Curso e degustação de vinhos da África do Sul por Giuliana Ferreira

29 junho 2013 |

Promovido pela sommèliere Giuliana Ferreira, diretora de serviços da Associação Brasileira de Sommeliers, o curso “Vinhos da Africa do Sul” apresentará as caracteristicas da bebida, as uvas utilizadas e a cultura que envolve a tradição da produção. Os participantes poderão apreciar rótulos da Boschendal Manor & Winery, uma das principais vinicolas daquele país. O workshop acontece no dia 4 de julho, das 20h às 22h, na Vila Madalena.

Giuliana Ferreira
 
Em um mercado dominado por homens, a sommelier Giuliana Ferrera se destaca não apenas por ser uma das poucas mulheres de sucesso no ramo, mas também pela maneira como enxerga o vinho junto a situações e temas cotidianos nunca explorados ou relacionados. Estilosa, descolada e dona de uma personalidade cativante, a Sommelier nos convida a conhecer este universo como nunca visto antes.


          
Vencedora dos principais prêmios em sua especialidade, Giuliana circulou mundo afora acumulando diversos cursos para seu currículo, e sentiu a necessidade de que o aprendizado sobre vinhos fosse mais leve, criativo e menos intimidador. 
 
Curso: Vinhos da África do Sul
Data: 4 de julho, quinta-feira
Horá¡rio: 20h às 22h
Local: Rua Rodésia, 497, Vila Madalena (travessa da Fradique Coutinho, altura 1.700)
Inscrição: R$ 50,00 (10% de desconto p/ acompanhante)
 
Foto: Internet

SESI Cultural promove quarta edição do X-Tudo Cultural

27 junho 2013 |

Mostra reúne manifestações artísticas de teatro, dança, música, artes plásticas, Hip-Hop e cultura digital.
A entrada é franca para toda programação, que acontece no Teatro SESI Centro.
Retirada de senha uma hora antes na bilheteria do teatro. 



O SESI Cultural promove, entre os dias 11 e 24 de julho, a quarta edição do X-Tudo Cultural.

O X-Tudo é uma mostra que envolve diversas manifestações artísticas e tem como objetivo a democratização da cultura no Rio de Janeiro. O projeto oferece ao público um panorama do cenário cultural carioca e proporciona a chance de reconhecimento a artistas de todas as idades e classes sociais.

Em mais uma edição, a mostra X-Tudo Cultural SESI traz ao Rio de Janeiro sua reconhecida qualidade em apresentações de teatro, dança e música, além da beleza das artes plásticas. Para manter uma receita de sucesso, a regra é preservar o que vem dando certo, mas quando o assunto é o X-Tudo, novos ingredientes são bem vindos e tornar essa mistura ainda mais deliciosa é o grande desafio.

Em 2013, o projeto amplia a oferta de atividades e inclui no evento a Cultura Digital e o Hip-Hop, fortalecendo seu compromisso junto à Indústria Criativa. Além disso, estimula a interação dos artistas participantes com profissionais reconhecidos em seus segmentos, através da realização de oficinas e palestras gratuitas.

Dentro da programação, acontecem as primeiras atividades do SESI Cultura Digital elaborado por Ivan Ramos, funcionário do Sistema FIRJAN. Vencedor do Programa (+) ideias, que incentiva a geração de ideias com potencial de inovação, o projeto traz novas tecnologias, promovendo a troca de experiências e apresentações de trabalhos audiovisuais e desenvolvimento de softwares.

A outra novidade é o Terra do Rap [Ponte Rio-Lisboa], primeiro evento de cultura Hip-Hop que promove o intercâmbio entre países de língua portuguesa. O projeto inclui palestras, performances com novos talentos, shows exclusivos com artistas de Lisboa e do Rio de Janeiro, além de uma homenagem ao Deejay Afrika Bambaataa.

Nesta quarta edição, não falta o incentivo à troca de experiências e vivências artísticas, através de oficinas e palestras com nomes consagrados, como: Chico Diaz (teatro), Anyel Aram (dança), Leo Arruda (música), Henrique Roscoe (cultura digital) e Dama Bete (hip-hop).

Além de Ivan Ramos, a curadoria do X-Tudo conta com grandes nomes no mercado cultural, como Miguel Colker, Leo Feijó e Charles Siqueira, que elaboraram cuidadosamente a programação do evento, assim como as oficinas e palestras. Já a escolha dos espetáculos teatrais ficou por conta do Edital SESI Cultural.

