Histórias costuradas, histórias contadas

31 agosto 2011 |

Dani_Costurando Histórias

 

Ler um tapete? Costurar um personagem? É possível? Sim, e não só nas lindas metáforas de tecer histórias enquanto conta. Acontece há 10 anos com a artista plástica Daniela Fossaluza, que levou o marido, duas amigas e até os filhos – Alex, 17 anos, Diana, 7, Alice, 2 e Artur, 1 – para a sua paixão, que começou ainda em tempos de faculdade, quando ela assistiu a uma oficina com o artista francês Tarak Hammam. Foi lá que ficou sabendo do projeto Raconte-Tapis.

Em 2001 foi a vez de ela mesmo montar seu grupo. O Costurando Histórias, que agora completa 10 anos, já costurou tanto personagem e divulgou tanto livro que até virou tema de mostra: a Exposição Interativa de Tapetes Tridimensionais, no Centro Cultural Justiça Federal, no Centro do Rio de Janeiro, está em cartaz até o dia 11 de setembro. É uma retrospectiva do trabalho que transforma os livros infantis em histórias feitas de retalhos de tecidos e outros tantos materiais e texturas. É interativa, sim. Outro dia, Daniela ouviu de uma criança: “esse passarinho pode visitar aquele castelo?”. Era uma criança querendo trocar um personagem de cenário.

 

O grupo tem mais de 50 livros nos tapetes, de João Guimarães Rosa a Ruth Rocha. E o melhor: ela vê ali o interesse das crianças aumentando a cada minuto que passa da sessão de contação de histórias. “Não só incentiva a leitura, como a criatividade. E muitos tapetes são sugestões de crianças”, contou para mim uma empolgada Daniela, apaixonada pelas histórias, pelos tapetes e pelos filhos. Os menores já nasceram com essa prática em casa e alimenta uma de suas bandeiras: que literatura deve estar relacionada com afetividade. Nas mãos dela – e de qualquer contador ou leitor apaixonado – a história é viva. “O tapete é só a base para a brincadeira.”

 

Falo desta experiência aqui para a gente nunca esquecer que para contar uma história basta uma inspiração. E que atividades como estas, oferecer às crianças isso, pode ser uma lembrança inesquecível além do livro, assim como o teatro.

 
Costurando Histórias
Centro Cultural Justiça Federal: Avenida Rio Branco 241, Centro, Rio de Janeiro.
Mais informações no (21) 3261-2550 ou www.ccjf.trf2.gov.br.  
De terça a domingo, das 12h às 19h. Aos sábados e domingos tem contação de tapetes de histórias, às 15h e às 17h. A senha é distribuída uma hora antes de cada sessão

 

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI260082-17926,00-HISTORIAS+COSTURADAS+HISTORIAS+CONTADAS.html

 

Foto: Divulgação

XV Bienal do Livro Rio: programaçã​o do primeiro dia

|

Ação solidária beneficia 700 famílias

|

Cerca de 700 famílias foram beneficiadas, neste fim de semana, durante a ação global “Araruama Solidária”, projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Araruama, através da Secretaria Municipal de Política Social, Trabalho e Habitação, em parceria com a Fundação Leão XIII e Caravana do Trabalho. O evento aconteceu no Ciep 148 (Carlos Élio Vogas da Silva), na Rua Oscar Clark, bairro Mataruna, onde a população foi beneficiada através de diversos serviços gratuitos. “Tivemos cadastramento para o Bolsa Família, emissão de segunda via da certidão de nascimento, identidade e certidão de óbito, emissão de primeira e segunda via da carteira de trabalho, inscrição no Balcão de Empregos da região e vale social, um benefício que (garante gratuidade em transportes de concessão do Estado como metrô, trens, barcas, ônibus intermunicipal a deficientes físicos, auditivos, visuais, mentais e doentes crônicos que precisam de locomoção para o seu tratamento”, comentou a secretária Paula Pêgas.

 

acaosocial1_renatacastanho

Além desses serviços, a população também teve direito à corte de cabelo, aferição de pressão arterial, teste de glicose e colesterol, tudo de forma gratuita, e acompanhado de perto pelo prefeito André Mônica, que está negociando parcerias para uma nova ação solidária no início de outubro. “O resultado foi muito acima do que esperávamos, e revelou o sucesso desta ação, que será realizada outras vezes para que possamos atender um número ainda maior de pessoas”, comemorou André.

 

Foto: Renata Castanho / Sepol

‘Deuses do Olimpo’ no Municipal de Niterói

29 agosto 2011 |

Histórias dos deuses da Mitologia Grega contadas com humor, em uma linguagem que mistura teatro narrativo, pantomima, música e vídeo. O público vai se divertir com a comédia Deuses do Olimpo – À Nossa Imagem e Semelhança em cartaz de 09 a 11 de setembro, no Teatro Municipal de Niterói. No palco, atores se transformam em cenários em movimento fazendo sonoplastias ao vivo e contando incríveis histórias que despertam a curiosidade de públicos de todas as idades.

 

deuses03

Com direção de Marcos Ácher, a encenação do espetáculo Deuses do Olimpo – À nossa imagem e semelhança chega para trazer aos seus espectadores as grandes emoções vivenciadas pelos personagens míticos e suas histórias extraordinárias, carregadas de aventuras e mistérios.

A adaptação teatral feita por Yule Mansur aproxima o mundo atual deste imaginário cenário chamado Olimpo, através de uma linguagem contemporânea, recheada de brasilidade, à nossa imagem e semelhança. No elenco: Eleusa Mancini, Juliano Antunes, Rafael César, Raquel Penner e Ricardo Lyra.

DEUSES DO OLIMPO – À NOSSA IMAGEM E SEMELHANÇA (TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI)
Data: 09 a 11 de setembro de 2011

Horário: sex e sàb às 21h; domingo às 20h
Valor: R$ 30

Classificação etária: 12 anos
Duração: 65 minutos
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Informações: (21) 2620-1624

 

Foto: Divulgação

Frans Krajcberg no MAC

|

image001

Solar de Botafogo - Programação

|

Agosto5

Professor Gabriel Cohn na UFF

|

Amanhã, dia 30 de Agosto, às 15h30m, no espaço cultural do Bloco O do Campus do Gragoatá da Uiversidade Federal Fluminense (UFF), o Programa de Pós Graduação em Ciência Política receberá o professor Gabriel Cohn, do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. O mestre vai proferir a aula inaugural das atividades do segundo semestre de 2011, cujo título é: “Há futuro para a Política?”. Imperdível!

