Nas eleições conhecer seu candidato e as suas ideias é fundamental na democracia

28 setembro 2022 |

 


Por Antonio Tuccilio

 

As eleições estão chegando e não podemos esquecer: a responsabilidade do voto é nossa. Já começaram as promessas, discursos populistas e bastiões da verdade e da moral se esgrimindo por posições de poder. Em um país com mais partidos políticos do que ideias, é sempre importante saber em quem confiar nosso voto, comparar os candidatos e agir de acordo com o que pensamos e queremos para as futuras gerações.

 

Mas como fazer isso?

 

Como representante de uma confederação pautada na defesa do estado democrático de direito, compartilho que o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) criou o site https://www.quemfoiquem.org.br/, para que você, eleitor, verifique as ações dos políticos que buscam a reeleição, todos os projetos em que votaram a favor ou contra, com métrica dos seus posicionamentos a favor trabalhador e dos servidores públicos.

 

Essa ferramenta torna-se mais importante em 2022, visto que o número de candidatos aumentou se comparado a 2018: há 4 anos tínhamos 8.588 pessoas elegíveis; nesta eleição, são 10.289. O crescimento é expressivo: são 1.701 candidatos a mais.

 

Sabemos que as facilidades de um cargo político são imensas. Então, fica a pergunta: os candidatos estão, de fato, interessados em tornar o Brasil um país melhor? Precisamos estar atentos e verificar em quem votar até mesmo para cobrá-los sobre as promessas ao longo do mandato.

 

Não podemos acreditar nas propagandas eleitorais. Temos que ir mais fundo, saber se o discurso condiz com a prática. Por isso, a iniciativa do DIAP é um respiro para quem quer se informar, pois é objetiva e simplificada, o que a torna também inclusiva.

 

Além de escolher o próximo presidente, também temos a responsabilidade de renovar 1/3 do Senado. São 235 nomes, que brigam por 27 cadeiras, além do salário de R$ 33.763,00. Aqui também aumentou o número de candidatos – na eleição anterior eram 185 candidatos. Fico feliz em saber que tantos políticos querem o bem do país e se propõem a lutar pelas causas da população. Mas será que é isso mesmo?

 

Não se engane. Verifique em quem você está votando, pois as consequências virão – e quem paga a conta, no final, somos nós, cidadãos do bem. Vamos votar consciente! 

 

 

* Antonio Tuccilio é presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP)

 

Foto: Divulgação


Curso de Condutor de Turismo tem aula inaugural, em Macaé

24 setembro 2022 |

 


Os cursos gratuitos do segundo semestre oferecidos pela Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional começaram  a todo vapor. Um deles é o de Condutor de Turismo, que teve aula inaugural nesta semana com 30  participantes. O módulo, que tem parceria da Secretaria de Turismo, segue até o dia 13 de janeiro e contará com aulas teóricas e práticas, além de abranger um treinamento na mata, oferecido pela Guarda Civil Municipal.

Nesta primeira semana de aula, os alunos foram recepcionados pelos secretários  Adjunto de Qualificação Profissional, Denis Madureira e de Turismo, Léo Anderson. O curso foi marcado por entusiasmo e expectativas dos integrantes. O aluno Marcus Vinicius Silva Rufino Emydio é um deles. “Eu já trabalho com ecoturismo, mas resolvi fazer o curso para adquirir mais conhecimento e também para aprender mais sobre Macaé, que é a cidade que me abraçou e também toda a minha família. As pessoas quando falam de turismo na região serrana lembram muito do Sana, mas temos muitas belezas naturais em outras localidades da Serra. Nesse curso, eu sei que vou ter muitas oportunidades de me aprofundar mais sobre esse tema  e, assim, ampliar meus horizontes”, destacou.