Hoje, o X-Tudo é reconhecidamente um dos grandes projetos do Sistema FIRJAN e um dos mais atuantes no cenário artístico do estado do Rio. É o SESI Cultural atuando como vetor importante na valorização da nossa identidade. Até porque, quanto mais cultura, mais informação, mais conhecimento, mais cidadania.
X-Tudo Cultural SESI 2013
De 11 a 24 de julho
Teatro SESI Centro - Av. Graça Aranha, 01 – Centro.
Entrada Franca

CURADORES CONVIDADOS PARA MOSTRA
DANÇA: Miguel Colker
ARTES PLÁSTICAS: Charles Siqueira
MÚSICA: Leo Feijó
CULTURA DIDITAL: Ivan Ramos
TEATRO: Edital SESI Cultural


Para mais informações: cultura.arte@firjan.org.br ou acesse o site www.firjan.org.br/sesicultural

'O Coronel que virou Santo' em Rio Bonito

|


'Tom de Classe' na Casa de Artes de Paquetá

|


Tom de Classe! Andreia Carizzi, segundo violino do Quarteto Radamés Gnattali fará um recital de violino, dia 29 de junho às 12h30, na Casa de Artes Paquetá, acompanhada ao piano por João Elias.
Para esse concerto Andreia escolheu obras importantes do repertório para violino de Paganini, Kreisler e Khachaturian.
Música para se ouvir várias vezes! Não dá pra perder! A entrada é franca!

Foto: Divulgação

Marcha para Jesus em Rio Bonito

|


The Fevers faz turnê de sucessos e promete novo álbum

26 junho 2013 |

O grupo The Fevers permanece de mala e cuia na estrada para comemorar o sucesso da turnê "Vem Dançar". A banda, que fechou 2012 com mais de 100 apresentações pelo Brasil e exterior, também  está selecionando um novo repertório para o álbum que será gravado ainda este ano. Nas próximas semanas, o conjunto estará se apresentando no Estado do Rio de Janeiro (interior e capital); em cidades do Paraná, Espírito Santo, Ceará, Minas Gerais e em Brasília.
 
Nos dias 27/6, o The Fevers estará no Itashow, em Itaboraí; 29/6, em Termas do Gravatal (Hotel Internacional), no Paraná; e em05 de julho no Espírito Santo, no Parque de Exposições da cidade de Guaçuí. Nos espetáculos, muita música dançante (o título de "Vem Dançar" não é mera coincidência), inúmeros hits da carreira e, claro, os sucessos que ganharam às telinhas como temas de novelas famosas.
THE FEVERS - Foto: CARLOS MOURE
 
 
Com direção geral de José Carlos Marinho, o espetáculo  da "banda mais popular do Brasil " tem balançado as pistas com canções inesquecíveis, como :"Mar de   Rosas", "Vem  me ajudar", "Cândida", "Já Cansei", “ Agora eu Sei”, "Marcas do que se   foi", "Pra cima,  pra baixo" e "Elas por Elas" , Dentre as registradas no álbum "Vem dançar", destaque  para "Vai e Vem" (Michael Sullivan e Alex Cohen) e "Vício sem  Cura"(Rogério "Percy" Lucas e Robson  Lucas),  mas também para as regravações de "É preciso saber viver" (Roberto e  Erasmo Carlos),  "Hey Jude" (Lennon & McCartney – Vs.: Rossini Pinto) e "Eu nasci há 10 mil anos atrás" (Raul Seixas e Paulo  Coelho).
  
A BANDA MAIS POPULAR DO BRASIL
 
Ao longo de  quase cinco décadas de carreira, o sucesso da banda foi reconhecido de várias maneiras. Como resultado de uma pesquisa popular, o programa Fantástico, da Rede Globo, concedeu ao  The Fevers o título de a  “Banda Mais Popular do Brasil”. Pela indústria fonográfica,  conquistou  28 Discos de Ouro, 5 de Platina, 2 de Platina Duplo, 1 de Diamante, Disco de Ouro e Platina em Portugal, Prêmio Sharp como “Melhor Grupo”,  Prêmio “Destaque Popular”, da Rádio Difusão, em 1999, Prêmio Petrobrás Rio Show 2005, 2006 e 2007, Prêmio Portuguese Cultural, Mississauga, Canadá, em 2009, Prêmio Festa Nacional da Música em Canela, RS, Edição 2010 e em 2011, a indicação ao 22º. Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Grupo / Canção Popular. Uma bela carreira no Brasil e exterior,  com números impressionantes ao atingir a marca de treze milhões de cópias vendidas entre vinil, cassete, compactos, cds, dvds. E  uma média de, no mínimo, 100 apresentações por ano até hoje.
 
THE FEVERS - FORMAÇÃO
 
The Fevers é formado por: Luiz Cláudio (vocal), Liebert Ferreira (contrabaixo), Miguel Ângelo(teclados), Rama (guitarra) e  Otávio Monteiro (bateria).

