Últimas Homenagens à Rainha Do Chorinho

29 março 2012 |


Por Lino Corrêa

Um enfarte, um dia depois de participar de uma gravação da Globonews no programa Sarau do Chico Pinheiro que celebrava seus 70 anos de carreira, matou a cantora Ademilde Fonseca, na última terça-feira à noite. Ela estava em casa. Ademilde foi a primeira artista a cantar choro, em 1942. Até então, tratava-se de um gênero estritamente instrumental. Ficou conhecida como "a rainha do chorinho".

"Ela estava bem, era uma pessoa de hábitos muito saudáveis, não cometia excessos, estava lúcida. Tinha as coisinhas normais da idade, mas nada que a fizesse ficar acamada", lamentou a cantora Ellen de Lima, sua amiga. "Convivo com ela desde antes da Rádio Nacional, já viajávamos juntas. São mais de 50 anos de amizade. Com a morte de Nora Ney (em 2003), ela passou a fazer conosco os shows Cantoras do Rádio. No gênero dela, era um ícone, única, eterna".

Nasceu no Rio Grande do Norte e lá morou até 1940. Cantava desde criança e na adolescência passou a participar de serestas, vindo a se casar com um violonista seresteiro.

Em 1941, foi para o Rio. Na cidade, receberia de Benedito Lacerda o título de rainha. Em 1942, gravou o primeiro dos mais de 50 discos (a maior parte, 78 rotações; nos anos 40, 50 e 60, por vezes lançou mais de um por ano). Os maiores sucessos seriam "Tico-Tico no Fubá" - o primeiro de todos -, "Brasileirinho", "O Que Vier Eu Traço" e "Apanhei-te Cavaquinho". Apresentou-se com Canhoto, Jacob do Bandolim e Pixinguinha e com a orquestra de Radamés Gnattali. Também gravou maxixes, marchas e sambas. Excursionou pelo País e pela Europa.

Em 18 de março de 2012 a cantora Ademilde Fonseca realizou um show maravilhoso no SANTANDER CULTURAL na Rua Sete de Setembro 1028 em Porto Alegre, foi um show muito especial na sua carreira e nos 91 anos de idade recem completados no dia 04/03/2012, nesse show ela foi ovacionada com aplausos que duravam mais de 5 minutos.


No velório do seu corpo no Cemitério São João Batista estiveram presentes artistas, fãs, amigos, familiares que lotavam cantavam, oravam, se emocionavam pra se despedir da nossa eterna Rainha Do Chorinho e quem esteve presente jamais esquecerá essa emoção coletiva. Entre os artistas, Herminio Bello De Carvalho, Serguei, Baby do Brasil, Lady Francisco, Dóris Monteiro, Ellen De Lima, Lino Corrêa, Simon Cury(que acabou de lançar mais um dos seus livros(Gonzagão e Gonzaguinha, Encontros e Despedidas), o fã clube Emilinha Borba, o fã Clube Marlene, o fã Clube da própria Ademilde Fonseca. Fernando Reski, cantores de Chorinho, Ricardo Cravo Albin, Ismael Costa, Ângelo Mattos, Márcio Gomes, entre outros, e vários jornalistas da imprensa carioca.

A Baby Do Brasil fez uma bela oração e um agradecimento a sua idola, e cantou Brasileirinho acompanhada por todos , mesmo numa tarde chuvosa no Rio de Janeiro, o Cemitério São João Batista no bairro de Botafogo foi palco dessa mais que justa e merecida homenagem ao corpo da Rainha do Chorinho que foi sepultada as 17hs ontem dia 28/03/12.

A sua filha e também cantora Eymar Fonseca estava amparada pelo seu marido Airton, filhas e netos, mas o amor espontaneo de todos presentes ainda a impulsionou a arriscar a cantar entre lágrimas para sua mãe.

