, durante a programação e dentro da “Faixa Musical Rá Tim Bum” -, sem horário fixo na grade (rotativo).
 

A produção conta com canções interpretadas e dançadas por bonecos de meia, que compõem o Coral Meia Boca. As músicas são divertidas e introduzem as primeiras noções de musicalização. Animações 2D completam o visual dos episódios. Cidade das Meias proporciona às crianças e educadores ferramentas para trabalhar o universo da música. A direção é de Roberto Machado dos Santos Junior.
 

Castelo Rá-Tim-Bum - Clipes Musicais - exibidos todos os dias durante a programação e dentro da “Faixa Musical Rá Tim Bum” -, sem horário fixo na grade (rotativo).
 

O Castelo Rá-Tim-Bum marcou a programação infantil brasileira desde a sua estreia, em 1994. Agora, a famosa composição de Hélio Ziskind do “Passarinho – Que som é esse?” ganha uma nova animação com a cítara. Tem direção de Gert Seewald.
 

Quarta-feira (2/10)
 

Baú de Histórias - vai ao ar dentro da faixa “Clássicos Rá Tim Bum”, de quarta-feira, às 16h30; sexta, às 9h30 e 22h ;e domingo, às 15h30.
 

Volta à programação do canal o programa Baú de Histórias. A atração traz histórias divertidas que estão guardadas dentro de um baú. E, quando ele se abre, tudo pode acontecer: contos fantásticos, seres mitológicos, músicas de vários países e muita diversão. Dirigido por Mário Sérgio Cardoso.

 

Foto: Divulgação


Alcione e Ludmilla gravam clássico da MPB para abertura da nova novela 'Volta por cima'

26 setembro 2024 |

 



No próximo dia 27 de setembro, chega às plataformas digitais uma colaboração pra lá de especial. Trata-se do encontro das vozes poderosas de Alcione e Ludmilla, na gravação de ˜Volta por cima˜, clássico do compositor Paulo Vanzolini, cujo centenário de nascimento foi celebrado em abril deste ano.

 

O single foi gravado especialmente para a abertura da novela ˜Volta por cima˜, próxima produção da TV Globo para a faixa das 19 horas, criada e escrita por Claudia Souto.

 

Esta é a terceira colaboração entre as duas artistas: a primeira foi em "Numanice 2", projeto de Ludmilla, seguida da versão do jingle da Globeleza, que animou o Carnaval 2024 da Globo. A novela conta a história de Madalena (Jéssica Ellen), uma jovem batalhadora que precisará adiar seus sonhos pessoais para ajudar a família, mas que, apesar das dificuldades, não se deixará abater. Tal qual a protagonista da trama, Alcione e Lumilla sabem tudo sobre empoderamento feminino. ˜É a história de uma mulher que, conforme dizem os versos desse grande clássico da música brasileira, regravado por mim em dueto com a Ludmilla, sempre ‘levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima’. Também tive meus momentos de superação e consegui seguir em frente, ultrapassando obstáculos que, por muitas vezes, pareciam intransponíveis. Acho que todas nós temos muito em comum, sim˜, pontua Alcione.

 

"Estar ao lado da Alcione, que é uma rainha da música brasileira, é sempre uma honra e um aprendizado enorme. Desde a nossa primeira colaboração, senti uma conexão muito especial com ela, e poder repetir essa parceria agora, em uma música tão forte e carregada de significado, é incrível˜, comemora Ludmilla. ˜A mensagem de superação e empoderamento que a música traz é algo que eu acredito profundamente, e cantar isso ao lado de uma lenda como ela faz tudo ser ainda mais poderoso.", complementa.

 

O single chega às plataformas via Biscoito Fino, no dia 27 de setembro. Já a novela ‘Volta por Cima’ estreia em 30 de setembro na TV Globo, com direção artística de André Câmara, direção geral de Caetano Caruso e direção de gênero de José Luiz Villamarim.

 

Ficha técnica do single ˜Volta por cima˜

Alcione: voz / Ludmilla: voz

Produção musical, arranjo e teclado: Alexandre Menezes

Violão: Cezar Rocha

Cavaquinho, bandolim: Edson Santana

Banjo: Rafael Delgado

Contrabaixo: Dudu Dias

Bateria: Paulinho Bogado

Sax alto, flauta: Rodrigo Revelles

Percussão: Fabio Miudinho 

Percussão: Júnior Crispim 

Base gravada no estúdio Cia dos Técnicos por Vanius Marques 

Vozes gravadas no estúdio Mega por Vanius Marques Mixagem e masterização: Vanius Marques


Foto: Jorge Bispo

 


Sasha Meneghel marca presença no stand de Trident no Rock in Rio

16 setembro 2024 |

 


Sasha Meneghel foi flagrada no stand de Trident neste domingo,15/09, no Rock in Rio 2024. A modelo e diretora criativa da marca Mondepars, encantou o público ao conferir de perto a experiência imersiva preparada pela marca de gomas que une música e sabor de forma inovadora.