Salão Gonçalense de Desenho promove evento

25 junho 2013 |



Evento de Administração tem presença do presidente do CRA-RJ

20 junho 2013 |


De 27 a 29 de maio, a Faculdade Cenecista de Rio Bonito (Facerb) comemorou seu quarto aniversário. No dia 27 aconteceu o Fórum de Meio Ambiente com diversos palestrantes professores da instituição – evento organizado pelo quinto período do curso de Administração. Os dias 28 e 29 foram reservados para a Terceira Jornada Acadêmica com a presença dos palestrantes Hylisson Mataruna dos Santos (coordenador do curso), Herivelton Nunes Paiva, Rafael Diniz e, no dia 28, o professor Wagner Trindade. No último dia, esteve presente o presidente do Conselho de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), Wagner Siqueira, que falou sobre Moral, Ética, Lucro e a Necessidade que o Brasil tem de profissionais de Administração. “Nós temos hoje seis milhões de empresas. Precisamos de seis milhões de administradores formados; temos apenas um milhão. A cadeira que está vazia agora, em muitas empresas, muitas vezes está ocupada por pessoas sem formação que aprenderam fazendo e foram respeitadas por isso, mas precisamos de profissionais. Precisamos de administradores no Governo, nas ONGs... Por que não no Terceiro Setor?”, enfatizou.

A programação do dia 29 de maio foi organizada pelos alunos do quarto período do curso de Administração e o jornalista Flávio Azevedo foi convidado para apresentar o evento. Na abertura o Diretor da Facerb, Carlos Alberto de Moura Machado, mais conhecido como “professor Betinho” destacou a relevância de Siqueira na faculdade. “Ter a presença do presidente do CRA-RJ conosco é uma honra. Agradeço imensamente. O Conselho esteve presente aqui nesses quatro anos do nosso curso. Muito obrigado!”, frisou. Também compareceram, durante a programação, a Prefeita Solange Almeida e, no dia 29, a Secretára Municipal de Educação Lucy Teixeira.

Com a presença de dezenas de jovens e estudantes de Rio Bonito e municípios vizinhos, no dia 29 de maio compareceram alguns alunos do curso Técnico de Meio Ambiente da Escola Técnica Andreas Brunner (Etab), em Tanguá. O discente Leonardo Conceição Silva aprovou a palestra do Administrador Siqueira. “Dos três dias em que participei, esta foi a melhor palestra. Foi mais objetiva e falou com mais clareza. Prendeu mais a nossa atenção”, opinou. No término, a aluna Bruna de Miranda Martins homenageou o palestrante com uma placa em forma de agradecimento. A platéia aplaudiu. Ainda esteve presente, nessa data, o vice-presidente da área de Fiscalização e Registro do CRA-RJ, Clóvis Pereira, representando a Assessoria de Relação Acadêmica Francisco de Jesus.


Visando incentivar os futuros administradores, Siqueira evidenciou que uma organização precisa de pessoas, resultados, hierarquia e que o desafio do administrador é saber como realizar os objetivos da empresa através dos objetivos dos clientes e fez uma ressalva. “Em Rio Bonito podemos ter os melhores administradores do Brasil. Aqui nós temos professores e vocês tem acesso ao conhecimento da Administração. Vocês são intelectuais e precisam continuar. Não parem por aqui, mas procurem ler sempre, assistir palestras. O curso termina em junho, mas continuem”, advertiu.

Foto: Divulgação


Gilson Peranzzetta & Mauro Senise em Paquetá

|


22 junho sábado 18h30 Ingressos R$ 10,00
Casa de Artes Paquetá - Praça de São Roque, 31 – 3397 0517

 Em função do jogo Brasil x Itália, a apresentação será às 18h30.

Oswaldo Montenegro no Municipal de Niterói

16 junho 2013 |


Oswaldo Montenegro está de volta ao Teatro Municipal de Niterói e, desta vez, com o novo espetáculo, "De Passagem", nos dias  28 e 29 de junho, sexta e sábado, às 21 h. As apresentações terão ingressos a preços absolutamente populares. A produção é da VerastarCriações Artísticas e Culturais, e a direção de produção é assinada por Rita Vilani.

Premiado no cinema e no teatro, Oswaldo Montenegroretorna à estrada  com o espetáculo intitulado  “De Passagem” (nome também do seu novo e elogiado álbum).  No show, um repertório que mistura músicas inéditas e claro, seus grandes sucessos. Empunhando a viola de 12, de 6 e teclado, ele subirá ao palco acompanhado pelaflautista Madalena Salles, sua companheira profissional há quase 40 anos. "Além da multiplicidade de estilos, doxaxado ao blues, balada, baião, canção, ele conjuga ceticismo, rebeldia e dialética nas letras, suas (na maioria) e de outros autores”, diz o crítico Tárik de Souza,  endossando o reconhecido talento de Oswaldo.