‘Tarzan’ em Niterói

|

Tarzan1

 

Prestes a completar um século, o infantil “Tarzan”, de Edgar Rice Burroughs, preserva todo seu encantamento e heroísmo nas selvas africanas, contado até hoje por várias gerações. Após o naufrágio de um navio na África, um menino fica órfão e é salvo pela gorila “Kala” que lhe dá o nome de “Tarzan”. Sempre em companhia da gorila “Terk” e do elefante “Tantor”, seus amigos inseparáveis, o pequeno menino começa a entender os mistérios e a magia da selva africana, onde cresce e passa a desafiar “Kerchak”, o poderoso líder dos gorilas. De repente, Tarzan conhece a linda bióloga Jane, que o ensina o comportamento dos seres humanos, e sua vida começa a mudar. Mas Jane precisa regressar para Londres, sua terra natal, e precisará da ajuda de Tarzan para salvar seu pai, o professor Porter, e todos os gorilas das maldades do caçador Clayton. Tarzan parte em uma perigosa aventura para salvar Jane e acaba descobrindo os segredos de um grande amor.

FICHA TÉCNICA

Direção, adaptação, figurinos e cenário: Anibal Erthal
Elenco: Harrison Gutierrez, Rafael Canedo, Jonas Soares, Emanuelly Costa, Fernando Mattos, Henrique Rocha, Luiz Fernando Sant’ana, Ludmila Cunha, Maria Eduarda Martins, Aretha Magalhães, Jorge Ferreira, Bruno Silveira e Camato Lima
Sonoplastia: Hygor Costa
Coreografias: Aretha Magalhães
Iluminação: Palito

 

“Tarzan”

Temporada: 3 de setembro a 9 de outubro

Local: Teatro Abel – Niterói (RJ)
Horários: sábados e domingos, às 17h
Duração: 1 hora
Classificação: livre

Espaço do leitor

|

Minha vida de poeta se foi, minha vida com você ficou. Na eterna moda da poesia com o encanto de sua beleza, você me inspirou na mais bela cantiga, que comigo dançou. Não foi o tempo passado e nem o perdido! Mas quebrei a cabeça, dei a volta ao mundo e com você dei meu remexido, iludido com a vida e o mundo, minha ilusão do passado foi minha despedida! E hoje tú és minha página perdida que um dia encontrei naquelas noites de embalos e juventudes, eu e você agora somos nós dois em busca de um novo tempo que foi perdido, na noite e nos bailes, que um dia éramos felizes e hoje para sempre encontrei você o amor de minha vida. Jamais esquecido.

 

***Texto enviado pelo leitor e internauta José Soares (primo do jornalista Edaon Soares)

ESCREVER

|

Foto Edson_foto nova

Escrever...

Preciso de tempo

Horário tranquilo para debruçar

Sobre o tema, sobre as instâncias

As horas passam apressadamente

E não me dão chance nem repouso

Acumulo

Ideias, discussões, novidades

Como criaria possibilidades?

 

Pensar...

Usar minhas faculdades mentais

Para pesquisar a vida e seus mistérios

Desvendar lados que ninguém consegue explicar

Permanecem indagações, dúvidas, frustrações

Do cotidiano que pressiona

Insatisfação

Através das palavras, dos adjetivos, das expressões

Encontraria soluções?

 

Tudo pronto...

E a tessitura de palavras arma a cabana

Ligadura que viabiliza sugestões

Manifestações de sentimentos e circunstâncias

Férteis na ação

Que promove motivações

Coerentes

Incoerentes, existentes, cor quente

Seria uma ebulição em minha mente?

Vem aí ‘Haras - Uma história de Amor’… Aguarde!

28 agosto 2011 |

Por José Araújo

 

capa haras

 

Amigos e amigas, leitores e leitoras tão queridos,

 

Uma das vantagens de ser um escritor é poder, pelo menos durante o tempo que se levar para escrever um livro, me transformar em outras pessoas, “viver” as “vidas” dos personagens, sentir seus dramas, suas emoções, assumir suas personalidades, tomar suas decisões e fazer suas escolhas. Para escrever bem, acredito que este processo é essencial para que o autor possa escrever um bom livro.

 

Agora, em “Haras, Uma História de Amor”, tornei-me Rodrigo, um executivo bem sucedido, filho do rei das Usinas de Açúcar e Álcool da região de Orlândia, interior de São Paulo, um homem que poderia ter qualquer mulher que desejasse, tamanho era seu poder de atração, além de ser lindo, rico e um amante perfeito. Na pele dele, me apaixonei por Helena, filha dos fazendeiros vizinhos e donos de um haras. Senti o desejo de Rodrigo, sua atração, seu tesão por ela e também seu remorso e sentimento de culpa, após ultrapassar o sinal vermelho e abusar da jovem que era praticamente sua irmã, em sua festa de quinze anos. Sofri com os dois durante anos, senti arrependimento, desilusão, um turbilhão de emoções, fui às nuvens com eles, quando se encontraram tempos depois e fizeram amor como nunca em suas vidas. Também vivi o personagem de Helena, senti o amor inexplicavelmente eterno por um homem que não tinha o direito de se tornar mais bonito a cada dia e que ela amava desde que era apenas uma criança.

 

Enfim, numa trama que acontece entre a vida no campo, no interior do estado e a vida agitada da cidade grande, acompanhei o desenrolar deste romance entre os dois, repleto de surpresas e momentos da mais pura emoção. Helena jurou que Rodrigo um dia seria dela e nunca desistiu. Uma mulher extremamente sensual, belíssima, dotada de uma inteligência fantástica e muita determinação, seria páreo para uma modelo francesa. Eu e Helena éramos uma só pessoa enquanto eu escrevia este livro e sempre soubemos a resposta, afinal, em minha opinião, ela é uma mulher que pode fazer com que até Rodrigo, o bem sucedido empresário, se esqueça de que dois e dois são quatro.

 

Espero que vocês gostem, assim como eu gostei de acompanhar a vida desses dois e de todos à volta deles, à medida que as suas necessidades vão se alterando e se transformando, enquanto ele se debate com os sentimentos de culpa e remorso pelo que fez a ela e Helena, com sua determinação de realizar o seu sonho e cumprir a promessa de que Rodrigo um dia seria dela.

 

Posso garantir a vocês, caros leitores, que ela não mediu esforços nem economizou armas para conseguir o que sempre desejou por toda a sua vida.

 

Para uma mulher criada num haras, acostumada a domar cavalos sem usar a força, apenas com o poder das palavras, enfrentar uma adversária arrogante e delicada, que só sabia pisar em cascas de ovos sobre uma passarela, além de uma série de outros contratempos e acontecimentos inesperados, tanto em São Paulo, na capital, quanto em Orlândia, no interior do estado, parecia ser uma simples brincadeira de crianças...

 

Ou será que não?

 

Venha descobrir em “Haras - Uma História de Amor” um mundo de emoções!

