Gustavo Pinheiro em Itaipú
27 novembro 2009 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 09:21 | Marcadores: ShowSabado tem... Vocabulario... Em São Paulo
26 novembro 2009 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 16:48 | Marcadores: EventosEntrevistas com artistas da Cowparade São Paulo
Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 10:48 | Marcadores: Eventos, GenteO site oficial da Cowparade www.cowparade.com.br coloca no ar a série de “Curtomentários” de Glauco Lima sobre a criação das vaquinhas para essa edição da Cowparade São Paulo 2010. Já podem ser acessadas as entrevistas com Laura Sobral que assina a Cicowvia, um incentivo ao uso da bicicleta para melhorar a poluição e Patrícia do Nascimento falando sobre a Cowgestionamento, uma visão bem humorada do caos que é o trânsito na cidade.
Glauco Lima, designer gráfico é formado em Propaganda e Design nos EUA. Assina uma série de “curtomentários” que relatam o mundo a sua volta e a Cowparade foi escolhida como um dos assuntos. Tem seu próprio blog onde relata e expõe tudo que é criativo e chama sua atenção www.robotactivate.com
Além dos “curtomentários”, quem acessar o site da Cowparade poderá assistir ao vídeo e ver fotos das etapas de criação das vacas que estarão pastando pelas ruas de São Paulo nessa edição 2010.
A CowParade SP 2010 acontecerá de 22 de janeiro a 21 de março, na capital.
CowParade São Paulo 2009 - Circuito das Vacas
De 22/01/2010 a 21/03/2010.
Realização: Toptrends e Farah Service
Apoio: Prefeitura da Cidade de São Paulo
Patrocínio Master: Ipiranga
Para patrocinar uma escultura: Entre em contato com a Toptrends.
Entidades beneficentes: Fundação Gol de Letra e outras
Mais informações:
www.toptrends.com.br
www.cowparade.com.br
www.cowparade.com.br/sp
Pura sintonia – uma análise sobre o rádio
24 novembro 2009 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 20:58 | Marcadores: Edson Soares, RádioMesmo com tantas novidades tecnológicas, o rádio ainda é um meio de comunicação para muita gente. Numa época em que os jornais, que todos os dias encontramos em forma impressa nas bancas, também atualizam as notícias por minuto através de seus sites na internet, sempre se encontra alguém antenado no “aparelhinho” de pilha. Esse crédito é antigo e o rádio já foi referência-maior para muitas gerações desde seu surgimento no Brasil em 1922. Através do veículo, pessoas comuns se tornaram celebridades, como os cantores do rádio, como Cauby Peixoto, Emilinha Borba, Marlene e dezenas de outros que fazem shows pelo país afora até hoje. Além destes, locutores como Aroldo de Andrade, Alberto Brizola e José Carlos Araújo se tornaram grandes comunicadores e ganharam a confiança do público.
Mas, o rádio não se perdeu no tempo e ainda converge com outras mídias. Um exemplo disso é a coluna “Show do Antonio Carlos” no caderno “Diversão” do jornal “Extra”. Respeitado no meio radiofônico e porta-voz da população, o locutor traz para a página do jornal impresso aquilo que apresenta no rádio, diariamente. Entrevista com artistas, indicações de filmes e o quadro “Recordar é viver”, onde faz uma pergunta sobre personalidades do mundo artístico, cita opções e dá a resposta certa no dia seguinte em seu programa na Rádio Globo. Um meio de comunicação em “sintonia” com o outro, complemento que prova o quanto esse tipo de confluência pode dar certo. Como tem dado.
Também ganhando mídia, o rádio foi tema de discussão no “Repórter Brasil” da TV Brasil (antiga TVE) no dia 12 de novembro. Numa pesquisa feita recentemente sobre qual o veículo que tem mais credibilidade do público, o rádio ficou em primeiro lugar; em segundo, a internet e, por último, a TV. Impressionante. Visto isso, o telejornal foi às ruas e perguntou aos transeuntes: “Em tempos de internet, qual é o meio que você usa para se informar?”. As respostas divergiram, mas o rádio ainda assim aparecia. Quem é rei nunca perde a majestade, não é mesmo?
