Edson Soares encontra Wando em aeroporto

27 outubro 2011 |

O jornalista Edson Soares encontrou o cantor Wando no aeroporto Santos Dumont (RJ) no dia 22 de outubro. Preparando-se para mais uma viagem à São Paulo, antes, porém posou em uma fotografia com um dos maiores cantores românticos do Brasil. Confira o encontro:

 

100_3618

 

Foto: Arquivo pessoal de Edson Soares

Cultura Mundo Mix agita fim de semana em Araruama

|

No próximo sábado, dia 29 de outubro, a Praça Antônio Raposo, no Centro de Araruama, será palco do Cultura Mundo Mix, cujo tema será “Sustentabilidade por um Mundo Melhor”. Promovido pela Prefeitura, através da Subsecretaria de Cultura, o evento contará com diversas atividades culturais.

 

A programação começa a partir das 17h com oficinas de malabares, dança de salão, hip hop, reciclagem, artesanato e origami. A partir das 18h acontecem atividades artísticas de malabares de fogo, teatro de rua, trapezistas, roda de capoeira, cinema, vídeos, além das apresentações do grupo de dança “Os Felinos”,  bandas Gêmini e Maria Flor e  DJ Gustavo Firma animando o fim de tarde. Quem for ao evento poderá conferir a exposição fotográfica “O Movimento na Luta” e dinâmicas no parquinho.

Filme com temática de Jazz no MAC de Niterói

|

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói mostra o filme “Weather Report em Montreaux 1976” no dia 29 de outubro, sábado, às 16h. A exibição é gratuita e as vagas são limitadas a 60 pessoas.
           

O curador e produtor carioca Paulo Renato Rocha abre seu acervo sobre Jazz e mostra filmes marcantes do estilo. Nesta edição o filme será exibido anteriormente a mesa de debate sobre o tema com participação do baixista Mazinho Ventura.

Cine Jazz
Data: 29 de outubro, sábado
Horário: 16h
Vagas limitadas: 60 pessoas
Gratuito
Museu de Arte Contemporânea de Niterói – Auditório
Mirante da Boa Viagem

VIOLINOS DE CARTOLA TOCAM NELSON CAVAQUINHO

|

No dia 28/10, data do nascimento do compositor, a Orquestra formada por crianças e adolescentes,  irá  bisar  "VIOLINOS DE CARTOLA TOCAM NELSON CAVAQUINHO”, na quadra da  Mangueira, também no horário das 18h30.

EM TEMPO: EMÍLIO SANTIAGO, que cantará músicas do compositor registradas em alguns dos seus álbuns como "Folhas Secas", "Quero alegria", "Caridade"  e "Minha festa", participará apenas do show no CENTRO CULTURAL CORREIOS. A cantora JANAÍNA REIS estará nas duas apresentações ao lado da Orquestra de Violinos do Centro Cultural Cartola: dia 25/10, no Centro Cultural Correios, e dia 28 de outubro na quadra da  Estação Primeira de Mangueira. Ambas no horário das 18h30.

Entretanto, estas apresentações são apenas parcelas de um projeto que inclui muitos outros itens, tais como: aulas, palestras sobre a vida e a obra do compositor. O mais importante, tanto para o CCC quanto para o apoiador cultural, os Correios, é o caráter sócioeducativo e o potencial de inclusão cultural.

 

"VIOLINOS DE CARTOLA TOCAM NELSON CAVAQUINHO" - DIA 28/10, SEXTA, 18H30
QUADRA DA ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA
PARTICIPAÇÃO  DA CANTORA JANAÍNA REIS
CLASSIFICAÇÃO LIVRE - ENTRADA FRANCA
(CONVITES ANTECIPADOS PODEM SER CONFIRMADOS PELO FONE: 21-3234.5777 / E-MAIL-cartola@cartola.org.br
RUA VISCONDE DE NITERÓI, S/N° 1072 - MANGUEIRA

Solar de Botafogo: programação

26 outubro 2011 |

Outubro24

Edson Soares lança nova coluna na internet

23 outubro 2011 |

O site www.guiarb.com.br lançou hoje a coluna “Fique por Dentro” escrita pelo jornalista Edson Soares. O convite veio do responsável pelo site, o jovem Guilherme Faria, na semana passada. Na verdade, a coluna é semanal na Folha da Terra – periódico da cidade de Rio Bonito (RJ) – e, cinco anos depois, retornou às páginas do impresso, em agosto deste ano. Na mesma época, o GuiaRB também a republicava. De hoje em diante, toda semana, lá estará uma nova edição da coluna, que traz uma observação do município, depoimentos e destaque de figuras da sociedade riobonitense. Sem dúvida, mais uma forma criativa de contar o cotidiano de uma cidade do interior. Novos tempos.