Denis Madureira parabenizou os estudantes: "É uma grande alegria ter firmado essa parceria com a Secretaria de Turismo. Ofertar esse curso sempre foi um dos nossos objetivos, pois sabemos que a demanda por profissionais da área na cidade é crescente, devido aos investimentos da gestão do  governo municipal no setor turístico. Esse é só o primeiro, de muitas outras oportunidades para o ramo turístico que será disponibilizado”, ressaltou o secretário Adjunto de Qualificação Profissional.

O secretário de Turismo, Léo Anderson, também deu boas-vindas aos alunos  e destacou que os cursos de Condutor de Turismo e  Serviço de Recepção em Hotelaria, iniciados na  “Qualificação Profissional” são de suma importância. “Estamos satisfeitos  com esta parceria. Nosso intuito é cada vez mais qualificar os nossos  profissionais para receber os turistas na cidade. O curso de Condutor de Turismo é inédito, e vai contribuir muito com as excursões que virão de fora.  Esses condutores estarão devidamente preparados para atuar em parceria com os guias  e junto ao Posto de Informações Turísticas (PIT),  que está sendo construído no calçadão da Praia de Cavaleiros”, pontuou.

Neste segundo semestre, a Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional abriu 550 vagas para 18 cursos diversos. A sede da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional fica na rua Alfredo Backer, 363, Centro. 

 

Foto: Divulgação


 


Na manhã desta sexta-feira (23), os secretários de Meio Ambiente e Agricultura, Abastecimento e Pesca, Vinícius Lavalle e Vagnei Lessa, estiveram reunidos para o alinhamento das ações que as secretarias realizarão no último mês do defeso, quando é proibida a pesca de peixes na Lagoa de Araruama, que acontece sempre de 1º de agosto a 31 de outubro.

 

Em Iguaba Grande, a fiscalização, para garantir o cumprimento das normas, é realizada pela Guarda Ambiental, em parceria com a Unidade de Policiamento Ambiental (Upam). Quem for flagrado infringindo a norma poderá sofrer penalidades como multa, detenção e até a perda de equipamentos de pesca.

 

Outra pauta importante, debatida pelos secretários, foi a alteração na Portaria n º 1.217, publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no último mês de agosto, regulamentando dois períodos distintos de defeso na laguna, permitindo a pesca do camarão em período diferente. O período de defeso dos crustáceos, quando é proibida a sua pesca, passará a ser de 1º de abril a 30 de junho.

 

"São muitas informações novas a partir da mudança da Portaria do defeso e, por isso, devemos ficar atentos para capacitar os profissionais que fazem a fiscalização de toda orla de Iguaba. Além disso, nos próximos 30 dias, é extremamente importante manter uma fiscalização mais intensa, para garantir o êxito no período destinado a reprodução dos peixes." Declarou o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle.

 

A divisão tem base nos dados científicos coletados pelas secretarias municipais de Meio Ambiente das cidades costeiras à Lagoa em conjunto com o Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João, o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), do setor pesqueiro artesanal da Lagoa de Araruama e da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), além de pesquisadores.

 

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Iguaba, Vagnei Lessa, reforçou a importância do novo período do defeso e a felicidade da classe pesqueira da cidade. "A alteração no defeso do camarão era um assunto recorrente entre todos os pescadores do nosso município. Uma luta muito antiga. As famílias que vivem da pesca estão muito felizes com o atendimento dessa demanda antiga. Agora vamos começar a instruir todos pescadores para as novas regulamentações e, também, explicar sobre os direitos e deferes de cada um para a manutenção correta e contínua do ecossistema.