 O disco já produziu dois sucessos: “A vida quis assim” e “Eu quero ser feliz agora”, nas rádios brasileiras e na web, e o novo espetáculo é um mosaico do  trabalho de um artista  conhecido pela personalidade  polêmica e genialidade artística.

Oswaldo Montenegro "De Passagem"
Dias 28 e 29 de junho - sexta e sábado - 21 horas
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35 • Centro• Tel: (21) 2620-1624.
Entrada:   R$ 60,00 (inteira) e R$30,00 (meia)
Classificação etária: LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS
 Para ingressos antecipados, a bilheteria abrirá de terça a sexta, das 10 às 18 h. Sábados e domingos, das 15  às 18 h (caso não haja espetáculo infantil). Pagamento somente em dinheiro (Banco 24 h próximo ao teatro). Vendas on-line: www.ingresso.com. O Municipal abre suas portas 30 minutos antes dos espetáculos e tem acesso e facilidades para portadores de necessidades especiais. 


Foto: Eduardo Enomoto

Fabrisio Coelho lança livro no RJ

15 junho 2013 |


O dramaturgo e diretor de teatro Fabrisio Coelho, lança o livro “3 MULHERES 1 DESTINO”, fruto do espetáculo de teatro que  está em cartaz há mais de 5 anos, e agora registra em livro a história dessas 3 mulheres, a convite da editora Bartlebee. O espetáculo já foi assistido por mais de 100 mil pessoas, e recebeu elogios da crítica especializada, passando por diversas capitais do nosso pais.

O livro narra a historia de 3 Mulheres: uma dona de casa, desgastada por cuidar dos filhos e do marido, uma evangélica, virgem e fervorosa e uma empresária bem sucedida, que no íntimo é uma prostituta.


São 3 mulheres que passaram por toda transformação política e social dos anos 80, e que após 20 anos se reencontram para relembrar o passado e as mudanças que o tempo trouxe consigo. Com forte linguagem da expressão  feminina em tempos atuais, o livro fala  de mulheres que pensam, tem atitude e opinião, quebrando tabus de sexualidade, política e hábitos cotidianos de nossa sociedade, propondo questionamentos em uma linguagem direta, falando de mulheres que ao longo dessas transformações sociais e políticas aprenderam a se mostrar e não ter medo de se expor.

É uma historia bem humorada, com situações desconcertadas e improváveis na busca da identificação e espaço feminino, e o contraste de um passado, de mulheres que analisam mudanças sobre a forma que pensavam e acreditavam do que era a felicidade.

No teatro o espetáculo recebeu diversas indicações, incluindo sexólogos, devido o forte apelo á liberdade de expressão feminina.

O baiano Fabrisio Coelho, erradicado carioca, tem sob sua autoria e comando diversas montagens de teatro, onde assina direção e produções de sucesso, entre eles destacam-se as montagens “Quem Guenta Com Essa verdade?”, e o aclamado musical “Samba, suor e cerveja...” 

Lançamento do livro 3 MULHERES 1 DESTINO
Local: Casa da Leitura
Data: 25/06/2013
End: Rua Pereira da silva, 86, Laranjeiras, RJ.
Horário: 19h
Aberto ao publico

Fotos: Divulgação

Edson Soares lança primeiro livro em tarde de autógrafos movimentada

09 junho 2013 |


O jornalista Edson Soares lançou o livro "Reflexões da Vida" ontem, dia 8 de junho, às 14h, no segundo piso da Papelaria Real, no Centro de Rio Bonito (RJ), com a presença de vários amigos, familiares e admiradores. Compareceram pessoas do Rio de Janeiro, Niterói, Itaboraí, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Macaé e do próprio município. Entre eles, a professora que o alfabetizou no início dos Anos 80, Nilma Valente, além de outras conhecidas na cidade e fizeram parte da vida estudantil do jornalista, como Aldanir, Lucimar, Dora Maria e todas, muito emocionadas, prestigiaram o evento.

Num dado momento, Edson Soares levou à frente quatro pessoas que o ajudaram em sua formação como pessoa e profissional: sua mãe, dona Maria Soares, o contabilista Walmyr Figueiredo, a professora Sônia Vieira e a psicóloga Vera Vaz. Todos tiveram oportunidade para dar uma palavra e expressar a alegria que sentiam.

Entre os amigos de Edson, professores, advogados, jornalistas, médicos, psicólogos, enfermeiros, a cantora Sheila Sá e o pastor José Carlos Araújo da Primeira Igreja Assembléia de Deus em Rio Bonito foram dar um abraço ao amigo. Como fundo musical, Joe Vasconcelos, Mara Maravilha, Fabiano Motta e Danielle Rizzutti durante todo o momento. Uma tarde que ficou na história.

Confira alguns momentos:























































Fotos: Jornal CULTURA VIVA