 

"Haras - uma historia de amor"

O Romance que vai fazer você se apaixonar pelos personagens e pela trama desta história de amor que vai ficar nos corações dos leitores e leitoras

 

Lançamento oficial dia 07 de setembro de 2011, às 16h, na XV Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro

Local: Riocentro - Pavilhão Verde

Stand Q12 - Usina de Letras

Foto: Capa do livro "Haras - uma historia de amor"

Projeto TV Sinai ganha página no Facebook

25 agosto 2011 |

Edson.CD

 

Ontem, dia 24 de agosto, entrou no ar a página “Amigos da TV Sinai” – uma forma de manter viva a idéia do Projeto que, por 13 anos consecutivos levou à centenas de crianças e famílias eventos com músicas, contação de histórias, teatro e gincana educativa, dentre outras atividades. Seus eventos aconteciam em escolas, igrejas, clubes e casas de espetáculos, sempre para públicos record. Desde 2005 o jornalista Edson Soares se dedica apenas ao Jornalismo Cultural, mas em 2009 a TV Sinai chegou a ser exibida pela TV online SancaTV e alcançou muita audiência. Na época, Edson foi convidado a fazer o programa ao vivo, mas devido a uma cirurgia bucal, precisou interromper o projeto. Contudo, a área infantil sempre será marca registrada do artista e ele pensa sempre em dedicar algo ao público infantil. Viva!

 

Conheça a página “Amigos da TV Sinai” e clique em “Curtir”:

http://www.facebook.com/pages/Amigos-da-TV-Sinai/211492365575618?ref=ts

 

Foto: Studio Fotográfico & Vídeo Davi

SELMA REIS NO BAR DO TOM

|

selmajpgbaixa

 

Para comemorar os 25 anos de carreira, Selma Reis resolveu unir a música e o teatro - seus dois grandes amores - em um espetáculo que conta com a direção de Flávio Marinho. "O Cabaré de Florbela", título do musical onde a poesia de Florbela Spanca é a convidada especial, será apresentado por Selma ao público do Bar do Tom, nos dias 02, 03, 09 e 10 de setembro, às 22 horas.

 

Com doze álbuns gravados e depois de lançar o CD ‘’A minha homenagem ao Poeta da voz’’, uma homenagem ao compositor Paulo César Pinheiro, Selma  Reis nos brinda com mais esta novidade e num momento bem oportuno.. Mas não é apenas (?) a bela poesia de Florbela  que norteia o espetáculo. A artista  também interpretará  canções consagradas ao longo de sua carreira e que tanto encantaram (e encantam) seu público cativo e apaixonado: ‘’Ne me quitte pas’’, ‘’Feliz’’ e ‘’Sangrando’’ (do eterno Gonzaguinha), ‘’O que é o amor’’, que fez parte da trilha sonora da minissérie Riacho Doce, dentre tantas outras, são destaques do roteiro musical.

 

"O Cabaré de Florbela’’, com seus figurinos, luzes e concepção artística apropriada, irá transformar o Bar do Tom, nos dias 02, 03, 09 e 10 (sextas e sábados) de setembro,  em um verdadeiro cabaré. Um cabaré comandado pelo vozeirão de uma de grande, visceral e eclética "cantriz".

 

Ficha Técnica
Direção e Roteiro: Flávio Marinho
Iluminação: Paulo César Medeiros
Visagismo: Beto Carramanhos
Fotografia: João Mário Nunes
Piano: Misael da Hora
Percuteria: Régis Gonçalves (percussão/bateria

 

SELMA REIS NO BAR DO TOM
70,00  setor palco
60,00  setor A
50,00 setores par e ímpar.
horário: 22h
RUA ADALBERTO FERREIRA, 32/LEBLON, RJ.
INFORMAÇÔES PELO TELEFONE: (21) 2274-4022
www.plataforma.com   
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

 

Foto: JOÃO MÁRIO NUNES

Sábado é dia de ação solidária em Araruama

|

Neste sábado, dia 27 de agosto, das 9 às 16h, a Prefeitura de Araruama estará realizando uma grande ação global. Batizada de “Araruama Solidária”, o evento acontecerá no Ciep 148 (Carlos Élio Vogas da Silva), na Rua Oscar Clark, bairro Mataruna. Através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas, da Fundação Leão XIII e da Caravana do Trabalho, a prefeitura estará oferecendo à população diversos serviços gratuitos como:

 

- cadastramento para o Bolsa Família

- segunda via da certidão de nascimento, identidade e certidão de óbito

- primeira e segunda via da carteira de trabalho

- inscrição no Balcão de Empregos da região

- vale social (garante gratuidade em transportes de concessão do Estado como metrô, trens, barcas, ônibus intermunicipal a deficientes físicos, auditivos, visuais, mentais e doentes crônicos que precisam de locomoção para o seu tratamento)

Os interessados devem apresentar os seguintes documentos: laudo médico preenchido; cópia de identidade e CPF; comprovante de residência; uma foto 3x4; cópia do cartão de consulta e últimas receitas (no caso de doentes crônicos).

- Também, neste dia, estaremos oferecendo serviços de corte de cabelo, aferição de pressão arterial, teste de glicose e colesterol – anunciou o prefeito André Mônica, convocando toda a população para o evento.

THE FEVERS NO RIVAL PETROBRAS

|

feversfotobaixa

 

O grupo The Fevers, em fase de lançamento do CD "Vem Dançar",  aporta no teatro Rival Petrobras  nos dias 02 e 03 de setembro,  sexta e sábado, às 19h30. A banda, que ajudou na construção do Rock Brasil  e está completando 46 anos de carreira,  já vendeu cerca de 12 milhões de álbuns e tem uma agenda de fazer inveja aos maiores nomes de nossa música. São mais de 100 espetáculos por ano e turnês pelo  Brasil e exterior. Além disso, uma das faixas do novo álbum, "Vai & Vem", de Alex Cohen e Michael  Sullivan,  já é uma das músicas mais executadas no Paraná, em Minas Gerais e por todo o Nordeste.

 

Com direção geral de José Carlos Marinho, o espetáculo "Vem Dançar" tem roteiro baseado nos grandes hits da banda, como "Mar de Rosas", "Vem me ajudar", "Cândida", "Já Cansei", "Marcas do que se foi", "Pra cima, pra baixo" e "Elas por Elas" , dentre os inúmeros sucessos de um grupo que também  conquistou o público amante das novelas com temas musicais inesquecíveis. Dentre as inéditas registradas neste novo álbum, destaque para "Vai & Vem" e "Vício sem Cura"(Rogério "Percy" Lucas e Robson Lucas),  mas também as regravações de "É preciso saber viver" (Roberto e Erasmo Carlos) e "Eu nasci a 10 mil anos atrás" (Raul Seixas e Paulo Coelho).

 

A formação atual da banda, que há 18 anos percorre com grande sucesso de público todo o país, é: Luiz Cláudio (vocal), Liebert Ferreira (contrabaixo), Miguel Ângelo (teclados), Rama (guitarra) e  Otávio Monteiro (bateria).