 

Foto: Divulgação


‘A banda disparou´ é o novo clipe de Mauro Marcondes

22 setembro 2022 |

 



“A banda disparou” é uma homenagem aos festivais de música brasileira do final da década de 60, começo dos 70, e um olhar para os eventos daqueles anos de grandes mudanças no Brasil e no mundo. Composição de Mauro Marcondes em parceria com o poeta e letrista  Zéjorge,  "A  banda disparou" foi gravada no álbum autoral “Cantoria de Bazar”, que está disponível nas mídias digitais. A canção,  mesclando os títulos  das duas campeoníssimas do Festival da Música Brasileira de 1966,  & quot;A banda" e "Disparada",   remete  a uma época conturbada politica e socialmente. Tempos de contrastes  e embates que  voltaram à  pauta como a luta pela democracia, a música também  retrata o sonho de liberdade acalentado, pelos brasileiros, nos tempos dos festivais e da ditadura.  Na letra, citações à outras canções como "Pra não dizer que não falei das flores", "Domingo no Parque". "Ponteio" e "Alegria, Alegria". 

 Dirigido por Felipe Camara,  o clipe, em preto e branco e à cores,  mistura manchetes de jornais, cenas de época, imagens de artistas como Caetano, Elis, Nara e Chacrinha, e  faz um traço de união entre passado e presente com  estética atual e uma profusão de imagens  quase "psicodélicas", como se dizia antigamente. 

Vale registrar que paralelamente ao lançamento do videoclipe,  o  cantor e compositor Mauro Marcondes também já está entrando em estúdio para gravação de um novo álbum, que sairá ainda em 2022.

FICHA TÉCNICA


GRAVAÇÃO


Mauro Marcondes – voz//Maestro Leandro Braga - piano//João Gaspar - guitarra//Rodrigo Villa 
 baixo elétrico//Christiano Galvão  bateria//André Siqueira – percussão
//Produção Artística: Solange Böeke e Paulo César Feital//Direção Musical e arranjos: Maestro Leandro Braga//Produção Executiva: Solange Böeke//Gravação e mixagem: //Marcio Lyra//Masterização: 
Luiz Tornaghi//Assistente Técnico: Felipe Ditz


VÍDEO


Roteiro do vídeo:  Mauro Marcondes e Felipe Camara //Filmagem, elaboração e edição de video: Felipe Camara//Assessoria de imprensa: Eulália Figueiredo//Assessoria//Redes Sociais: Luis Berner
Gravado e mixado nos estúdios da Alcateia Audiovisual e masterizado nos estúdios Batmasterson, no Rio de Janeiro, Brasil.
Agradecimento especial aos artistas plásticos Gonzalo Vidal e Jânio Mendes pela cessão de parte de suas obras para serem utilizadas no vídeo e ao produtor Kiko Feitosa, da CopaBacana, pelas sugestões na edição do vídeo.

 

Foto: Divulgação


 


A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apresenta Jonathas de Andrade: O rebote do bote, a mais abrangente exposição do artista organizada até o momento. Com curadoria de Ana Maria Maia, curadora-chefe da Pinacoteca de São Paulo, o projeto, que ocupa o quarto andar da Pinacoteca Estação, oferece ao público um panorama da produção realizada por Jonathas durante os últimos quinze anos.


Dividida em três salas, cada qual pensada como um núcleo conceitual, a mostra apresenta a produção deste artista que se dedica a construir abordagens e vivências, nas quais o acesso ao outro e às diferenças é motivado pelo desejo e, consequentemente, também carregado de performances do poder, disputas e questões éticas. “A ideia era percorrer momentos diferentes da carreira de Jonathas de Andrade, mas sem necessariamente criar uma cronologia. Pensamos em grandes temas, mas o fio condutor foi entender os aspectos dessas relações que ele propõe com pessoas, com colaboradores, personagens dos trabalhos”, afirma Ana Maria Maia.


Na sala 1, intitulada “Corpo para Jogo”, a narrativa da mostra começa apresentando a sexualidade em um conjunto de obras que incorrem em tematizações da masculinidade e do homoerotismo. Vemos suas passagens por cidades, arquivos e histórias e, por meio delas, percebemos que a busca desse corpo é a todo tempo carregada de perigos e promessas.