Talvez essa afeição seja pela fantasia que o rádio cria na cabeça dos ouvintes... Aquela voz... Aquele locutor... Aquela locutora... Esse aparelho que apenas com um botão gera uma voz e fala direcionado a quem está do outro lado, alcança seu objetivo, fala aos corações, dá a chance de se interagir, o ouvinte pode ligar e ouvir seu nome “no ar”... Quantos já casaram devido aquele oferecimento musical... Uns conseguiram emprego; outros prêmios, reconhecimentos... Uma “pura sintonia” capaz de manter um casamento tão duradouro entre meio de comunicação e ouvintes. Bem verdade, na travessia do Século XXI, o rádio ainda serve como uma forte arma para construção de cidadania, sempre com ênfase à utilidade pública.
A propósito: já ligou seu rádio hoje?
Projeto BANDA LARGA no Rio
19 novembro 2009 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 13:37 | Marcadores: EventosEncerramento, SÁBADO, no polo de CABO FRIO
Abertura Oficial, em NOVA FRIBURGO, DOMINGO, dia 22/11
com a apresentação da SOCIEDADE MUSICAL EUTERPE FRIBURGUENSE
(A "CENTENÁRIA DAS CENTENÁRIAS" das bandas civis do Estado do Rio)
No próximo domingo, dia 22, o projeto Banda Larga - da Secretaria de Cultura do Estado do RJ, em parceria com a ASBAM RJ (Associação Bandas Civis do Rio de Janeiro) - chegará ao seu terceiro polo regional, no município de Nova Friburgo.
No dia anterior, haverá o encerramento, com festa e entrega de certificados em Cabo Frio. O projeto está sendo desenvolvido, durante toda esta semana, na Região dos Lagos. Oficinas , seminários e workshops, com professores conceituados e premiadíssimos em suas áreas, para músicos iniciantes, geralmente autodidatas, entre crianças e adolescentes. Aulas de instrumentos de percussão e sopro, regência, e ainda de reparos e limpeza de instrumentos musicais. Novidades que estavam despertando o interesse dos jovens e entusiasmados aprendizes antes mesmo do início do projeto, domingo passado.
Em Nova Friburgo, o Banda Larga será realizado entre os dias 22 e 28 de novembro. Na abertura oficial, presenças dos diretores (e presidente ) da ASBAM RJ, e das mais expressivas autoridades do Município e da Secretaria Estadual de Cultura (patrocinadora oficial do projeto de revitalização e atualização das bandas civis do Estado). A cerimônia de abertura contará com a presença da "centenária das centenárias": a Sociedade Musical Euterpre Friburguense, sob a regência do maestro Nelson José da Silva Neto. A banda nasceu no dia 26 de fevereiro de 1863, e é uma das bandas mais antigas, em atividade, da América Latina.
Na quarta-feira, será a vez da banda (que nasceu de uma dissidência, e com ex-integrantes da Euterpe) S.M.B.Campesina Friburguense. No encerramento, professores e alunos irão apresentar-se num grupo, apropriadamente, batizado de "BANDA LARGA".
Danny Glover e Lino Corrêa no Rio de Janeiro
18 novembro 2009 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 09:44 | Marcadores: Cinema, Cultura, GentePor Lino Corrêa
Estar participando do "III Encontro de Cinema Negro Brasil África e Américas" através do nosso longa "Trilhos De Sangue" do cineasta Wavá de Carvalho, com roteiro de Alexandre Darshan, onde defendo o personagem Dionísio, tem sido um aprendizado a mais na minha incessável sede pela sétima arte. Além do nosso filme ter sido bem recebido pela platéia, que lotou o tradicional Cinema Odeon na Cinelândia (Centro do Rio), nos dias 14 e 15/11/09, assistir a documentários tocantes, como "O Dia Da Posse De Obama" do cineasta e ator Lázaro Ramos, que me falou num depoimento exclusivo que estamos provavelmente entrando num novo ciclo de esperança através do primeiro presidente negro norte americano que sugere maior sensibilidade humana. Também um outro filme tocante foi "Os Doze Discipulos de Mandela" do cineasta norte americano Thomas Allen Harris. Ele me falou em depoimento que gravei sobre seu amor ao Brasil; ele é considerado uma importante voz na comunidade internacional de filmes.