Após a visita, Sasha, que estava usando modelo de calça da sua marca, foi vista curtindo os shows no Palco Mundo, esbanjando estilo e mostrando que está sempre por dentro das principais tendências, tanto na moda quanto na música.

 

Foto: Divulgação


Casa SP-Arte abre Check-mate(s), de Oscar Murillo

05 setembro 2024 |

 


Casa SP–Arte inaugurou em 31 de agosto Check-mate(s)sua primeira exposição internacional. Organizada por Mark Godfrey, trata-se também da primeira mostra do artista colombiano Oscar Murillo no Brasil, apresentando obras dele em diálogo com nomes fundamentais da arte brasileira: Cildo Meireles,  Geraldo de Barros, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape e Sonia Gomes. Check-mate(s) é realizada pela kurimanzutto, galeria com sedes na Cidade do México e em Nova York.


A mostra revela que o processo artístico de Murillo tem afinidade com muitos artistas de diferentes lugares e períodos. Nela, ele se baseia no legado dos neo-concretistas brasileiros Lygia Clark, Lygia Pape e Hélio Oiticica, enfatizando textura e sensualidade em detrimento da precisão e da geometria, bem como a dinâmica lúdica de ordem e desordem nas obras do artista italiano Alighiero Boetti.


Há alguns anos, Murillo começou a reciclar fragmentos e sobras de pinturas descartadas ou inacabadas, costurando-os para compor uma malha quadriculada, semelhante a um tabuleiro de xadrez. É esta estrutura que conecta seu trabalho às tradições da abstração geométrica e da pintura modernista do século 20, além da arquitetura e design — como evidenciado no trabalho da portuguesa Leonor Antunes, por exemplo, artista também presente na mostra. 


As tendências improvisacionais de Oscar Murillo remontam ainda às tradições de colchas afro-americanas de Rebecca Myles Jones e ao uso de objetos encontrados nas obras dos artistas brasileiros Sonia Gomes e Antonio Tarsis. Suas pinturas ecoam experiências da vida urbana, como as composições de panfletos pintados e folhas de jornais de Abraham Cruzvillegas, provenientes da Cidade do México; a máscara de Damian Ortega feita de azulejos de um edifício dos anos 1960; além das imagens fotográficas de São Paulo de Geraldo de Barros e Elisa Sighicelli.


A grade de metal e vidro de Cildo Meireles dos anos 1970 lembra ao público um princípio que é caro a Murillo e reverbera ao longo de Check-mate(s): a arte abstrata pode aludir a condições políticas de cativeiro e liberdade sem ser explícita ou didática.

 

Sobre o artista

 

Oscar Murillo, nascido em 1986 na Colômbia, é um artista com uma prática multifacetada que explora coletividade e cultura compartilhada, profundamente conectada às qualidades afetivas dos materiais. Seu trabalho possui uma dimensão social, situando-se entre performances e eventos, convidando colaboradores para ações como carregar figuras tradicionais colombianas em cidades do Reino Unido, pintar linho preto globalmente ou realizar festas para equipes de limpeza em galerias de Londres. Desde 2013, com o projeto Frequencies, envolveu mais de 100.000 estudantes em um arquivo de arte colaborativa global. Reconhecido por suas pinturas em grande escala e instalações imersivas, utiliza materiais diversos como cornés, argila e metal enferrujado, muitas vezes apresentados em locais inusitados, refletindo seu compromisso com o poder expressivo do material em meditar sobre questões complexas da sociedade contemporânea. Murillo vive e trabalha em vários locais ao redor do mundo.