Na sala 2, intitulada “Jogos de Corpos”, existe uma reflexão sobre as dinâmicas de alteridade, dotadas de mecanismos de escuta, colaborações e resistência. O artista costuma refletir sobre questões laborais e negociações constantes de lugares, agências e memórias sociais. Representado no exercício de sua ocupação, o trabalhador encontra formas de resistir ao olhar fotográfico; sua excelência no manejo do ofício torna-se ferramenta para tensionar o fetiche e disputar a direção da cena.


O destaque fica por conta da obra inédita Museu da Caravana do Nordeste (2022), que funciona como um desdobramento da obra Cartazes para o Museu do Homem do Nordeste (2013) [pp. 7, 102-105], adquirida para o acervo da Pinacoteca pelo Programa de Patronos da Arte Contemporânea, em 2017, e atualmente em exposição na apresentação do acervo do museu.


Também se destaca a obra Teatro das Heroínas de Tejucupapo (2022), em primeira exibição no Brasil e que apresenta uma encenação da batalha ocorrida no séc. XVII, na Zona da Mata de Pernambuco, na qual tropas holandesas foram expulsas do vilarejo por um grupo de mulheres. A presença desse trabalho nessa sala abre caminhos para pensar a questão de gênero, que na história e na pesquisa estética de Jonathas é predominantemente abordada por um viés da masculinidade.


A sala 3, intitulada “Escalas de devoração”, aborda o jogo tenso de convívio e cuidado, preservação e saque, nos âmbitos sociais, institucionais e ambientais. A curadoria provoca um encontro de obras de tempos distintos. A peça Nostalgia, sentimento de classe (2012) traz o tema da arquitetura modernista, que por um bom tempo foi amplamente explorado pelo artista. A instalação discute a ideia de que, quando o patrimônio arquitetônico não é tratado como um bem coletivo, ele só resiste como fetiche, como posse. A obra envolve as paredes externas da sala do vídeo Nó na garganta (2022), obra comissionada e produzida pela Fondazione In Between Art and Film, que fez parte da instalação Com o coração saindo pela boca, exibida no Pavilhão do Brasil na 59a Bienal de Veneza. Nele, se estabelece uma relação limítrofe entre os cuidadores de um zoológico e diversas cobras.


Nessa sala é também apresentado o projeto Decalque Estilhaço (2022), o primeiro exercício de autorrepresentação na carreira de Jonathas, que sempre se dispôs a mostrar a figura do outro e do coletivo. A obra evoca o começo de um processo criativo no qual colocar-se em cena, tornar-se imagem, é parte do exercício artístico e político de se implicar.


A mostra terá um catálogo bilíngue, que será vendido nas lojas físicas e on-line do museu. A Pinacoteca ainda produzirá um vídeo e um tour virtual para serem disponibilizados ao público no site do museu ao longo da exposição.


A exposição Jonathas de Andrade: O rebote do bote tem patrocínio do Iguatemi (cota bronze).

 

 

SOBRE JONATHAS DE ANDRADE

 

 

Jonathas de Andrade (1982, Maceió) vive e trabalha na cidade de Recife. Em quinze anos de carreira, criou obras que revisitam imaginários socioculturais, sobretudo referentes à região Nordeste do Brasil, e trazem à tona questões de gênero, classe e raça, com frequência apropriando-se, como suporte, da fotografia, de vídeos, de instalações e de coleções.


Já realizou mostras solo em diversas instituições, como The Power Plant, no Canadá; New Museum, em Nova York; Museu de Arte de São Paulo (Masp); Alexander and Bonin Gallery; Museu de Arte do Rio; Instituto Banco Real; Fundação Joaquim Nabuco; Musée d’Art Contemporain de Montréal; e Kunsthalle Lissabon, em Lisboa.