 

Confira a página no GuiaRB:

http://www.guiarb.com.br/noticias/Fique-por-Dentro-–-EDSON-SOARES-2090.html

 

Confira a coluna “Fique por Dentro” na página da Folha da Terra:

 

Coluna Fique por Dentro_Edson Soares

SobreSalto no Solar de Botafogo

20 outubro 2011 |

ss_rosasnoel_solar_web02

UM HOMEM PARADO...

|

Edson_passarela Sta Efigênia_SP

 

Um homem parado...

Se torna um atalho

Para maus pensamentos

Intenções diversas

Descompromissadas

Sem limites

Embarreiradas na liberdade

Sempre dá um tempinho para mais um gole

 

Um homem parado...

Se torna uma presa

Fácil para a imobilidade

Tem elo fiel com a preguiça

Inerte pelo prazer da cama

Leito que conforta e desarma

Amolece os ânimos

E seduz a uma viagem-luz para o planeta tranquilidade

 

Um homem parado...

Se torna uma possibilidade

Também para a retaguarda da vida

Lembranças que possibilitem

Um horizonte melhor

Sem neuras ou proibições

O negócio é chegar inteiro

Para curtir o que reserva de mais saudável

 

Mas...

 

Um homem parado...

Se torna...

Não entorna as chances que sua carreira oferece

Para avançar e conquistar tudo

Faz do impossível um trampolim

Para chegar lá...

Naquele horizonte que vislumbra a época do bem-querer

Sem a nada temer

 

***Na foto em destaque, o jornalista Edson Soares na Passarela de Santa Efigênia, no Centro de São Paulo

‘Deles e Delas’ na Band conversa com Carlos Luppi

|

hex0

‘A Novela das Oito’: ganha prêmio de Melhor Roteiro

19 outubro 2011 |

Roberto Bento_A NOVELA DAS OITO 01.1

 

Dirigido pelo estreante Odilon Rocha (que integrou a equipe de produção do filme Quatro Casamentos e um Funeral), o longa é produzido pela Querosene Filmes, Cria Film(e)s e Geração Conteúdo e co-produzido e distribuído pela Universal Pictures. Com roteiro equilibrado e envolvente e fotografia poética e sensível, A Novela das 8 conta, também, com grande elenco, composto por Claudia Ohana, Vanessa Giácomo, Mateus Solano, Alexandre Nero e André Ramiro.

 

A Novela das 8 é uma homenagem à teledramaturgia brasileira, tendo como pano de fundo a novela Dancin’ Days, de Gilberto Braga, que influenciou a música, a moda, o comportamento e o pensamento dos brasileiros. O filme “recria o look da discoteca que aparecia na TV, que está na imaginação da maior parte dos brasileiros que viveram aquela época e também da juventude que a conhece através das cenas da novela que podem ser vistas na internet. A intenção é levar os espectadores para aquele universo colorido”, comenta o diretor Odilon Rocha.

 

O filme estreou para o público no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro 2011 para depois, segundo os planos do diretor, ser apresentado em festivais internacionais e ser lançado comercialmente no Brasil, pela Universal Filmes, em março de 2012, e já ganhou o prêmio de Melhor Roteiro.

 

Conheça a história


Brasil, 1978. Ainda sob a ditadura militar do presidente Ernesto Geisel, o Brasil sucumbe à discoteca graças ao enorme sucesso da novela Dancin’ Days. Amanda, uma prostituta viciada no drama televisivo, e sua empregada, Dora, são obrigadas a fugir de São Paulo depois de um incidente fatal e partem pro Rio de Janeiro, mas com o policial federal Brandão em seu encalço. Nesta jornada, o destino de ambas irá cruzar o caminho de João Paulo, um diplomata que se sente estrangeiro em seu próprio país; Vicente, líder de um grupo revolucionário e seu irmão Pedro; e do adolescente Caio que, criado pelos avôs, conta com a ajuda apenas de sua melhor amiga Mônica na luta para ser aceito como gay. Ambos são jovens, fascinados por disco music e pela novela Dancin’ Days.