 

Check-mate(s)
Terça a sexta, das 11h às 18h
Sábado, das 11h às 17h
Até 20 de setembro 

Casa SP–Arte
Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1.052 - Jardins 

a4&holofote comunicação 
+55 11 3897-4122 

Mariana Ribeiro | marianaribeiro@a4eholofote.com.br  | +55 11 99328-1101
Marianna Rosalles | 
mariannarosalles@a4eholofote.com.br | +55 11 98652-6930
Neila Carvalho | 
neilacarvalho@a4eholofote.com.br | +55 11 99916-5094
Mai Carvalho | 
maicarvalho@a4eholofote.com.br | + 55 11 99934-7866

 

Foto: Divulgação


 


Estreia na TV Cultura, neste sábado (7/9), a nova série do Quintal da Cultura, o Quintal no MuseuNa produção, Ludovico, Doroteia, Ofélia e Osório vivem aventuras visitando museus da cidade de São Paulo e descobrem curiosidades e momentos históricos com muita diversão e aprendizados. Vai ao ar aos sábados, a partir das 11h45.
 

No primeiro episódio, no feriado da Independência do Brasil, Doroteia e Ludovico conhecem o Museu do Ipiranga, edifício construído no final do século XIX em comemoração à proclamação da Independência em 1822. Após visitar o espaço, Doroteia encontra uma figura histórica muito conhecida: Dom Pedro I. Vindo diretamente do passado, o imperador vai aceitar a ajuda de Doroteia para procurar no museu uma bússola que carregava desde a infância e que perdeu séculos atrás, quando declarou a Independência do Brasil. Ao lado de Doroteia, Dom Pedro I conhece o Museu do Ipiranga e, observando as obras, relembra fatos e pessoas que fizeram parte da história do Brasil.
 

Nas próximas semanas, a turma do Quintal irá conhecer o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca, o Pateo do Collegio e muitos outros.

 

Foto: Caroline Figueiredo


CAIXA Cultural Rio de Janeiro divulga programação de arte e educação do mês de Setembro

03 setembro 2024 |

 


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro traz atividades para todos os públicos no mês de setembro. A programação apresenta música, mostras de cinema e fotografia, além de várias oficinas do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira. Os detalhes podem ser conferidos no site da CAIXA Cultural.

 

Faróis do Cinema – Mulheres Cineastas

 

Em cartaz até o dia 8 de setembro, a mostra Faróis do Cinema, com o tema Mulheres Cineastas, promove a igualdade de gênero no cenário cinematográfico brasileiro. Diretoras de diversas partes do país indicam as obras que inspiraram suas trajetórias e que foram importantes na formação dos seus olhares.

 

Além da exibição de 12 longas-metragens, 11 longas e quatro curtas, a mostra oferece bate-papos com convidados, palestras e uma oficina sobre criação cinematográfica. A programação completa está disponível no site. Todas as sessões e atividades são gratuitas com distribuição de senhas 30 min antes do início.

 

Bonitinha, mas ordinária

 

Em cartaz até o dia 8 de setembro, a peça aborda questões como violência contra a mulher, racismo e hipocrisia. Bonitinha, mas ordinária é uma peça clássica escrita por Nelson Rodrigues (1912-1980) e ganha nova montagem mais de 60 anos depois da sua estreia inicial. Pela primeira vez, a montagem da peça é protagonizada por uma família preta, encabeçada pela atriz Sol Miranda, que dá vida a personagem Ritinha.

 

Os ingressos para assistir à peça custam R$ 40 (inteira plateia) | R$ 20 (meia-entrada plateia), R$ 20 (inteira balcão) | R$ 10 (meia-entrada balcão) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou no site da Bilheteria Cultural.

 

Roteiros em quadrinhos

 

Nos dias 1, 8, 22 e 29 de setembro, sempre às 15h, acontece a oficina de criação Roteiro em quadrinhos com a ilustradora Lilhã, integrante do time de artistas da Feira Criativa do Festival Escambau. A oficina oferece processos criativos para a produção de narrativas ilustradas, partindo do processo inicial e seguindo para projeto editorial, produção de roteiro, desenho, arte final, diagramação de cenas, letreiros, revisão do projeto e canais de publicação.

 

Todo material utilizado na oficina será concedido pela equipe do programa educativo. Mais informações no site.

 

Pequenos Arteiros: Passeio pelas danças urbanas

 

No dia 7 de setembro, às 14h, a atividade Pequenos Arteiros oferece ao público infantil um encontro com Simonne Alves, cofundadora do Projeto Mulheres Ao Vento. Os participantes serão convidados a se conectar com o universo encantador dos bailados infantis com a energia e expressividade das danças urbanas.

 

Todo material utilizado na oficina será concedido pela equipe do programa educativo. Mais informações no site.