 

Ao longo dessas quatro décadas, muito êxito, títulos, prêmios e honrarias. Como resultado de uma pesquisa popular, o programa Fantástico, da Rede Globo, concedeu aos Fevers o título de “Banda Mais Popular do Brasil”; pela indústria fonográfica,  28 Discos de Ouro, 5 de Platina, 2 de Platina Duplo, 1 de Diamante, Disco de Ouro e Platina em Portugal. A banda também conquistou o Prêmio Sharp como “Melhor Grupo”, o Prêmio “Destaque Popular”, da RádioDifusão, em 1999; Prêmio Petrobrás Rio Show dos anos de 2005, 2006 e 2007; Prêmio Portuguese Cultural, Mississauga, Canadá, em 2009; Prêmio Festa Nacional da Música em Canela, RS, Edição 2010. Em 2011, a banda foi uma das três indicadas ao 22º. Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Grupo / Canção Popular, com o álbum “Vem Dançar.

Teatro Rival Petrobras
Dias 02 e 03/09 – Sexta e Sábado às 19h30
Rua Álvaro Alvim, 33/37, Cinelândia, Centro, RJ.
Preços:
R$ 50,00(Inteira)
R$ 40,00( Os 100 primeiros pagantes)
R$ 25,00(Meia)
Classificação: 16 anos

 

Foto: Divulgação

BANDA ‘SPIN XXI’ ESTÁ DE VOLTA

|

DSC01064

 

A banda SPIN XXI se apresenta dia 1º de Setembro, às 20h, no Teatro Municipal de Niterói. A banda conhecida como SPIN na década de 70, também teve o nome de Contraponto (em 1978/1979) quando assumiu formação diferente, (na época uma temporada de três dias no Teatro Municipal de Niterói foi sucesso com casa lotada).  À volta aos palcos trouxe uma nova suíte de 25 minutos além das músicas do CD Contraponto, lançado no Brasil, Europa, EUA e mundo afora.
           

Mantendo-se fiel ás suas origens, com uma mistura de vários estilos, (clássico, jazz e rock...), mas predominantemente Progressivo Sinfônico. A banda define o seu som como MPB (Música Progressiva Brasileira), aonde as influências brasileiras de ritmos não aparecem claramente estampadas nas composições do grupo, mas sim assimilados e adaptados.

Apesar da influência folk, acústica e country SPIN XXI é uma banda elétrica, mas acima de tudo eclética. Preservando o espírito da música arte dos anos 70, em suas composições e sonoridade.

Reuniram-se, pela primeira vez em 1972 e hoje fazem parte da formação:
KAKAO Figueiredo (vocais principais, instrumentos incidentais - teclados, guitarras e percussões) dono de um estúdio em Niterói, estudou canto lírico com o barítono Paulo Fortes e regência na UFRJ. Dentre suas principais influências estão Peter Gabriel, Milton Nascimento e Raul Seixas;
TATOO Magdalena (guitarras e violões e vocais) guitarrista de mão cheia que utiliza a técnica de tocar guitarra com dedeiras (como no Banjo) para atingir resultados inesperados. Entre suas influências estão: Santana, Bela Fleck, Steve Howe e Steve Hacket;
ERALDO Márcio Corrêa (teclados) é pianista formado pelo Conservatório Brasileiro de Música e suas principais influências são Rick Wakeman, Tony Banks e Nelson Freire;
SYLVIO Sá Corrêa (bateria e percussão) fez vários cursos de bateria e estudou com Dámaso Cerruti. Sua escola vem do jazz e suas principais influências Bill Brudford e Phil Collins;MARCELO de Alexandre Venâncio (baixo, vilões e vocais) não participou da formação inicial, mas já ajudava a banda participando das produções e tem como algumas de suas influências, Chris Squire e Mike Rutherford.

 

SHOW DA BANDA SPIN XXI - TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI
Data: 1° de setembro
Horário: 20h
Valor: R$ 20

Classificação etária: 10 anos
Duração: 80 minutos
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói, RJ.
Informações: (21) 2620-1624

Fotografia Artística no MAC

|

Bruno Di Bello, expoente da arte contemporânea italiana, mostra sua arte no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no período de 01 de setembro a 23 do outubro.

 

BWB[1]
  

Bruno Di Bello, em 1958, forma o “gruppo ‘58” com Biasi, Del Pezzo, Fergola, Luca e Persico. Seu trabalho se diferencia daqueles dos seus amigos, ligados ao movimento ‘nuclear’ de Baj, por uma referência a uma arte do signo, abstrata, mais próxima das experiências de anulação da pintura.
  

É de 1962 sua primeira exposição individual na Galleria 2000 de Bolonha; em 1966 expõe em Nápoles na Modern Art Agency de Lucio Amelio e começa a usar a fotografia como próprio meio de realização artística. Em 1967 se estabelece em Milão, onde, em grandes telas fotográficas, experimenta uma série de releituras das experiências das vanguardas históricas, desenvolvendo uma idéia de arte como reflexão sobre a história artística.

 

Bruno Di Bello – MAC
Período: 01 de setembro a  23 de outubro
Preço: R$5
Horário: Terça a domingo, 10h às 18h (a bilheteria fecha 15 minutos antes).  Estudantes com carteirinha e brasileiros acima de 60 anos pagam meia-entrada. Estudantes da rede pública (até o ensino médio) e crianças abaixo 07 anos são isentos. Quarta-feira a entrada é franca.
Local: Museu de Arte Contemporânea
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Icaraí, Niterói, RJ.
2620-2400 • Fax: (21) 2620-2481
www.macniteroi.com.br

 

Foto: Divulgação

PETER PAN E SUAS AVENTURAS NO PALCO

24 agosto 2011 |

Peter Pan-2

Peter Pan encanta a garotada de 03 a 25 de setembro, às 16 horas, no Teatro Municipal de Niterói. A história versa sobre o alegre e eterno menino que não quis crescer para ser sempre o mais divertido e risonho amigo das crianças. Habitante da “Ilha da Terra do Nunca”, paraíso das diversões sem fim e reino mágico da aventura, possui em suas lagunas as mais belas sereias e habitam ainda fadas, ferozes peles vermelhas, piratas e os meninos perdidos.
           

A história começa na casa da família Darling, numa noite estrelada, Wendy, a menina que gosta de contar as mais belas e interessantes histórias, é surpreendida por Peter Pan, que surge com a fada Sininho e a leva juntamente com seus irmãos a uma aventura na Terra do Nunca. Lá conhecem os meninos perdidos, e participam de uma fantástica aventura com o terrível Capitão Gancho.

 

Peter Pan (AGENDA E FOLDER)

Adaptação e Texto: Eduard Roessler

Direção: Eduard Roessler

Iluminação: Leonardo Heringer

Sonoplastia: Victor Salzeda

Elenco: Willy Roessler, Nicolas Freitas, Ana Regina Alves, Rosangela Andrade, Rafael Guimarães, Gisela Roessler, Matheus Vasconcelos e grande elenco.