DIREÇÃO: Odilon Rocha
ELENCO: Claudia Ohana, Vanessa Giácomo, Mateus Solano, Alexandre Nero, Paulo Lontra, Otto Jr., André Ramiro, Thaís Müller, Aline Fanju , Roberto Bento e Camilla Amado

A aranha que tece poemas

|

sambaranha_ar-1 O evento de lançamento do livro de Ângelo Reis, “Sambaranha”, será realizado no dia 22 de outubro, às 10h30, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Os convidados e o público em geral, poderão participar da contação de histórias, músicas e autógrafos. O livro é um poema visual que atinge, especialmente, crianças na faixa etária desde os 3 aos 10 anos de idade.
  

As histórias que serão contadas incluem o primeiro livro de Ângelo Reis “Maneco, o boneco de sucata” de 2008, além de contos populares; a apresentação musical ficará a cargo do Grupo Beart, com poemas musicados, brincadeiras musicais, além de repertório infantil do cancioneiro popular e folclórico.
  

Você já conheceu uma aranha como esta?

Será trabalho ou diversão o que ela faz com tanta imaginação?
Acompanhe o seu vai e vem, o seu sobe e desce, quase intermináveis.

No ritmo do tece que tece das palavras, e de ilustrações dinâmicas, que promovem uma perfeita interação entre texto e imagem, o poema se constrói na medida em que a teia se delineia...

Lançamento do livro “Sambaranha”
Ângelo Reis
Data: 22 de outubro
Horário: 10h30.
GRATUITO
Varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí, Niterói, RJ.
Tel: (21) 2610-5748.        

RELBER & ALLAN NO TWITTER

|

SORTEIO DO IPAD

 

Siga no Twitter a dupla Relber & Allan e concorra um ipad: 

www.twitter.com/relbereallan

ANDREA BOCELLI NO BRASIL

|

Tenor vem ao Brasil para megashow em Belo Horizonte

 

Depois de literalmente encantar mais de 60 mil pessoas no Central Park, em Nova York, o tenor Andrea Bocelli segue seu projeto de popularizar e levar sua arte a um maior número de pessoas com apresentação ao ar livre na Praça da Estação, em Belo Horizonte, dia 6 de novembro, às 19h. 

 

Andrea_Bocelli

 

O megaevento conta com a participação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, regida pelo maestro norte-americano Eugene Kohn, Coral Lírico de Minas Gerais e Coral de Crianças do Programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis, em Betim.

 

Doce reencontro

 

Catorze anos após gravarem o videoclip do estrondoso sucesso “Vivo por ela”, o tenor Andrea Bocelli e a cantora Sandy vão se reencontrar ao vivo, em cores e em praça pública.Ela é a convidada especial para o megashow de Andrea Bocelli, acompanhado pela a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Coral Lírico de Minas Gerais, que acontecerá no dia 6 de novembro, em Belo Horizonte, na Praça da Estação.

 

Foto: Internet

Cine Riba 2: inscrições prorrogada​s

|

cineriba

Lançamento do ‘Rock Book’ em SP

|

Rock Book

‘A Novela das oito’ estreia no Cine Odeon

13 outubro 2011 |

Roberto Bento_A NOVELA DAS OITO 01

 

A Novela das oito” é o nome do filme do diretor Odilon Rocha, que estreia em longas-metragens. Mesmo não começando exatamente no horário, a novela das oito é uma tradição aos brasileiros. Toda trama e características dos personagens do folhetim são acompanhados pelos olhares atentos do público, que adapta estilo, bordões e traz debates para a vida real. Este impacto da novela na população brasileira foi a principal inspiração para o filme “A Novela das Oito”, exibido no Festival do Rio, no Cine Odeon (RJ) no último dia 10 de outubro. “Tem muita gente que vive intensamente o que acontece em uma novela.Quando fazia Cabocla, uma senhora me abordou e, chorando, me disse que narrei a história de vida dela. As pessoas se envolvem com as histórias”, contou Vanessa Giácomo, que interpreta a jovem Canta Maria no longa-metragem. “Ela é completamente alienada com os fatos políticos”.

O filme, que integra a programação competitiva de Longas de Ficção do Festival do Rio, tem como pano de fundo o final da década de 70, quando a novela Dancin' Days fazia sucesso enquanto o país passava pelo período da ditadura militar. “Comecei minha carreira fazendo figuração nessa novela. Era uma febre”, afirmou Cláudia Ohana.

 

Mateus Solano também faz parte do elenco e acredita que o filme fala sobre a busca da liberdade. “Todos os personagem começam de um jeito e terminam de outro. Durante a trama, eles tentam encontrar seus caminhos”, disse ele, que protagoniza um beijo gay no filme. “Não foi difícil fazer”, afirmou. Ele ainda falou sobre o desejo de ter vivido esta década. “Existia uma efeverscência cultural. Hoje, estamos meio inertes. Seguindo o fluxo, sem criar”.