 

Pequenos Arteiros: Doces e o universo brincante

 

Já nos dias 21 e 28 de setembro, às 14h, a atividade Pequenos Arteiros promove o encontro de Simonne Alves, cofundadora do Projeto Mulheres Ao Vento, com o público infantil para a oficina de brincadeiras de rua tradicionais mescladas com a musicalidade dos ritmos da cultura hip-hop, experimentando novas formas de expressão corporal. Além de promover o aprendizado, a oficina reforça o sentimento de comunidade e pertencimento, unindo crianças e famílias em uma experiência cultural que conecta passado e presente.

 

Todo material utilizado na oficina será concedido pela equipe do programa educativo. Mais informações no site.

 

Museu e acessibilidade – da teoria à prática

 

No dia 24 de setembro, às 18h, a museóloga e mestre em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO, Jessica Xavier Valente, participa da roda de conversa Museu e acessibilidade – da teoria à prática, que aborda a acessibilidade e a inclusão no espaço museal. O encontro promoverá reflexões sobre a democratização destes equipamentos culturais e adequações possíveis para que possam contemplar todo o público. Após a atividade, o público poderá construir soluções de acessibilidade em áudio e material tátil.

 

Todo material utilizado na oficina será concedido pela equipe do programa educativo. Informações e inscrições pelo site.

 

No roteiro turístico do Rio

 

Celebrando o dia do turismo, a CAIXA Cultural convida o público a conhecer os marcos históricos da cidade No roteiro turístico do Rio, com a arquiteta e urbanista Karolynne Duarte. O roteiro parte da Praça do Passeio, passa pelo conjunto arquitetônico da Lapa e segue para a rua Morais e Vale, onde morou Chiquinha Gonzaga, Manuel Bandeira e Madame Satã. A visitação também percorre a Escadaria do Selarón, Santuário do Seu Zé Pelintra, Aqueduto da Carioca, Fundição Progresso, Estação dos Bondes, Morro de Santo Antônio e Teatro Nelson Rodrigues.

 

Informações e inscrições pelo site.

 

 

CAIXA Cultural Rio de Janeiro

Endereços:

CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues - Av. República do Paraguai, 230 – Centro, Rio de Janeiro

CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio – Rua do Passeio, 38 – Centro, Rio de Janeiro.

Informações: (21) 3509-9621| Site CAIXA Cultural | @caixaculturalrj

Acesso para pessoas com deficiência

 

Foto: Caíque Coufal

 


Sophia Valverde celebra o aniversário ao lado de amigos e do namorado no Beach Park

01 setembro 2024 |

 


A atriz Sophia Valverde escolheu o Ceará como o destino para comemorar seu aniversário de 19 anos. Acompanhada por amigos e pelo novo namorado, Ruan Bandeira, Sophia aproveitou um dia cheio de diversão no Aqua Park, eleito o melhor parque aquático das Américas pelo TripAdvisor em 2024, e conheceu “A Volta da Moreia”, nova atração do local. A atriz compartilhou esses momentos especiais nas redes sociais para os seus mais de 14 milhões de seguidores.

Não é a primeira vez que Sophia escolhe o Ceará e o Beach Park para momentos de lazer entre amigos e familiares. Apaixonada pelo local, Sophia sempre busca viajar ao destino durante as folgas nas gravações, encontrando ali um ambiente onde pode descansar da longa rotina e também se divertir nas diversas atrações que o destino pode oferecer.

 

Sophia Valverde é uma atriz brasileira que conquistou o público desde cedo com seu talento e carisma. Nascida em 30 de agosto de 2005, em Curitiba, Paraná, Sophia começou sua carreira na televisão aos 9 anos, ganhando destaque ao interpretar a personagem Maria, em "Chiquititas" (2013-2015), no SBT. Posteriormente, ela assumiu o papel principal na novela "As Aventuras de Poliana" (2018-2020), onde deu vida à carismática Poliana, consolidando sua carreira como uma das jovens atrizes mais promissoras da sua geração. Além de seu trabalho na TV, Sophia também é conhecida por sua presença marcante nas redes sociais, onde compartilha seu dia a dia com milhões de seguidores.

 

 

Sobre o Beach Park Entretenimento

 


Com 39 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia de Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza/Ceará, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. Atualmente ocupa mais de 200 mil m² e reúne um parque aquático, quatro resorts, além do Restaurante de Praia e da Vila Azul do Mar - espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público. O Aqua Park, que conta com 30 atrações, é hoje considerado o segundo melhor parque aquático do mundo e o melhor das Américas (TripAdvisor/Travellers’ Choice, 2023).

 

O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park e o Beach Park Studios - estúdio de animação próprio.

 

Foto: Isabel Lima