Vá em paz Ademilde Fonseca e sei que nossa real MPB ficou mais pobre , mas agora temos mais uma estrela acesa no céu... Você deixa uma história rica como artista, como ser humano, como mãe, avó, bisavó, amiga, e tenho certeza que essa sua luz agora ilumina nossas almas. Obrigado por você fazer parte das nossas mais puras emoções.

Foto: Arquivo pessoal de Lino Corrêa

Mestrando Chacal comemora aniversário com Roda de Capoeira

28 março 2012 |


O Mestrando Chacal - exemplo de capoeirista carioca - vai promover uma Roda de Capoeira especial em comemoração a seu aniversário no dia 19 de maio, às 19h, no Ciep 316 General Ladário Pereira Telles, que fica na Rua Mauá, s/nº, São Bernardo, Belford Roxo, RJ. Será inesquecível! Participe!

Foto: Arquivo pessoal de Mestrando Chacal

MARIO VIVAS COMBINANDO A MALANDRAGEM

19 março 2012 |



O novo talento da música popular brasileira, o compositor e cantor Mario Vivas, não tem parado. Depois de gravar e lançar o videoclipe da música “Quero ver amar assim em Madureira”, um hino em homenagem ao subúrbio carioca, além de se dedicar ao documentário sobre sua trajetória, o artista fará show no Centro Cultural Carioca, no Centro do Rio, com a participação especial do jovem sambista Gabrielzinho de Irajá. O show tem direção de Silvio Coutinho e acontecerá no próximo dia 26 de março, para a alegria dos cariocas e também dos visitantes. Mario promete agradar a todos com músicas contagiantes e ainda garante surpresas durante o evento que irá contagiar os amantes de um bom samba de raiz.

Mario Vivas, que é um grande admirador de Paulinho da Viola, traz para os palcos irreverência e a ousadia de músicas muito bem escritas, com ótimas melodias e arranjos. Sempre se mostrando atual, como Paulinho, sem abandonar seus princípios e valores estéticos. Para o diretor do espetáculo, Vivas é um excelente compositor, que transita pelas mais distintas possibilidades da música popular brasileira, extraindo de sua virtuose canções românticas, samba no estilo partido alto, malandragem de Noel (Rosa), inspiração New Wave; enfim, é um artista completo, que também canta muito bem e encanta com suas melodias.

Local: Centro Cultural Carioca
Dia: 26/03/12
Horário: 20h (Abertura da casa 19h)
Preço: 15,00
Endereço: Rua do teatro, 37 – Praça Tiradentes - Centro -Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2252-6468

TANTO…

18 março 2012 |

Edson Tanto tempo para pensar... Tantas horas para analisar a vida, a revolta, a indignação ou aceitação.

Tanto tempo para sonhar... Uma existência inteira a desejar, projetar, esperar.

Tantas horas de sufoco, desespero, angústia. Ao caminhar com a dor, o sofrimento se torna primo confidente.

Tanta incompreensão, falta de liberdade e exercício dela para um bem-estar vigoroso.

Tanta falácia sem soluções. Explanações fúteis embalam discursos ditadores e autoritários que inferem e ferem a alma, o coração, o sentimento.

Tanta falta de amigos fiéis... Bons papos, gargalhadas saudáveis, momentos de prazeres inesquecíveis nas páginas da vida.

Tanto, tanto... Tanta gente no canto, sem alento, sem esperança – frutos de uma desigualdade absurda que perturba os mais sensíveis, pobres nas aquisições e milionários na caridade, sem presunções.

Tanto por tanto acaba sem nada. Sonham com tanto que excluem o semelhante só para alcançar o tão sonhado tanto.

Para que tanto se torna um tanto que se esfacela muito fácil?

Pobre tanto.