 

Após participar da última edição do Festival do Rio, com o filme “Boca de Lixo”, Daniel Oliveira voltou ao Cine Odeon para acompanhar a mulher. “Vanessa está lançando o filme e é a minha vez de prestigiá-la.. Fui várias ezes visitar o set de gravações. Acompanhei todo o processo. Estou tão nervoso quanto o filme fosse meu”, disse.

 

Veja o vídeo com entrevistas de algumas celebridades presentes no evento:

http://ultimosegundo.ig.com.br/festivalrio/odeon-exibe-a-novela-das-oito-em-horario-nobre/n1597266900793.html

 

Fonte: Portal iG (http://ultimosegundo.ig.com.br/festivalrio/odeon-exibe-a-novela-das-oito-em-horario-nobre/n1597266900793.html)

Lançamento Documentário no MAC

|

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói lança o documentário “As Vivências do Maestro” no dia 21 de outubro, sexta-feira, às 15h. A exibição do filme dirigido por Máize Campos acontece no auditório do museu e é gratuita.
           

O documentário apresenta de forma lírica e coloquial a vida do Maestro José Bernardo de Souza, um personagem vivo, que relata com simplicidade sua trajetória e seus emocionantes momentos de vida. Um personagem vivo, cujo talento musical norteou e transformou sua vida desde a infância, no interior da Paraíba. O filme apresenta, ainda, a importância do trabalho do maestro enquanto mestre no ensino da música instrumental, que transformou a vida de seus alunos, junto a Banda Municipal Santa Cecília, da cidade de Niterói, e na Escola Técnica Henrique Lage.

Lançamento do Filme: "As Vivências do Maestro"
Data: 21 de outubro, sexta-feira
Horário: 15h
Gratuito
Museu de Arte Contemporânea de Niterói - Auditório
Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem
Tel.: (21) 2620-2400

‘Deles e Delas’ na Band

|

hex0

Pequeninos do Senhor

12 outubro 2011 |

 

Nossa história é tão linda desde o ventre da mamãe
E, de repente, o dom da vida e o pulsar do coração
Chega ao mundo uma esperança
O doce nascer de uma criança
Mas que lindo o seu sorriso, sua pureza!
"Vinde a mim os pequeninos"
Já dizia o Senhor
Jesus Cristo
lá da glória abençoa com amor
Sendo branco, negro ou pobre
Que todo mundo possa entender
Criança é vida, é alegria, não merece sofrer

E a criança quando canta ela é feliz
Amor
e respeito é tudo que ela sempre quis
E a criança quando louva é muito mais feliz
Palavras de "não" são espinhos
Criança precisa de carinho
E é maravilhoso ver o sorriso
De um pequenino do Senhor!

 

*Artista: Mara Maravilha

*Foto: Internet

‘O Nome da Rosa Jóias’… Novidade na internet

|

2011-09-23

 

Acaba de chegar na web mais uma supernovidade: o blog “O Nome da Rosa Jóias”. A empresa carioca tem direção da jovem Luciane Santiago e comercializa jóias de altíssima qualidade e pedras naturais. Ao invés de postar fotos de modelos profissionais, ela e sua equipe convidaram clientes e amigos para serem modelos. Com isso, tem a chance de serem descobertos por algumas agências e pela mídia, pois o material é enviado para vários meios. Inclusive, três de seus clientes que já apareceram no blog receberam outros convites de trabalho, e a empresária avisa: “Preciso de mais três pessoas  até o fim do ano para montar o catálogo de Natal. Não importa raça, cor nem idade, precisa apenas ser simpático”.

 

Visite a página e confira:

http://onomedarosajoias.blogspot.com/2011/10/clientes-o-nome-da-rosa-joias-recebem.html

 

Foto: Imagem do site da empresa O Nome da Rosa Jóias

Lançamento de livro em SP

11 outubro 2011 |

savetodatenucci

Zé Bmol Trio no Projeto Sábado no Flores

|

Projeto Sábado no Flores  tem o prazer de apresentar: ZÉ BMOL TRIO , formado por excelentes músicos reunidos por Sérgio Gama. Guitarrista e arranjador  há mais de vinte cinco anos, Sérgio encontrou no blues e no jazz sua melhor linguagem musical, sem que para isso tenha deixado de lado suas raízes regionais. Prova disso é que ele interpreta pérolas musicais de compositores brasileiros, como Caetano Veloso, João Donato, Tom Jobim e grandes instrumentistas como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Mike Stern e outros.