Um dos pontos altos de tantas exibições, debates, e encontros fundamentais para que a igualdade de direitos seja melhor nivelada entre os cariocas, brasileiros, e os povos em geral, aconteceu no dia 16/11/09 no Espaço Tom Jobim no Jardim Botânico, quando o curador desse evento fantástico, Zózimo Bulbul, convidou para uma mesa grandes nomes de expressão cultural, o espaço Tom Jobim estava lotado de atores que fazem a real história do nosso cinema como: Carlo Mossy, Amir Haddad, Ruth De Souza, Sandra Barsotti, Milton Gonçalves, entre outros, o desabafo do militante ícone negro e curador Zózimo Bulbul foi emocionante quando disse que eventos como esse são indispensáveis para a libertação do povo da "telinha da TV" que além de não corresponder a identidade real do povo brasileiro, ainda causa uma inquestionável e retrograda alienação na massa, ainda acrescentou que esse Festival de Cinema Afro Carioca ontem teve uma presença maior de jornalistas e da mídia porque o grande ator norte americano Danny Glover se fazia presente na mesa dos convidados ao lado de outros grandes formadores de opinião cultural como: Mansour (Senegal), Rigoberto Lopez(Cuba), entre outros.
O Ator Danny Glover foi aplaudido pela platéia vip que se senbilizou não pelo mega star de filmes como: "A Cor Púrpura", "Máquina Mortífera", "Ensaio Sobre A Cegueira", "Jogos Mortais", "Viagem Sem Volta", entre tantos sucessos consagradores, mas em especial por mostrar para todos seu melhor personagem que é de um ativista político em benefício da posição do negro no mundo, e esbanjou simpatia a todos presentes.
Portanto, fica aqui o meu registro desse Festival de Cinema tão importante para nosso país, e porque sei que pessoas como você irá me ajudar a divulgar essa ideologia tão fundamental de igualdade na arte e na vida de cada brasileiro que tem na sua maioria uma pele de todas as raças direta ou indiretamente, e que essa nossa pluralidade cultural possa nos levar a real potência do nosso país ainda não descoberta.
Foto: Divulgação
Leilão 'Desapego dos Astros e Estrelas' movimenta o Rio
12 novembro 2009 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 09:26 | Marcadores: Eventos, GenteO Leilão do "Desapego dos Astros e Estrelas", realizado na noite de terça-feira (dia 10 de novembro), na Casa da Matriz Rio de Janeiro, para arrecadar fundos para a montagem do espetáculo "Sorria, você está sendo roubado" foi um sucesso. A peça será encenada pelos alunos da ONG Palco Social, com texto de Rogério Blat e direção de Ernesto Piccolo. A anfitriã e madrinha do grupo, Cláudia Rodrigues (na foto em destaque), estava muito animada e nos bastidores fez muitas brincadeiras a cerca do valor inicial do leilão (R$ 1,99). Mesmo depois do apagão, o evento continuou e só parou porque o calor estava insuportável. Os óculos da Gucci, doado por Pedro Garcia Neto, que esteve presente no evento, foi arrematado por R$ 90,00; a camisa Dolce Gabanna, de Edson Celulari ,ficou em R$ 70,00; o vestido de Malu Mader ficou em R$ 70,00; o creme dental russo e os troféus da atriz Guta Estresser foi arrematado por R$ 40,00.
O "Cultura Viva" parabeniza os organizadores pela idéia geniosa do evento!
Foto: Fabrício Machado