ESPETÁCULO INFANTIL “PETER PAN”

TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI
Data: 03 a 25 de setembro de 2011

Horário: sáb e dom às 16h
Valor: R$ 40 (inteira) e R$ 30,00 (Com Filipeta).
Classificação etária: Livre
Duração: 50 minutos
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói, RJ.
Informações: (21) 2620-1624

 

Fotos: Divulgação

Frans Krajcberg no aniversário de 15 anos do MAC

|

Em razão da comemoração do aniversário de 15 anos do Museu de Arte Contemporânea, o artista Frans Krajcberg foi convidado para expor suas obras no período 03 de setembro a 23 de outubro. A mostra reúne 28 obras, que se dividem em sete esculturas de chão, sete trabalhos que são marcas notórias do artista, além de 15 fotografias da natureza realizadas em diversos períodos da vida do artista.
           

Krajcberg vive em Nova Viçosa, interior da Bahia desde a década de 70, e confeccionou a maioria de suas peças de cipós e troncos de árvores destruídas pelo fogo. Seus trabalhos possuem uma estética totalmente inovadora com um tema mais discutido no mundo contemporâneo: a natureza. Segundo a marchand Márcia Barrozo do Amaral, que representa as obras do artista, Krajcberg vive 24 horas por dia pela incansável luta pela natureza e pelo planeta. No contexto do Ano Mundial da Árvore, Krajcberg expressa a sua revolta pela destruição do meio ambiente declarando: “Brevemente haverá apenas uma natureza vencida pelo homem, uma natureza destruída pelo homem, assassinada pelo homem.”.
           

“A natureza para Frans Krajcberg é um enorme reservatório de energia vital e de poesia visual, o teatro permanente de sua metamorfose...” Com estas palavras o crítico Pierre Restany define a principal preocupação do artista, ao longo de mais de meio século de trabalho: as grandes questões do meio ambiente e a possibilidade de formular soluções realistas, principalmente, denunciando a destruição da natureza, as queimadas, a extinção das tribos indígenas. Frans Krajcberg viveu em Monte Alegre, no Paraná, onde produziu a série de pinturas denominadas “Samambaias”, em São Paulo, no Rio, sempre trabalhando, sempre criando. Morou em Paris, onde mantém um atelier até hoje, viveu em Ibiza, ali iniciando a série Relevos sobre pedra, que lhe valeram o Prêmio de Pintura, na IV Bienal de São Paulo (1957) e na Bienal de Veneza (1964).
           

Como conseqüência destas viagens, Krajcberg introduziu o fogo na sua obra – é a época das esculturas queimadas, que tanto impacto causaram no público, ponto alto do ano Brasil-França. Frans Krajcberg, além de artista plástico mundialmente renomado, com obras nos mais importantes museus, é excelente fotógrafo. Em suas viagens à Amazônia, ao interior de Minas Gerais, ao Pantanal, assistiu cenas chocantes de destruição ambiental. Esses registros feriram e ferem de tal maneira sua sensibilidade, que estão sempre presentes em suas obras, principalmente nas “esculturas queimadas”. A importância de sua obra no contexto da ecologia mundial é indiscutível, se consagrando como grande defensor das causas ecológicas.

Exposição Franz Krajcberg
Período de visitação: 03/09 a 23/10
Abertura: 03 de setembro
R$5

Terça a domingo, 10h às 18h (a bilheteria fecha 15 minutos antes). Estudantes com carteirinha e brasileiros acima de 60 anos pagam meia-entrada. Estudantes da rede pública (até o ensino médio) e crianças abaixo 07 anos são isentos. Quarta-feira a entrada é franca.
* No período da exposição de Krajcberg os moradores de Niterói não pagam ingressoMuseu de Arte Contemporânea de NiteróiMirante da Boa Viagem, s/nº.
Tel.: (21) 2620-2400

Debate sobre Radiojornalismo na UFF

|

Helen No próximo dia 30 de agosto, terça-feira, às 18h, no Instituto de Artes e Comunicação Social (Iacs) da UFF, em Niterói (RJ), a professora de Jornalismo Helen Britto, media o debate e lançamento do livro da professora Sônia Virgínia Moreira sobre os 70 anos de Radiojornalismo no Brasil, comemorados no dia 28.  Participam do debate os professores de Jornalismo da Universidade João Batista e Ana Bawum (que é coautora do livro, com um capítulo sobre a rádio JB AM); o último locutor do “Repórter Esso”, Roberto Figueiredo; o âncora da CBN-Rio, Maurício Martins, e o âncora da BandNews Fluminense, Rodolfo Schneider. Não perca!

 

***Na foto em destaque, a professora de Jornalismo da UFF, Helen Britto

Foto: Arquivo pessoal de Helen Britto

Daniela Fossaluza na TV

23 agosto 2011 |

Dani

 

A contadora de Histórias Daniela Fossaluza deu entrevista à repórter Cida Moraes do programa “Gente Carioca”, recentemente. Confira o bate-papo das duas estrelas:

 

http://www.youtube.com/watch?v=8jQBmVOvT24

 

O programa vai ao ar toda quinta-feira no Canal 14 da Net TV, à meia-noite. Assista!

 

Foto: Edson Soares

Ópera de graça em Niterói

|

Show Sete Lagoas - Quin Drummond

 

O Festival Palco Itália Itinerante, que promove a circulação de espetáculos gratuitos, que aconteceria na Praia de Icaraí às 20h de sábado dia 20, foi cancelado devido ao mau tempo. O espetáculo do Gruppo Amarcord e a Companhia Italiana de Teatro e Ópera, com abertura do coral Ex-Cêntricos, foi transferido para quarta-feira, dia 24 de setembro, às 19h, na Praia de Icaraí, esquina com a Álvares de Azevedo. Não perca!

 

Foto: Quin Drummond

‘MULHERES’ NA COLEÇÃO DO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

|

Em cartaz de 1º de setembro a 30 de outubro,  a exposição “MULHERES na coleção do Museu Histórico Nacional” integra as comemorações da 5º Primavera de Museus, promovida pelo IBRAM,  esse ano com o tema “Mulheres, Museus e Memória”.

A exposição reúne 200 itens, entre os quais a escultura de Minerva, deusa romana da sabedoria, das artes e da estratégia de guerra, mas também da misericórdia e da pátria;  iconografia e  peças que pertenceram a princesas, imperatrizes e nobres;  rocas e máquinas de costura, utilizadas por gerações de mulheres no sustento da família; fotografias de mulheres indígenas, indumentária e acessórios e medalhas com representações femininas.