 

A grande variedade de estilos fez com que ele procurasse parceiros de alto nível musical que interpretassem toda essa ¨ginga¨ brasileira e estrangeira.

 

Com Valmir Valentim na bateria e percussões e Pedro Marcondes no contrabaixo, o swing, apelidado carinhosamente de ¨cozinha ¨, ficou com estilo próprio! O fato do ZÉ BMOL TRIO ter nascido em São Paulo já mostra a diversidade de influências que recebeu. Imperdível!

 

Mais informações:

Flores na Varanda - Um lugar de pequenos prazeres

Tels.: (21) 3675-84463675-8645

www.floresnavaranda.com.br

SHOWFESTA NO BAR DO TOM

|

MÚSICA, TEATRO, POESIA e VIRTUALIDADE em CENÁRIO DE TRANSATLÂNTICO
Show de Jazz e Bossa Nova com a cantora MORANA


O espetáculo SHOWFESTA, dia 21 de outubro, às 21  horas, no BAR DO TOM, pretende ser apenas o primeiro de uma série com todos os predicados para agradar ao público. O musical, integrando poesia, canto, dança, teatro e virtualidade, será costurado pelos sons do Jazz e da Bossa Nova; trará a música dos anos 1880, 1930 e 1958. Mas sempre com a intenção de aproximar os estilos do nosso cotidiano de lazer e entretenimento.

Com 3h e meia de festa, incluindo convidados especiais como, por exemplo,  MIELE e RICARDO CRAVO ALBIN em participações virtuais;  o SHOWFESTA contará a presença da cantora MORANA (classificada por SERGIO BRITO  como Revelação, e elogiada por DJAVAN). MORANA, atualmente  participando do projeto "MPB NAS ESCOLAS", de Cravo Albin, foi backing de Tim Maia e cantou com Evandro Mesquita, Léo Jaime, Márvio Ciribelli, Marianna Leporace, Luiz Melodia e  Billy Blanco, dentre outros.
 

CLÁUDIA STRATTNER ,  outra cantora de bela trajetória, completa a lista das participações especiais.

O endereço do BAR DO TOM  é Rua Adalberto Ferreira, 32 – Leblon (RJ) - Fone: (21) 2274.4022  e a classificação é 18 anos. Os ingressos custarão apenas 60 (inteira) e 30 reais (meia-entrada para idosos, estudantes e venda antecipada). As vendas antecipadas também poderão ser efetuadas pelo telefone 21 - 8037.9889 e/ou e-mail: showfesta2011@gmail.com.

Cenário de navio para viagem cultural


Dinâmico e ambientado como se fosse um grande transatlântico,  o espetáculo será dividido em três partes e conduzido por um mestre de cerimônias. Na  "viagem", onde a intenção é  interagir, direto, com o  público, animadores, atores, dançarinos e poetas. E para viabilizar tudo isso, o BAR DO TOM  ganhará uma pista de dança, espaço que também servirá para aproximar, ainda mais, os artistas da plateia.

1ª parte: Início da grande viagem: VAMOS DANÇAR?
2ª parte: Show com a cantora MORANA (e banda) - Jazz, Bossa Nova, standards nacionais e internacionais
3ª parte: Celebrando a História, chegando à confraternização final

Morana em repertório refinado e eclético


Canções como "All fo me' (Gerald Marks/ Seymour Simons), "Cheek to Cheek" (Irving Berlin), "Stormy  Wheather" (Harold Arlen/Ted Koehler), como tantas outras, também interagem com standards da Bossa Nova, como "Discussão" (Rogério Silva/ Max Pina), "Àguas de Março" (Tom Jobim) e "Chega de Saudade" (Tom/Vinícius) num repertório permeado pela qualidade musical que sempre marcou a trajetória artística da intérprete e compositora Morana.

Realização e Elenco


Idealizado por ELISA MAÇÃS (responsável também pelo texto e direção geral), o  SHOWFESTA tem direção musical de MORANA (coautora do texto). A apresentação é do ator Toni Luz e a direção artística coube à Cláudia Petrina. Direção cênica de Nina Reis, cenografia e ambientação de Paola Turano e Renato Maçãs, Coreografia de Sílvia Xavier, Carina Barreto e Pedro Viático. Os arranjos são assinados por César Rebecchi.A produção de vídeo é da dupla Rafael e Felipe Chacon; designer gráfico de Bruno Brolezzi. Animadores e dançarinos: Alessandra Leão, Carina Barreto, Fábio Gama, Gabriela Cordovez, Jéssica Ellen, Karina Lia, Pedro Viático, Renato Maçãs, Renato de Sena e Ricardo Almeida.