Participou de residências artísticas em Darat al Funun, Amman, na Jordânia; Wexner Center for the Arts, Columbus, Estados Unidos; Gasworks / Train Residence Programme, Londres, Inglaterra; Casa Maauad, Cidade do Mexico; e A Tale of a Tub, Rotterdã, Holanda. E esteve em mostras coletivas como a 29a e a 32a Bienal de São Paulo; Sharjah Biennial 13; 12a Bienal de Lyon, na França; 2nd New Museum Triennial, em NY; 7a Bienal do Mercosul, em Porto Alegre; 10th Gwangju Biennale, na Coreia; 32a Panorama da Arte Brasileira; When Attitudes Became Form Become Attitudes, CCA Wattis Institute for Contemporary Art, em San Francisco; Histórias Mestiças, Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo; 12a Bienal de Istambul, na Turquia, entre outras.



SOBRE A PINACOTECA DE SÃO PAULO

 

 

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais. A Pina também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo.


 

Jonathas de Andrade: O rebote do bote

Período: 24.09.2022 a 28.02.2023

Curadoria: Ana Maria Maia

 

Edifício Pina Estação

Largo General Osório, 66, São Paulo, SP, 4o andar

De quarta a segunda, das 10h às 17h

Gratuitos todos os dias

Ingressos no site ou na bilheteria da Pinacoteca

Tel 11 3335.4990


 

Redes sociais da Pinacoteca de São Paulo

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Foto: Divulgação

 


Rafael Miranda encontrou no conserto de celulares um mercado de trabalho promissor

18 setembro 2022 |

 



Seguir um rumo profissional jamais imaginado e, mais à frente, vislumbrar um futuro promissor é para poucos que seguem a trilha natural da vida. E o empresário Rafael Miranda teve a sensibilidade de perceber esses sinais e, hoje se tornou um mestre na área de consertos de celulares. 


Com seu negócio, muito bem empreendido, no município de Niterói (RJ), a cada dia, galga espaços maiores e traz, ao mercado, um trabalho ético e de respeito ao consumidor. Tão jovem e tão comprometido com o ofício, lidera uma equipe e tem, pela frente, grandes oportunidades para alargar as estacas, principalmente, por estar inserido num ramo que só tem a crescer e a desenvolver cada vez mais. 


Também conhecido como “Rafael Mestre”, não é à toa que o apelido faz jus ao dono: um empresário que ensina a muitos o ofício que aprendeu e ganha sua vida. Um exemplo de rapaz, sem dúvidas! 


Acompanhe o bate papo! 

 

CULTURA VIVA: O celular sempre foi a sua fascinação? Lembra do seu primeiro contato com ele?

RAFAEL MIRANDA: Na verdade eu não me via consertando celulares. Comecei no ramo de manutenção pela categoria de tablets. Um amigo importava e vendia em suas lojas físicas na Rua Uruguaiana, no Centro do Rio, e em Niterói. Quando os aparelhos apresentavam defeitos ou quebravam os componentes não tínhamos assistência e nem peça para reposição, e isso se tornou um problema. Até que dei a ideia de desmontar os aparelhos novos que chegavam, sem funcionamento, e utilizar as peças para reparo de garantia e serviços, "touch, display, bateria e placa". Assim, comecei nesse mundo da manutenção. 

 

C.V.: Qual curso específico uma pessoa deve fazer para consertar um celular? É fácil encontrá-lo?

R.M.: É muito fácil se tornar um técnico de celulares. Basta procurar um curso bom e que tenha resultados verídicos. O técnico precisa passar por instrução didática, presencial e experiência de bancada, antes de ofertar os seus serviços ao mercado. Também precisa saber sobre Código de Defesa do Consumidor (CDC), ética do trabalho e gestão básica. Com isso, ele estará pronto para o mercado.

 

 

C.V.: No início da carreira teve alguma dificuldade? 

R.M.: Tive todas as dificuldades possíveis (risos). Comecei no ano de 2011 e foi por pura necessidade da loja onde eu trabalhava. Eu não sabia nada de eletrônica e danifiquei muitos aparelhos na tentativa de consertá-los. Mas, a minha perseverança e dedicação ao estudo me fez mudar essa realidade. Comecei a estudar eletrônica e pesquisar sobre o assunto até em outros idiomas. Com o tempo, eu mesmo já estava desenvolvendo técnicas diferenciadas que melhoram os resultados nos reparos. Até que, no ano de 2017, comecei a ministrar aulas para pequenos grupos.