Em exposição, ainda, as caricaturas da artista plástica Nair de Teffé, esposa do Presidente Hermes da Fonseca, que, sob o pseudônimo de RIAN, retratou políticos e personalidades de sua época, e o quadro de Anita Garibaldi, considerada no Brasil e na Itália um exemplo de dedicação e coragem, pela sua participação na Revolução Farroupilha no sul do Brasil e, posteriormente,  na luta pela unificação da Itália.Em destaque, ainda, uma instalação com leques,  iconografia sobre o seu uso e de um vaso ritual japonês em bronze, com figura feminina portando um leque; um núcleo dedicado ao matrimônio, com vestidos de noiva e acessórios, além de  nove vestidos,  que demonstram a evolução da indumentária do início do século XX  a 2011. No dia 21 de setembro, às 10h, será realizada com entrada franca a Mesa Redonda “A Construção da Cidadania Feminina no Brasil”,  com a participação da jornalista Ana Arruda Callado, da delegada Célia Rosa Silva, da Delegacia Legal da Mulher e da escritora Mary Del Priori, seguida de visita guiada à exposição.

PADRE JÔ LANÇA CD

|

PADRE JÔ 1

 

No lançamento de seu sexto CD, Padre Jô realiza nos dias 02, 03 e 04 de setembro o show “As Coisas Mais Simples”, no Teatro Municipal de Niterói. O repertório mescla canções do artista e jóias da música católica, como também da música popular brasileira, especialmente as que evocam temas da espiritualidade, do compromisso com a vida, da fraternidade e da paz.

Com um trabalho religioso e artístico já bastante conhecido na cidade de Niterói, também neste novo CD PE. Jô distingue-se por seu estilo bastante livre em relação aos padrões convencionais de música cristã e a maneira original de apresentar a mensagem de Jesus às pessoas de nosso tempo.

Além da apresentação de músicas do novo CD (dez canções em parceria com Demetrio Gil e outros parceiros) e antigos sucessos de seu repertório, PE. Jô transmite ao público uma mensagem de esperança e de otimismo, num momento ímpar de espontaneidade, de fé e de alegria.
 

PADRE JÔ

 

PADRE JÔ 2


Padre Jô é sacerdote da congregação orionita, nascido em Conselheiro Lafaiete (MG), no seio de uma família muito religiosa e com o sangue artístico correndo nas veias. O avô materno era trompetista de tradicionais bandas de música do interior de Minas, deixando aos netos um legado de paixão e sensibilidade musical. Desde criança Padre Jô sentia um apelo de Deus para uma vida de dedicação ao serviço religioso, por isso, ainda muito jovem entrou para as fileiras da Congregação dos Filhos da Divina Providência, fundada por São Luís Orione.
              

Além da formação específica para a vida sacerdotal, que inclui a graduação em Filosofia e Teologia, Padre Jô é graduado em Psicologia e tem várias especializações na área da Comunicação e das Ciências Humanas.  Desde 2005 está à frente da Paróquia São Francisco Xavier, zona sul de Niterói, e através da fé encontra inspiração para desenvolver seu trabalho religioso e artístico, realizando esporadicamente shows e apresentações que visam integrar a comunidade e ajudar nas obras da Paróquia.
              

Participou de dois shows da cantora católica Adriana, em São Gonçalo e Niterói. Sua aceitação pelo público católico ficou manifesta na participação que teve no show de Padre Fábio de Melo, em São Gonçalo, onde o artista, acompanhado apenas de um violão, fez a platéia vibrar e se emocionar com seu desempenho.

 

PADRE JÔ 3  
               

Em continuidade ao seu trabalho religioso e artístico, Padre Jô lança, agora, no Teatro Municipal de Niterói seu mais novo CD com o título de “As coisas Mais Belas São as Coisas Mais Simples”. 

SHOW AS COISAS MAIS SIMPLES – PADRE JÔ – TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI
Data: 02, 03 e 04 de setembro

Horário: sex  e sáb às 21h, dom às 20h
Valor: R$50

Classificação etária: Livre
Duração: 80 minutos
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Informações: (21) 2620-1624

Novo documentário no ar

|

Por Lino Corrêa

 

Com direção do cineasta Wavá de Carvalho, o documentário "CAIS DO VALONGO, Sangra Da Terra" promete ser um dos marcos de resgate na nossa real história de miscigenação racial e trazendo para as telas explicações muito diferenciadas.

 

No Rio de Janeiro foram encontradas, em pleno Séc. XXI, as ruínas de duas construções históricas: o Cais da Imperatriz, construído para receber Teresa Cristina que veio para casar-se com Dom Pedro II, e o Cais do Valongo, considerado o maior porto de escravos das Américas do Séc XVIII.

As redescobertas foram  achadas  durante às obras de drenagem da zona portuária do Rio de Janeiro que faz parte do projeto Porto Maravilha.  O Cais da imperatriz foi construído sobre o Cais do Valongo para maquiar os vestígios da escravidão.
 

A opção de  narrar essa redescoberta de forma artística, com dramatização de atores. A nossa proposta é entrevistar personalidades afro-descendentes e acadêmicos que tenham como temática a escravidão. Todas as entrevistas serão abordadas de forma informal, buscando extrair dos entrevistados, além dos fatos históricos, uma visão sensorial/intuitiva sobre a  memória do período escravocrata do século XVIII. O Cais do Valongo, o Cemitério dos Pretos Novos e a Pedra do Sal  são os pontos escolhidos como abordagem geral .
 

Além da direção de Wavá de Carvalho, o documentário ainda conta com a Programação Visual de Cláudio Mello.
       

Ilustres entrevistados serão um referencial enriquecedor desse mergulho na nossa raiz cultural, no elenco de atores que estão: LINO CORRÊA, CAROLINA RODRIGUES, GABRIEL BECK, DJANETH IDALICE, WILLIAM GUIMARÃES, ITALO WILLIAM, DEMERSON ALVARO e outros.
         

Cabe salientar que o salão MM Personal Hair, que fica na Av. Treze de Maio, no Centro do Rio, é um dos apoiadores, fazendo a estética  do cabelo do ator Lino Corrêa.

Confira fotos exclusivas dos bastidores e de divulgação desse projeto cinematográfico:

*O Diretor Wavá de Carvalho com os atores: Lino Corrêa e William Guimarães:

 

DSC07321


*O Ator Gabriel Beck:

 

DSC07325b


*A atriz Djaneth Idalice:

 

DSC07326


*A atriz Carolina Rodrigues:

 

DSC07341b

 

Fotos: Divulgação

Escola Especial Crescer

22 agosto 2011 |

Programação especial na Escola Especial Crescer:

 

- 21/08 à 21/09 - Exposição de telas pintadas pelos alunos da EScola Especial Crescer na Igreja Nossa Senhora da Conceição.

- 30/08- Sorteio de uma camisa da Escola Especial Crescer e do livro: " E agora? Meu filho não quer estudar !" da Psicóloga Tatiana Sessa, Editora Record - Escreva uma frase sobre a Crescer!