Eymar Fonseca e Getúlio Cortez

16 março 2012 |

DSC08393

Por Lino Corrêa

Um encontro especial entre voz doce e encantora da Eymar Fonseca com a sua versatilidade musical viajando por canções de: Chico Buarque, Gonzaguinha, Pixinguinha, Dolores Duran, Roberto e Erasmo Carlos, entre outros...  Além das  participações de vários cantores como: Márcio Gomes, Ismael Costa, Dover Manifold, entre outros.  A Eymar ainda recebeu um dos maiores compositores da Jovem Guarda, autor de inumeros sucessos como: Quase Fui Lhe Procurar,  Atitudes, Oega Ladrão,  e da canção: Negro Gato que já foi gravada por inumeros interpretes como: Roberto Carlos, Marisa Monte, Luiz Melodia, Wanderlea, entre tantos, foi convidado pelo ator e jornalista Lino Corrêa e também marcou presença participando desse belo show que lotou o Clube Naval no Centro do Rio De Janeiro ontem, dia 15 de março.
 

O novo CD da Eymar Fonseca registra todo esse repertório da mais pura musica brasileira, e foi bem recebido pelo público que lotou Clube Naval e fez fila para receber o autografo da cantora.
 

A Eymar Fonseca vem conquistando um estilo próprio, mesmo sendo filha de uma das maiores cantoras brasileiras a nossa eterna Rainha Do Chorinho Ademilde Fonseca que é a pioneira e que tem uma trajetória rara de sucessos marcada pelo diferencial de uma voz poderosa e que abriu caminho para que as gerações seguintes se espelhassem na sua obra, entretanto Eymar vem mergulhando num caminho próprio  convergindo que sua mãe e outras grandes cantoras brasileiras que une a voz à um diferencial de estilo marcante nas suas interpretações.
   

***Na foto em destaque, Eymnar Fonseca e Getúlio Cortez

Foto: Divulgação

Oswaldinho e Mariana Viana em 'Sábado no Flores'

14 março 2012 |

Atriz de 'Fina Estampa' é capa de revista em Curitiba

13 março 2012 |



Adriana Birolli é capa da edição numero 1 da Revista Place, em Curitiba no Paraná. Em entrevista exclusiva para a revista, a atriz falou sobre o sucesso de "Patrícia" na novela F"ina Estampa", da TV Globo, e ainda comentou sobre seus projetos futuros, além de sua peça "Manual prático da mulher Desesperada", que volta para o teatro mês que vem.

A edição será lançada dia 15 de março em Curitiba, na Liqüe Club, com a presença da atriz global na festa.

Fotos: Divulgação

Luka Ribeiro interpreta o jogador 'Tulio' no filme 'Heleno'

|


Na noite desta segunda-feira, dia 12 de março, o ator Luka Ribeiro e Rodrigo Santoro, entre outros artistas, foram à pré-estreia do filme "Heleno", no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. No longa, dirigido por José Henrique Fonseca, Luka Ribeiro interpreta o jogador "Tulio", e Rodrigo Santoro o protagonista "Heleno".

Foto: ACM Mídia

MAFALDA E PADRE FÁBIO MELO EM NITERÓI

|



Mafalda Minnozzi se apresenta no Teatro Municipal de Niterói, dias 17 e 18 de março (às 21h e 20 horas respectivamente) dentro do projeto Spettacolo – Encontro Itália-UFF.A cantora italiana escolheu fincar suas raízes no Brasil para continuar escrevendo novas páginas na história que une brasileiros e italianos. Com vinte e cincnão esquenta não teca...o anos de carreira internacional, quinze dos quais em terras brasileiras, Mafalda vem estabelecendo um novo elo cultural entre Brasil e Itália, promovendo a integração musical entre os povos e propondo uma mistura fina da musica folclórica com a moderna música italiana, numa linguagem original e contemporânea.

O resultado dessa mistura é o show Il Bianco, Il Rosso e Il Verde, onde as cores da bandeira italiana abrem as cortinas para que Mafalda Minnozzi crie uma pintura musical com o branco das melodias românticas, o vermelho da paixão e o verde das paisagens italianas. No espetáculo Mafalda conta boas e belas histórias e interpreta as músicas na voz, na mímica, na dança e na batida das percussões tradicionais da sua trra.