  

C.V.: Este mercado está, a cada dia, mais ascendente. Essa evolução te preocupa ou te conforta?

R.M.: Hoje, o celular se tornou o sexto membro do corpo humano, de forma que seria impossível ter uma vida social sem um aparelho celular. Esse mercado cresce a cada dia em todo o mundo e o Brasil não está de fora. Na verdade, eu acredito que estamos caminhando para uma era de Eco-Consciência, onde muitas categorias de trabalhos irão mudar, radicalmente. Eu não me preocupo com o aumento de pessoas que ofertam os serviços de reparo porque muitos não possuem uma qualificação e não passaram pelo processo para se tornar um técnico. Então, não está na categoria de “concorrente”. Por isso, hoje eu dedico os meus dias a aprimorar os meus conhecimentos e passar o melhor para os meus alunos.

  

C.V.: De quando o senhor entrou no ramo até hoje muita coisa já mudou. De todas as transformações qual aquela que, em sua opinião, tornou o serviço mais prático? Foi alguma peça?

R.M.: Nesse ramo, muitas coisas já mudaram de forma positiva, em termos de qualidade e desempenho. O mais marcante é o tipo de montagem interna dos smartphones: antes, havia muitas dobraduras e flats complexos e fáceis de danificar; hoje, é cinco vezes mais fácil fazer a substituição de uma tela frontal. Porém, exige conhecimento, técnica e equipamentos adequados para isso.

 

C.V.: Ao mesmo tempo em que os celulares se tornam mais modernos a impressão que se tem é que ficam mais fracos e sua durabilidade, menor. Tem aparelhos que, ainda assim, valem a pena serem consertados. Quais seriam estes valiosos no mercado, hoje?

R.M.: Sim, os smartphones, realmente, estão mais frágeis e muitos parecem ter sido criado para apresentar defeito em um certo tempo de uso. Mas, o legal dos aparelhos mais modernos são as infinitas possibilidades de uso comercial e particular. Temos como exemplo a linha Galaxy S 10, em diante, que possibilita transformar o PC ou Smart TV em um computador para home office. Eu mesmo já uso esse recurso para trabalho.

  

C.V.: O senhor conserta os celulares sozinho ou tem uma equipe que colabora? Como é administrado o serviço?

R.M.: No início era somente eu. Meu irmão entrou no ramo logo depois e, com o tempo, cada um estava com a sua própria assistência. Então, foi necessário montar uma equipe, que foi a chave para o crescimento da empresa: uma pessoa para atender aos clientes e fazer os feedbacks, um técnico para fazer os consertos e um auxiliar para dar suporte em buscar as peças no fornecedor e cuidar da preservação da empresa.

 


C.V.: Em sua opinião, tem algo que o celular ainda não faz e poderia fazê-lo para tornar a vida do usuário mais prática?

R.M.: Bom, até o presente momento não consigo imaginar algo que um celular não faça. Mas, assim como nos anos anteriores, a tecnologia e a evolução humana nos surpreende todos os dias. Certamente, iremos nos deparar com possibilidades que, num dado momento, pareceu ficção.

C.V.: Quais dicas poderia dar no tocante à durabilidade do aparelho de um celular?

R.M.: Em um futuro não muito distante, os celulares não irão mais precisar de um conector USB para alimentar a bateria e transferir dados. Também não iremos vir cavidades para passagem de som do alto-falante, microfone e auricular. Mas, por enquanto, precisamos tomar cuidados com os resíduos que acumulam no conector USB, que geram problemas no carregamento, e com as exposições em locais e ambientes úmidos, que podem causar problemas por oxidações.

 

 

C.V.: Quais são as suas redes sociais?