- 31/08- 19h30min - Palestra sore TDHA - Escola Especial Crescer
    Palestrante: Tatiana Sessa

- 01/09- Dia da princesa na Escola Especial Crescer - Nossas alunas irão virar princesas!

- 14/09- Escola Especial Crescer na Florália – 14h

- 20/09- Escola Especial Crescer no MAC – 14h

- 21/09- Amigo Oculto da Primavera na Crescer

- 26/09- Escola Especial Crescer no Bombeiro de Itaipu – 14h

- 29 e 30/09- Olimíadas da Crescer no praia de Piratininga

ESCOLA ESPECIAL CRESCER
RUA 124 nº 53 - PIRATININGA - NITERÓI - RJ
Tel.: (21) 2619-6601 ou 2619-3014

Solar de Botafogo - Programação

|

Agosto4

Inscrições para o evento terminam nesta quinta-feira

 

Nesta sexta-feira, das 8 às 18 horas, acontece em Araruama a II Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, evento organizado pela Coordenadoria Municipal da Mulher. O evento será no Teatro Municipal, e quem quiser participar tem até quinta-feira para fazer a inscrição na sede da coordenadoria (Avenida Nilo Peçanha, 352, Centro).

Segundo a coordenadora Jaqueline Soraggi, “o objetivo desta conferência é discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade de gênero, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício da cidadania das mulheres de Araruama e do Brasil”.  Para isso diversos temas serão abordados durante o evento, que tem a seguinte programação:

8h – Credenciamento e coffee break
9h – Abertura oficial com montagem de mesa, hinos e uso das palavras
10h – Aprovação do Regimento Interno
10h15 – Implantação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDM)
10h30 – Palestra: “Feminização da pobreza e construção da igualdade”, com Marcelle Lyra (coordenadora dos serviços de Atendimento à Mulher e Articulação da Rede de Atendimento à Mulher no Estado do Rio de Janeiro)
11h30 – Palestra: “Educação inclusiva, não sexista, não racista, não homofóbica e não lebofóbica”, com Marisa Chaves de Souza (mestre em Serviço Social pela ESS/UFRJ, subsecretária de Políticas para as Mulheres de São Gonçalo, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São Gonçalo, Conselheira Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, Fundadora do Movimento de Mulheres em São Gonçalo, Gestora e Coordenadora Geral do NACA de Araruama)
12h30 – Almoço
13h30 – Palestra: “Atualização e avaliação das Políticas Públicas para as Mulheres do município de Araruama”, com Jaqueline Souza Soraggi da Rocha (Coordenadora da Mulher em Araruama)
14h – Grupo de trabalho temático, discussão e proposta
15h30 – Plenária de apresentação e aprovação das propostas
16h30 – Eleição de delegados para a III Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres
17h30 - Encerramento

EDUARDO POYARES NA LAPA-RJ

|

Semana passada, Eduardo Poyares iniciou temporada de lançamento do primeiro álbum no Espaço Lapa Café. Os shows, sempre às quintas, terão participações especiais de Pedro Branco (instrumentista português) no próximo dia  25; da maestrina e compositora  Célia Vaz no dia 1°/9,  e do músico Vitor Gonçalves (que toca, atualmente, com Gal Costa e já fez parte da banda de Maria Bethânia, dentre outras) em 8 de setembro.

Sempre às 21 horas, o show é baseado num espetáculo anterior, "MPB - As músicas que você gostaria de ouvir", e no repertório do CD de estreia do cantor-compositor. De sua autoria, canções como "Remédio sem Receita", "Patrícia", "Seu idiota" e "Não joga fora". Dentre os hits, músicas como: Nada será como antes” (Milton Nascimento), “Muito Romântico” (Caetano Veloso), “V`ambora” (Adriana Calcanhoto), “Sou uma criança não entendo nada” (Erasmo Carlos) e “Ilegal, Imoral ou Engorda” (Roberto e Erasmo Carlos).
 

Eduardo será  acompanhado por:  Pedro Aune (baixo), Rafa Maia (bateria), Dudu Vianna (piano, teclado e backings), Gustavo Di Pádua (guitarra, backings), Mafran (percussão) e Alexandre Reis (guitarras, backings e direção musical).

Radicado no Brasil, o músico português PEDRO BRANCO  será a primeira participação especial desta temporada de Poyares. Instrumentista, compositor e escritor, Pedro Branco estará, ao lado de Eduardo,  no Lapa Café na próxima quinta, dia 25.

"EDUARDO POYARES"
ESPAÇO LAPA CAFÉ
25 de agosto// 1º e 08 de setembro
Quintas, às 21 horas
Participações especiais:
Dia 25/8 - Pedro Branco (guitarrista português)
01/9 - Célia Vaz (violão) e 08/9 - Vitor Gonçalves (teclados)
Ingressos: 20 (inteira) e 10 (meia) reais
Classificação: 18 anos
Capacidade: 200
Cartões: Visa, Mastercard, Dinners
Avenida Gomes Freire, 453/ 457 - Centro - (21) 3971-6812

Universidade Livre: Diálogos sobre Artes Visuais no Brasil

|

O Projeto Universidade Livre de Niterói acontecerá nos dias 01, 08, 15, 22 e 29 de setembro, às 15h no Solar do Jambeiro e os interessados poderão se inscrever através do site do projeto. Patrocinado pela Nova Imprensa Oficial do Rio de Janeiro, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura / Lei Rouanet, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Arte de Niterói que buscam articular espaços culturais da cidade e encontros sobre artes e cultura brasileiras, estimulando o diálogo fora do ambiente acadêmico.

Aberto a toda a população da cidade, com entrada gratuita, tendo como única exigência a inscrição prévia de participantes através do site www.unilivreniteroi.com.br (em construção), o projeto objetiva integrar setores culturais e educacionais, e 20% das vagas serão reservadas a professores da rede municipal.
 

Em sua primeira etapa, o Universidade Livre oferecerá aos participantes um ciclo de palestras sobre artes visuais no Brasil. Serão doze encontros com pesquisadores renomados e especializados em artes, que acontecerão em um espaço cultural da cidade. As palestras ocorrerão nas tardes de quinta-feira ao longo de Agosto, Setembro e Outubro.

Assuntos como: Barroco e rococó na arte brasileira, missão artística francesa, academia como espaço de formação, neoclassicismo, pintura histórica, modernismo, pintura paisagística, arte afro-brasileira, mercado de arte, poéticas da arte, crítica de arte e arte

contemporânea, integrarão os debates.