SHOW DE MAFALDA MINNOZZI NO
TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI
Data: 17 E 18 de março
Horário: sábado (dia 17), às 21h e domingo (dia18), às 20 horas
Ingresso: R$ 20
Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro de Niterói, 2620-1624

PADRE FÁBIO DE MELO – PIANO E VOZ
Padre Fábio de Melo apresenta no dia 22 de março o show “Piano e Voz”, em Niterói no Rio de Janeiro.

No show do Teatro Municipal de Niterói, dia 22 de março (quinta-feira, às 18 horas e 20 horas) Padre Fábio de Mello reúne sucessos já consagrados, composições próprias e canções que deixaram marcas. Além de cantar, Padre Fábio de Melo deixa mensagens de fé, amor e esperança. O formato Piano e Voz permite criar um ambiente de maior intimidade com o público que acompanha com euforia cada melodia.

A renda será revertida para a Associação Fluminense de reabilitação – AFR, que atende pessoas com deficiências de Niterói e região. A AFR está completando 54 anos em 2012 e registra mais de 25 mil atendimentos por ano. O evento angaria fundos para restaurar o imóvel tomabado no bairro do Gragoatá (Niterói), e implantar ali o Centro de Atendimento Educacional Especializado e de Reabilitação, além de construir no local um Espaço Cultural. O espetáculo Piano e Voz traz a cidade o fenômeno de popularidade e vendas de CDs e livros. Além de cantar, o sacerdote natural de Formiga (MG) deixa mensagens de fé, amor e esperança e já gravou com Elba Ramalho, André Leono, Zezé Di Camargo e Luciano e Dominguinhos.

SHOW DO PADRE FÁBIO DE MELO
NO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI
Data: 22 de março
Horário: QUINTA-FEIRA, às 18horas e 20 horas (duas sessões)
Ingresso: R$ 150
Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro de Niterói, 2620-1624

Fotos: Divulgação

Lançamento no Campo de São Bento

|

A Prefeitura, Secretaria de Cultura e a Fundação de Arte de Niterói lançam as edições comemorativas do centenário de Luís Antônio Pimentel, “Eles Nasceram em Niterói” (3ª edição revista e ampliada) e a 5ª edição de “Topônimos Tupis de Niterói”, organizadas por Carlos Mônaco e Aníbal Bragança e publicadas pelo selo Niterói Livros, dia 29 de março, às 19h, no Coreto do Campo de São Bento.

A edição reúne duas obras que refletem o amor do autor pela cidade que adotou como sua. A primeira, como o título evidencia, apresenta pequenas biografias de niteroienses ilustres, expoentes nas artes, literatura, política, ciências e esportes. Entre eles Abelardo Zaluar, Albertina Fortuna, Antônio Carlos Callado, Antônio Parreiras, Bia Bedran, Cauby Peixoto, Irineu Marinho, Isaac Bardavid, Ismênia de Lima Martins, Jorge Roberto Silveira, Leila Diniz, etc.
Na segunda, Topônimos Tupis de Niterói, o leitor encontrará o significado das palavras em tupi que dão nome á lugares e logradouros da cidade. Como, Araribóia (Cobra da tempestade), Cubango (Anteparo escuro), Gragoatá (Caroá duro), Icaraí (Água benta), Itaipu (Fonte das pedras), Itacoatiara (Pedra escrita), etc.

Lançamentos em homenagem a Luís Antônio Pimentel
Data: 29 de março
Horário: 19h
Local: Coreto do Campo de São Bento
End: Rua Gavião Peixoto, s/n°, Icaraí, Niterói, RJ.

