A
Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do
Estado de São Paulo, apresenta Jonathas de Andrade: O rebote do bote,
a mais abrangente exposição do artista organizada até o momento. Com
curadoria de Ana Maria Maia, curadora-chefe da Pinacoteca de São Paulo, o
projeto, que ocupa o quarto andar da Pinacoteca Estação, oferece ao público
um panorama da produção realizada por Jonathas durante os últimos quinze
anos.
Dividida
em três salas, cada qual pensada como um núcleo conceitual, a mostra apresenta
a produção deste artista que se dedica a construir abordagens e vivências, nas
quais o acesso ao outro e às diferenças é motivado pelo desejo e,
consequentemente, também carregado de performances do poder, disputas e
questões éticas. “A ideia era percorrer momentos diferentes da carreira de
Jonathas de Andrade, mas sem necessariamente criar uma cronologia. Pensamos em
grandes temas, mas o fio condutor foi entender os aspectos dessas relações que
ele propõe com pessoas, com colaboradores, personagens dos trabalhos”, afirma
Ana Maria Maia.
Na
sala 1, intitulada “Corpo para Jogo”, a narrativa da mostra começa apresentando
a sexualidade em um conjunto de obras que incorrem em tematizações da
masculinidade e do homoerotismo. Vemos suas passagens por cidades, arquivos e
histórias e, por meio delas, percebemos que a busca desse corpo é a todo tempo
carregada de perigos e promessas.
Na
sala 2, intitulada “Jogos de Corpos”, existe uma reflexão sobre as dinâmicas de
alteridade, dotadas de mecanismos de escuta, colaborações e resistência. O
artista costuma refletir sobre questões laborais e negociações constantes de
lugares, agências e memórias sociais. Representado no exercício de sua
ocupação, o trabalhador encontra formas de resistir ao olhar fotográfico; sua
excelência no manejo do ofício torna-se
ferramenta para tensionar o fetiche e disputar a direção da cena.
O
destaque fica por conta da obra inédita Museu da Caravana do
Nordeste (2022), que funciona como um desdobramento da obra Cartazes
para o Museu do Homem do Nordeste (2013) [pp. 7, 102-105],
adquirida para o acervo da Pinacoteca pelo Programa de Patronos da Arte Contemporânea,
em 2017, e atualmente em exposição na apresentação do acervo do museu.
Também
se destaca a obra Teatro das Heroínas de Tejucupapo (2022), em
primeira exibição no Brasil e que apresenta uma encenação da batalha ocorrida
no séc. XVII, na Zona da Mata de Pernambuco, na qual tropas holandesas foram
expulsas do vilarejo por um grupo de mulheres. A presença desse trabalho nessa
sala abre caminhos para pensar a questão de gênero, que na história e na
pesquisa estética de Jonathas é predominantemente abordada por um viés da
masculinidade.
A
sala 3, intitulada “Escalas de devoração”, aborda o jogo tenso de convívio e
cuidado, preservação e saque, nos âmbitos sociais, institucionais e ambientais.
A curadoria provoca um encontro de obras de tempos distintos. A peça Nostalgia,
sentimento de classe (2012) traz o tema da arquitetura modernista, que
por um bom tempo foi amplamente explorado pelo artista. A instalação discute a
ideia de que, quando o patrimônio arquitetônico não é tratado como um bem
coletivo, ele só resiste como fetiche, como posse. A obra envolve as paredes
externas da sala do vídeo Nó na garganta (2022), obra
comissionada e produzida pela Fondazione In Between Art and Film, que fez parte
da instalação Com o coração saindo pela boca, exibida no Pavilhão
do Brasil na 59a Bienal de Veneza. Nele, se estabelece
uma relação limítrofe entre os cuidadores de um zoológico e diversas cobras.
Nessa
sala é também apresentado o projeto Decalque Estilhaço (2022),
o primeiro exercício de autorrepresentação na carreira de Jonathas, que sempre
se dispôs a mostrar a figura do outro e do coletivo. A obra evoca o começo de
um processo criativo no qual colocar-se em cena, tornar-se imagem, é parte do
exercício artístico e político de se implicar.
A
mostra terá um catálogo bilíngue, que será vendido nas lojas físicas e on-line
do museu. A Pinacoteca ainda produzirá um vídeo e um tour virtual para serem
disponibilizados ao público no site do museu ao longo da exposição.
A
exposição Jonathas de Andrade: O rebote do bote tem patrocínio
do Iguatemi (cota bronze).
SOBRE JONATHAS DE ANDRADE
Jonathas
de Andrade (1982, Maceió) vive e trabalha na cidade de Recife. Em quinze anos
de carreira, criou obras que revisitam imaginários socioculturais, sobretudo
referentes à região Nordeste do Brasil, e trazem à tona questões de gênero,
classe e raça, com frequência apropriando-se, como suporte, da fotografia, de
vídeos, de instalações e de coleções.
Já
realizou mostras solo em diversas instituições, como The Power Plant, no Canadá;
New Museum, em Nova York; Museu de Arte de São Paulo (Masp); Alexander and
Bonin Gallery; Museu de Arte do Rio; Instituto Banco Real; Fundação Joaquim
Nabuco; Musée d’Art Contemporain de Montréal; e Kunsthalle Lissabon, em Lisboa.
Participou
de residências artísticas em Darat al Funun, Amman, na Jordânia; Wexner Center
for the Arts, Columbus, Estados Unidos; Gasworks / Train Residence Programme,
Londres, Inglaterra; Casa Maauad, Cidade do Mexico; e A Tale of a Tub,
Rotterdã, Holanda. E esteve em mostras coletivas como a 29a e
a 32a Bienal de São Paulo; Sharjah Biennial 13; 12a Bienal
de Lyon, na França; 2nd New Museum Triennial, em NY; 7a Bienal
do Mercosul, em Porto Alegre; 10th Gwangju Biennale, na Coreia; 32a Panorama
da Arte Brasileira; When Attitudes Became Form Become Attitudes, CCA Wattis
Institute for Contemporary Art, em San Francisco; Histórias Mestiças, Instituto
Tomie Ohtake, em São Paulo; 12a Bienal de Istambul, na
Turquia, entre outras.
SOBRE A PINACOTECA DE SÃO PAULO
A
Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção
brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas
do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do
Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte
brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais. A
Pina também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de
abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo.
Jonathas de Andrade: O rebote do bote
Período: 24.09.2022 a 28.02.2023
Curadoria: Ana Maria Maia
Edifício Pina Estação
Largo
General Osório, 66, São Paulo, SP, 4o andar
De
quarta a segunda, das 10h às 17h
Gratuitos
todos os dias
Ingressos
no site ou na bilheteria da Pinacoteca
Tel 11 3335.4990
Redes sociais da Pinacoteca de São Paulo
pinacotecasp
Instagram | Facebook |Twitter | Linkedin | Spotify | TikTok |
Foto:
Divulgação