BOLETIM PAQUETÁ VIVA! OUTUBRO 2011

|

 image001

BRUNO DE LUCA APRENDE TÉCNICAS DE MMA COM RODRIGO MINOTAURO E DUDU AZEVEDO

07 outubro 2011 |

DSC00414

 

O apresentador Bruno de Luca esteve com a produção do “Video Show” no dia 4 de outubro, na Academia Team Nogueira, no Recreio (RJ), para aprender técnicas de MMA com um especialista no assunto, o lutador profissional Rodrigo Minotauro. Com a ajuda do ator Dudu Azevedo, que vive em “Fina Estampa” (novela do horário nobre da Rede Globo) o lutador “Walace Mu”, Minotauro explicou como surpreender um adversário usando um "mata leão". Bruno se saiu super bem e até derrubou Dudu Azevedo com uma "baiana" (golpe que é usado para colocar o adversário para baixo).

 

***Na foto em destaque, Dudu Azevedo, Rodrigo Minotauro e Bruno de Luca

 

Foto: Viviane Freitas

Dia das Crianças no ‘Flores na Varanda’

|

A Oficina Miolo Mole tem como objetivo incentivar a imaginação e a criatividade da criança através da leitura literária e promover sua familiarização com o livro. Para que tal experiência se torne ainda mais rica, o universo da literatura será apresentado sob diferentes formas como poesias, imagens e narrativas, com livros indicados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Nos quarenta e cinco minutos iniciais será feita a leitura de três a quatro livros por uma mediadora e nos quarenta e cinco minutos finais as crianças serão estimuladas livremente a recontarem as histórias sob seus pontos de vista, que abrirão caminhos e ideias que as acompanharão por toda a vida.

 

Buffet de café da manhã a partir das 9:00h

adultos R$19,00

Crianças até 4 anos não pagam

Crianças entre 5 e 10 anos pagam meio buffet

 

Oficina Miolo Mole

Público alvo:crianças de 03 a 08 anos

Horário: 11h00 às 12h30

Grátis

E Travessuras de Frederico para todas as idades, às 16h – Duração: 45 minutos.

Ingressos: R$ 5,00 crianças até 18 aninhos e R$ 8,00 adultos

Os ingressos podem ser adquiridos no dia do espetáculo ou com antecedência no Flores na Varanda (Tels.: 3675-8446 / 3675-8645 / www.floresnavaranda.com.br

Nelson Motta é o convidado do sexto debate da série ‘Filosofia e Rock’

|

Nelson Motta - foto de Egberto Nogueira

 

“Rolling Stones e as Filosofias Negativas” é o tema do sexto debate do ciclo Filosofia do Rock, que acontecerá no dia 12 de outubro.  Para este encontro, a filósofa Marcia Tiburi receberá Nelson Motta para falar sobre a banda mais representativa do cenário do rock, a mais antiga e cujos músicos permanecem unidos, trabalhando até os dias de hoje.

 

Marcia Tiburi e Nelson Motta farão uma relação entre os Rolling Stones e as obras dos pensadores Georges Bataille, Sigmund Freud e Herbert Marcuse e de todos aqueles que ousaram repensar o prazer, a raiva e a euforia. 

 

Filosofia do Rock é o nome da série de apresentações que o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro promoverá até novembro, sempre a partir das 18h30, com entrada gratuita. A intenção é buscar um diálogo entre o rock e a filosofia traçando afinidades entre obras de nomes importantes do rock e a poética encontrada em suas canções com as principais correntes filosóficas do século XX.

 

Mestre e Doutora em Filosofia, Marcia Tiburi está à frente dos debates que fazem a plateia refletir sobre as questões antropológicas e históricas que definem o rock como fenômeno cultural e reflexivo.  “A filosofia é sempre crítica. Sua tarefa é pensar e a ideia destes encontros é pensar o rock, entender a história da juventude, ver em que sentido os jovens de ontem e de hoje se relacionam com o rock, tentar descobrir se o rock ainda tem algo a nos dizer”, informa Marcia Tiburi.

 

Marcia diz ainda que o objetivo é provocar pensamentos sobre o que se ouve, percebendo o que há além de sons e letras, quais as conexões com o estado da cultura, com as questões que se tornaram decisivas enquanto apareciam apenas como mero entretenimento da juventude.

 

A série de debates vem sendo realizada no Auditório do CCBB Rio e as senhas para os eventos podem ser retiradas com uma hora de antecedência na bilheteria.