Sons & Furyas no Cabaret Revoltaire

|

O samba paulistano recebe Karynna Spinelli

09 março 2012 |


Karynna Spinelli estará em São Paulo, entre 11 e 18, participando de eventos onde o samba é a estrela maior. Integra a roda do Samba da Vela, no dia 12. No dia 14, fará o primeiro show em São Paulo, acompanhada de sua banda, com participação de Adriana Moreira, no Teatro da Livraria Cultura do S.Market Place e após atender os fãs para autógrafos, encerra a noite como convidada de Dona Inah, no bar Ó do Borogodó. Para concluir a temporada paulistana, apresenta-se dia 17 no Vila do Samba, ao lado de Serginho Madureira.

A cantora e compositora trouxe sua banda, a mesma que a acompanha no projeto Clube do Samba de Recife, formada por Rubem França(violão de oito cordas), Pepe Silva(violão de sete cordas e violas), Daniel Coímbra(cavaco e cavacolim), Nego Henrique(trio de gongas, rebolo, ilú, repique e mão, efeitos, caixa), Ilson BTK(surdo, rebolo, repique de anel, efeitos, vocal), Helder Amendoim(ifú, repique de baqueta e congas), Ricardo Sarmento(pandeiro, cuíca e vocal), Bira Simão( trombone).

Em seu repertório estarão músicas do cd, como Morro de Samba, 4 Cantos, Todas as Águas, Canto pra Acalmar a dor, Segure o Meu Coração, além de Assum Preto, uma homenagem que ela fará ao Rei do Baião Luiz Gonzaga e pontos de terreiro.

Roteiro de apresentaçõesDia
12/3 – 2ª.f - Samba da Vela - Casa de Cultura de Santo Amaro, que fica na Praça Francisco Lopes Ferreira, 434 (5522-8897).
Dia 14/3 – 4ª.f - Karynna Spinelli com participação de Adriana Moreira
Show com banda e noite de autógrafos
Horário:19h15m (após show receberá para autógrafos)
Local: Livraria Cultura do Shopping Market Place- Av. Dr Chucri Zaidan, 902 cep 04583-903
Piso do Shopping: 1º piso - Telefone: 11 3474 4033
Ingresso: Grátis
Capacidade: 99 pessoas sentadas
Censura: livre
Duração: 50 minutos
Abertura da casa: 10 antes do espetáculo
Acesso internet
Acessibilidade universal

Foto: Divulgação

José Araújo em Noite de Autógrafos

|


O escritor José Araújo convida para a Noite de Autógrafos em seu livro "Haras" - ganhador do prêmio Melhor Romance do Ano em 2011. A novidade é que a obra terá Capa em Edição Especial. "Será um prazer imenso receber um abraço
de quem estiver em São Paulo e puder comparecer", avisa o autor.

Confira os dados do evento:

LIVRARIA CULTURA - CONJUNTO NACIONAL
Av. Paulista, 2073 01311-940 - Bela Vista - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3170-4033 / Fax.: (11) 3285-4457
Local: Piso Térreo
Sessão de autógrafos
Data e Hora: Sexta-feira, 30 de março de 2012 às 19h
HARAS – UMA HISTORIA DE AMOR
Ganhador do prêmio Melhor Romance de 2011
Autor: José Araújo
Editora: Usina de Letras/Vermelho Marinho

Foto: Divulgação

'Traição' no Solar de Botafogo

08 março 2012 |

'Simplesme​nte Mulher' na Casa das Artes Villa Real

|

Em Ti Esperarei

05 março 2012 |


O Senhor é a minha Luz e a minha Salvação
A quem temerei
É a força da minha vida, de quem me recearei
A quem temerei

No dia mal meu Deus me guardará
Em sua tenda me esconderá
E sobre um rochedo me erguerá
Por isso adorarei

Sei não me deixarás, Tu me acolherás
Mesmo que os meus pais me abandonem
Sei que viverei pra ver todo o bem do Senhor em minha vida
Em Ti esperarei

Uma coisa peço a Ti
E eu a buscarei enquanto viver
Em Tua casa habitar
Todo dia, meu Senhor, contigo estar

*Artista: Ministério de Louvor Trazendo a Arca
*Foto: Internet