01set/15h - Pintura paisagística
Rafael Cardoso

08set/ 15h - Arte afro-brasileira
Roberto Conduru
15set/ 15h - Arte e crítica de arte
Paulo Sergio Duarte
22set/ 15h - Academia como espaço de formação
Sonia Gomes Pereira
29set/ 15h - Arte e curadoria
Agnaldo Farias

Inscrições: www.unilivreniteroi.com.br

Projeto Universidade Livre
Data: 01, 08, 15, 22 e 29 de setembro
Horário: 15h
GRATUITO
Local: Teatro Popular de Niterói
Endereço: Av. Plínio Leite s/nº, Caminho Niemeyer

Centro, Niterói, RJ.
Tel: (21) 2613-2251 / (21) 2613-2251     

‘ERI PINTA JOHNSON BORDA’ EM NITERÓI

21 agosto 2011 |

Eri%20Johnson

 

Comédia escrita pelo ator  ator Eri Johnson com a intenção de pintar e bordar com o público, tornando seus espectadores verdadeiros cúmplices por conta da completa interatividade que naturalmente acontece durante a peça. É um espetáculo solo, mas com começo, meio e fim, com Eri contando e interpretando sua trajetória artística em uma mistura muito engraçada de histórias reais com fictícias. No palco, ele relembra alguns de seus personagens como o Gay Lulu (da novela Barriga de Aluguel) e imita personalidades como Romário, Evandro Mesquita, Caetano Veloso, Ney Latorraca, Marília Pêra, Roberto Carlos, Lula e até o Papa, cenas agora inseridas no contexto da peça. Educação, relacionamentos amorosos, amizade e família são alguns dos temas explorados e interpretados pelo ator na comédia que tem, pelo menos, 1h20min de duração. Com diversos efeitos de luzes e sons e cenário ilusionista, “Eri Pinta Johnson Borda” faz o público dar muitas gargalhadas com personagens encantadores e divertidíssimos, entre eles o Gaguinho desempregado, o Casado revoltado, os Bêbados, o Carioca poliglota, o Namorado iniciante e o quase protagonista Feio da turma. A direção é de Jairo Matos, que também assina como criador das luzes e seus efeitos. A trilha sonora é da premiada Túnica, e a peça tem ainda participações de vozes de Gabriela Duarte e César Filho.

 

Temporada: de 26 de agosto a 04 de setembro
Sessões: sextas e sábados, às 21h, e domingo, às 20h
Classificação: 12 anos
Duração: 1h20min

Panamá fecha acordos comerciais com o Brasil

|

Panamá_Brasil

 

O ministro do Turismo do Panamá, Salomón Shamah (ao centro), e o vice-ministro, Fernando de Leon (à direita), estiveram em São Paulo, no dia 17 de agosto, para definir as ações de divulgação dos atrativos do país para os brasileiros. Saint’Clair de Vasconcelos, presidente da Contexto Propaganda (à esquerda), já prepara a campanha institucional.

‘As mulheres na história do rock’ em debate no CCBB-Rio

|

Filosofia do Rock é o nome da série de apresentações que o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro promoverá até novembro, a partir das 18h30, com entrada gratuita. A intenção é buscar um diálogo entre o rock e a filosofia traçando afinidades entre obras de nomes importantes do rock e a poética encontrada em suas canções com as principais correntes filosóficas do século XX.

 

Elisa Gargiulo Foto Otavio Souza

 

Para o quarto encontro, dia 24 de agosto, a filósofa Marcia Tiburi receberá Elisa Gargiulo, guitarrista e vocalista da banda feminista de hardcore Dominatrix.  Elas falarão sobre o papel das mulheres no mundo do rock - Janis Joplin, Patti Smith e Nina Hagen, entre outras – e sobre o significado do rock como expressão também das mulheres.

 

Mestre e Doutora em Filosofia, Marcia Tiburi está à frente dos debates que fazem a plateia refletir sobre as questões antropológicas e históricas que definem o rock como fenômeno cultural e reflexivo. “A filosofia é sempre crítica. Sua tarefa é pensar e a ideia destes encontros é pensar o rock, entender a história da juventude, ver em que sentido os jovens de ontem e de hoje se relacionam com o rock, tentar descobrir se o rock ainda tem algo a nos dizer”, informa Marcia Tiburi.

 

Marcia diz ainda que o objetivo é provocar pensamentos sobre o que se ouve, percebendo o que há além de sons e letras, quais as conexões com o estado da cultura, com as questões que se tornaram decisivas enquanto apareciam apenas como mero entretenimento da juventude.

 

A série de debates vem sendo realizada no Auditório do CCBB Rio e as senhas para os eventos podem ser retiradas com uma hora de antecedência na bilheteria. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no site www.bb.com.br/cultura

 

Evento: Filosofia do RockPatrocínio: Banco do BrasilRealização: Centro Cultural Banco do Brasil
4º Debate: As mulheres na história do rock

Debatedores: Marcia Tiburi e Elisa Gargiulo
Data: 24/08/2011 – quarta-feira

Horário: 18h30

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB RioRua Primeiro de Março, 66 - CentroAuditório – 4º andar

Capacidade: 80 lugares

Duração: 120 min

Classificação indicativa: Livre

Informações: (21) 3808-2020 www.bb.com.br/culturahttp://twitter.com/CCBB_RJ

ENTRADA GRATUITA - mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.

 

***Na foto em destaque, Elisa Gargiulo

Foto: Otavio Souza

Belford Roxo prepara Encontro Nacional de Capoeira

|

Capoeira_Belford Roxo1

Festival de Música Gospel lota praça em Araruama

|

Ontem, à noite, a Praça Antônio Raposo, no Centro de Araruama esteve lotada. Diversos jovens, crianças e adultos compareceram para assistir mais uma etapa do I Festival de Música Gospel do município. Mesmo com a presença da chuva, o público foi fiel. Muita gente em frente ao palco e dezenas e mais dezenas de pessoas espalhadas em todos os quiosques que davam visão ao palco para se proteger da chuva. Ainda assim, prestigiaram todo o evento. Um corpo de jurados analisava e julgava os candidatos, fazendo observações em cada apresentação no tocante às letras, melodias e posturas dos cantores. Para fechar a noite com chave de ouro, a dupla de apresentadores trouxe ao palco a cantora Mara Maravilha. Uma noite especial que marcou muita gente. Enfim, Araruama se destaca, cada vez mais, como um município que valoriza a área cultural de uma cidade, em todos os setores. Isso é exemplar.

 

De acordo com um dos apresentadores, o jovem Jonatas, a finalíssima do Festival será no dia 15 de setembro, no Parque de Exposições de Araruama, e o evento aguarda cerca de 20 mil pessoas.

 

*Veja fotos da Praça Antônio Raposo, mais precisamente na parte que recebe o nome “João Hélio”, em homenagem ao menino:

 

100_3212 100_3213 100_3202 100_3204 100_3205 100_3208 100_3209

 

*Alguns momentos do Festival de Música Gospel:

 

100_3225 100_3217 100_3218 100_3221 100_3223 100_3224

 

*Os jurados:

100_3215

 

*O público:

100_3223 100_3214 100_3216 100_3219 100_3220  100_3222

 

Fotos: Edson Soares