 

O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020.

Outras informações podem ser obtidas no site www.bb.com.br/cultura     

 

ENTRADA GRATUITA - mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.

 

Foto: Egberto Nogueira

Exposição Waldomiro de Deus no RJ

|

Centro Cultural dos Correios exibe mostra em comemoração aos 50 anos de pintura do artista brasileiro

“É realmente de Deus esse Waldomiro que reinventa a vida com a pureza de sua ingênua sabedoria. Um poeta do povo, um mágico”. A afirmação é do escritor Jorge Amado e se refere à obra do pintor naïf baiano Waldomiro de Deus, 66, que comemorará meio século de pintura com uma mostra individual no Centro Cultural dos Correios Rio de Janeiro. A exposição, que será aberta no dia 28 de setembro às 19 horas, com a presença do artista, inclui 30 obras pintadas nas décadas de 60, 70, 80, 90 e nos primeiros anos no novo milênio. Ela revela um universo pictórico rico que inclui desde recriações da natureza e da vida cotidiana do povo brasileiro até grandes tragédias nacionais e internacionais como o ataque às torres gêmeas de Nova York, ocorrida há 10 anos, o atentado terrorista a uma estação de Madri, na Espanha, o recente tsunami que atingiu o Japão depois de um terremoto de 8.9 graus na escala Richter, o acidente ocorrido na construção da Estação Pinheiros do Metrô de São Paulo.

 

A exposição tem curadoria do crítico de arte Enock Sacramento, que acompanha a carreira do artista há mais de três décadas, que está escrevendo sua biografia e  que considera suas pinturas projeções de um Brasil profundo e como manifestação cultural digna de ser vista e refletida". Segundo o curador, “a obra plástica de Waldomiro tem um espectro temático muito amplo e, além de se referenciar em acontecimentos de grande repercussão, também se volta para a natureza, a celebração do amor, da solidariedade e da elevação espiritual”.

 

Waldomiro de Deus, 50 Anos de Pintura

Curador: Enock Sacramento

Local: Centro Cultural dos Correios

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, RJ.

Telefones: 21 2253-1580

Visitação: até 13 de novembro de 2011

Horário: de terça-feira a domingo, das 12h às 19h.

Entrada Franca

A PSICOLOGIA POR WILSON MONTIEL

|

Wilson1

 

Questões de relacionamentos, sentimentos de ciúmes e possesão que prejudicam a convivência de um casal. Estes e outros assuntos o psicólogo Wilson Montiel trata com vasta experiência. Recentemente, participou de alguns programas de TV, como “Manhã Gazeta” com Claudete Troiano e Jornal do SBT, onde trouxe esclarecimentos de grande importância para a família brasileira.

 

Wilson2

 

Hoje, ele deu entrevista exclusiva para o CULTURA VIVA. Confira!

CULTURA VIVA: Com o Passar dos anos o ser humano mudou o comportamento ou suas atitudes ainda são as mesmas, apesar de toda evolução do mundo atual?

W.M.: Pergunta interessante, aborda dois aspectos principais. O primeiro é sobre a natureza instintiva passional do homem. Este é um animal assim como os macacos, os bonunus, os chipanzés e se inseriu no contexto civilizado na sociedade através da regra e do conhecimento do certo, do errado, do que nós construímos como moral, civilização e sociedade. Teremos, dentro dessa sociedade, um segundo aspecto, que é o seguinte: o homem transforma a sua época e o local de sua estada; o que eu quero dizer é que o homem, na Inglaterra, é diferente do homem em São Paulo, por exemplo, ou no Rio de Janeiro. São valores significados e sua importância é uma forma de lidar com o sexo e culturas diferentes. Assim também, no quesito do tempo, o homem em 1920 teria um tipo de valor diferente do valor do homem de 2010. O valor do homem de 1920, digamos no Brasil, por exemplo, país latino ocidental é patriarcal, machista. Esse país, nessa época (1920) era muito austero; já em 2010 as mulheres tem espaço no mercado, muitos valores foram flexibilizados, o homem pode desfazer o matrimonio: não é mais tão incomum nem pecado, não que seja natural, mas os valores mudam também com o tempo. Para concluir, podemos levar em conta que a evolução, no sentido de crescimento e de desenvolvimento não é, necessariamente, o que acontece entre a civilização. É a adaptação o homem à sua época, a seu momento, por conta de uma época com tanta fartura num pais com tantas possibilidades, sem guerra presente nem miséria, nem eminência de qualquer tipo de catástrofe. Existe muita flexibilidade, muita possibilidade adaptativa do homem ser flexível e, nesse sentido, com o passar dos anos, o ser humano mudou de comportamento sim, e se isso tem a ver com evolução, eu não sei, mas que é adaptativo, é.