R.M.: Sou conhecido como "Rafael Mestre" e as minhas redes sociais são:  no Instagram @rafaelmbq e @supremosceloficial, e no site www.metodosupremos.com.

 

Fotos: Arquivo pessoal de Rafael Miranda


 


Levar as mensagens e informações com qualidade e precisão não contribui somente para valorizar o Agro, mas também é essencial para agregar valor para todos os elos envolvidos e contribuir para a boa reputação do setor como um todo. Este é o foco central do 14º Congresso de Marketing do Agro ABMRA, iniciativa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), programado para o dia 14 de setembro de 2022, entre 8h e 18h, no Blue Tree Transatlântico, em São Paulo.


Com o tema "A Comunicação como Agregadora de Valor e Condutora da Boa Reputação do Agro", o Congresso terá cinco painéis que se complementam de forma a passar uma visão macro dos benefícios da comunicação multiplataforma, feita com qualidade em todas as etapas – do briefing, passando pelas validações, peças e divulgação ao mercado.


"Nossa proposta é debater temas que ajudem a elevar a imagem do Agro. Vamos apresentar conteúdos que ajudam as empresas a se comunicarem melhor com os produtores rurais e com todos os demais elos da cadeia produtiva. Pode parecer uma tarefa simples, mas a prática demonstra que há muitos desafios para levar as mensagens certas para os vários públicos", explica Ricardo Nicodemos, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA).


"Há diversos exemplos emblemáticos que mostram claramente que as empresas não estão sabendo se comunicar com um dos principais setores da economia. Reunimos em um único evento cases de sucesso, palestrantes internacionais e representantes de entidades e setores que ajudarão a mostrar os melhores caminhos para a comunicação e o marketing", reforça Nicodemos.


No total, 20 especialistas compartilharão experiências e estudos com o compromisso de contribuir com ideias inovadoras. Os painéis são: "O Valor da Imagem e da Reputação Para uma Marca"; "Qual o Perfil do Produtor Rural e o que Pensa a População sobre o Agro"; "Agregar Valor aos Produtos para Fortalecer os Produtores e o Agro"; "Na Era do Digital, a Importância do Cross Mídia"; e "Na Comunicação Tudo é Possível, Mas Nem Tudo Convém".


Destaque, ainda, para duas palestras internacionais com cases emblemáticos que mudaram a história de importantes cadeias produtivas. Stephen James, diretor do projeto "Got Milk", da Associação dos Produtores de Leite da Califórnia (EUA), contará a história desta campanha longeva, veiculada desde 1993 e que foi responsável pelo sólido crescimento do consumo de leite nos Estados Unidos.


Outro caso é 'Avocados From Mexico', tradicional anunciante do Super Bowl, final do futebol norte-americano, em que cada comercial de TV de 30" custa em torno de US$ 5,5 milhões (cerca de R$ 29 milhões). Ivonne Kinser, vice-presidente de marketing do 'Avocados From Mexico', falará sobre os fundamentos desse projeto de comunicação e de propaganda, que levou a marca a um patamar não imaginado.


"O Congresso é dirigido a profissionais de comunicação e marketing das empresas, agências, instituições privadas e públicas e veículos de mídia. A programação é intensa e diversificada e foi elaborada para impactar os participantes com visões e insights que servirão como inspiração para a construção de grandes e exitosas estratégias de comunicação. Esperamos todos no dia 14 de setembro", complementa Liliane Bortoluci, Diretora da ABMRA e responsável pelo Congresso.


Para mais informações, programação e inscrições, acesse: http://www.congressoabmra.com.br/

Evento: 14º Congresso de Marketing do Agro ABMRA

Data: 14 de setembro de 2022

Horário: 8h às 18h

Local: Blue Tree Transatlântico - Av. Cecilia Lothemberg, 130 - Chácara Santo Antônio – São Paulo (SP)

Inscrições: http://www.congressoabmra.com.br/