C.V: Muitos Dizem “o ser humano é muito complicado”. Que complicação é essa que afeta os relacionamentos?

W.M.: Justamente a complicação entre o instinto e o valor moral. É uma questão edípica, podemos dizer, é um mau-estar da civilização moderna: você aceitar e valorizar convenções como a monogamia e, ao mesmo tempo, se ver diante da possibilidade de perder o instinto, a sexualidade e se ver embotado monótono. Nesse momento, pode surgir a anciá de passional de um contato físico, de um sentimento mais forte orgânico, quase de paixão. É um amadurecimento poder, ao mesmo tempo, que você faz a manutenção e aceita valores que escolheu viver, como a monogamia, não deixar morrer a chama da sexualidade, a juventude, as crenças e o prazer individual. Isso requer, sim, amadurecimento e, por isso, é tão complicado e afeta os relacionamentos .

C.V: No mundo estressante, o desequilíbrio emocional esta sempre presente. Há uma forma prática de viver em meio ao corre-corre do cotidiano e manter a serenidade?

W.M.: Sim. Há uma forma de se manter o equilíbrio. O que seria isso? Vamos diferenciar Equilíbrio de Serenidade, pois esta dá o cunho de calmaria, tranquilidade. Nem sempre isso será possível.É importante viver o agora; o futuro ainda não aconteceu, é uma concepção; o passado é uma história que a gente conta para explicar as nossas motivações. Logo, só temos o presente. É nele que se vive o doce e o amargo, o bom e o ruim. Então, Serenidade nem sempre vai ser o que você viverá no presente, mas estando disposto a viver o presente, viver na falta de serenidade, enfrentando um momento de turbulência, você viverá com mais tranquilidade e mais preparo. Outra dica: além de ser capaz de viver o agora, deve olhar para mais de um dos setores da sua vida adaptativa. Consideremos, segundo Simom Riade, quatro setores adaptativos que o indivíduo vivencia ao se inserir na sociedade: relações de afeto, vida produtiva, vida orgânica e vida social-cultural. As relações de afeto seriam essas famílias de origem, família de destino, namoro, amigos; as relações da vida produtiva são retorno financeiro, qualidade de vida profissional, crescimento, carreira, estudo, os subsetores da vida orgânica, a sexualidade, no sentido de estar bem, vivenciando sua sexualidade, saúde, somática, medicação, alimentação, esporte. Temos, também, no setor social-cultural, a religião, a politica, a cidadania, o civismo, os grupos e as agremiações que você participe, sexualidade, sim, agora no sentido de gênero e de vida sexual, e valores morais. Então, dentro de cada um dos setores, temos os seus subsetores. Observe cada aspecto de sua vida que você gostaria, ou seja, um desejo de dentro para fora e aquilo que você está vivenciando como se encontra sua vida naquele subsetor, isto é, de fora para dentro, e procure administrar aí, dos 100% um pouquinho para cada parte de sua vida para que você não fique ali ensarte de único ponto e perca seu equilíbrio. 

C.V: Jogos eletrônicos infantis que presam pela violência podem transformar as crianças em adultos agressivos, e os que estimulam a agilidade são de fato benéficos?

W.M.:Minha opinião sobre os jogos eletrônicos infantis é que não pode ser separada da criação dos pais que deram Playstation ou outro Video.

 

***Mais informaçãoes sobre o trabalho do psicólogo Wilson Montiel, visite a página www.wilsonpsicologo.com.br ou pelo email wilsonmontielpsicologo@gmail.com.

 

Fotos: Divulgação

Marisa Orth participa de evento no RJ

03 outubro 2011 |

As atrizes Alessandra Maestrini, Marisa Orth  e os amigos, o Diretor da Tok Stok, Alexis de Vaulx,  e o arquiteto Gringo Cardia marcaram presença na Casa Cor Rio 2011 no Palacete Linneo Paula Machado em Botafogo (RJ).

 

Confira:

 

IMG_0096

 

***Na foto em destaque, Marisa Orth, Gringo Cardia, Alessandra Maestrini e Alexis de Vaulx

 

Foto: Anderson Borde

Paulo Coelho lança ‘Fábulas’

|

index

Solar de Botafogo – Programação de Outubro

|

Outubro03

Debate sobre ‘Justiça’ na Band

01 outubro 2011 |

hex0