Espetáculo 'Casa! Depois me conta' no Teatro Jorge Amado, em Salvador

19 março 2015 |



End.: Av. Manoel Dias da Silva, 2177, Uec Pituba, 41830, Salvador, Bahia

Datas e horários:

27 de março - 20h
28 de março - 20h 
29 de março -19h


Ingressos com desconto, ligue: (71) 2626-0032

Mais informações, ligue: (71) 3525-9720


Participe!

Show da Traditional Jazz Band em março no Flores

18 março 2015 |



Traditional Jazz Band

Dia 28 de Março

Couvert Artístico:
35,00 reais por pessoas( não inclui consumação)

Consumação mínima: 45,00 reais por pessoa

Reservas pelo telefone : 36758446

Funcionamento da casa : das 9H às 16H COM CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO

 das 19h às 23h com SHOW DAS 20H ÀS 22H


As reservas se efetivam a partir de um depósito antecipado do couvert artístico 

Para obter os nossos dados bancários ligar para (11) 36758446

Veja o cardápio no facebook flores na varanda: https://www.facebook.com/Flores.na.Varanda


Foto: Divulgação

Pastor e irmão de Nicole Bahls lança CD com musicas românticas

17 março 2015 |


Léo Bahls, lançou o CD "Meu Cais ", em Londrina (PR), recentemente. O pastor, que deixou seu posto para sair pelo Brasil a fora cantando, decidiu cantar músicas românticas e não gospel. 

A festa de lançamento aconteceu na Chácara Graciosa, onde Leo recebeu amigos e convidados ilustres. 

A cantora carioca Kellen subiu ao palco para cantar ao lado de Léo músicas de Roberto Carlos, o cantor sertanejo Vanuti (da dupla Vitor e Vanuti) também fez uma participação. 

A Miss Sheislane Hayalla marcou presença. A irmã Nicole Bahls não apareceu por motivos de agenda, no Rio de Janeiro.


Fotos: Paulo Wolfgang

Nicole Bahls posa de vestidinho para revista

|


Prestes a estrear seu primeiro programa de TV no canal pago, a ex-apresentadora do Pânico na Band, Nicole Bahls, estrela a edição de março da revista masculina "Colírio Girl".


Em bate papo para a publicação, a morena falou sobre sua carreira e revelou como foi a experiência de atuar no longa "Superpai", que ainda se encontra em cartaz nas principais bilheterias do país.


Mais novidades sobre a revista "Colírio Girl", visite a página www.coliriogirl.com.br.


Fotos: Vinny Nunes (Revista Colírio Girl)

Edson Soares visita exposição sobre a trajetória de Martin Luther King

15 março 2015 |

Uma mostra que incentiva jovens a sonhar
Ontem o jornalista Edson Soares visitou a exposição “Martin Luther King: legado & inspiração” no recém inaugurado Itaboraí Plaza Shopping, na Rodovia BR 101, no município de Itaboraí (RJ), com fotografias e textos que contam a história do Pastor Batista que revolucionou os Estados Unidos nos Anos 60.



A mostra evidencia um Teólogo americano que lutou em defesa dos direitos sociais dos afro-americanos e das mulheres, combatendo o preconceito e o racismo.

Exposta no primeiro piso do Shopping, a exposição para quem transita no local e se informa com essa história que deixou marcas e um grande legado.
Não foi a primeira vez que Edson Soares esteve no local. O Centro Comercial foi inaugurado no dia 26 de fevereiro e, no dia 28, o comunicador conferiu o empreendimento e aprovou a mega construção. “Uma conquista para nossa região”, disse Edson, que mora no município vizinho, em Rio Bonito (RJ).

Fotos: Divulgação


Um coração generoso que despertou grandes motivações. Esse é o coração de Ervani Santos, 34 anos, residente do município de Tanguá, no interior do Rio de Janeiro. Sem nenhum recurso, realiza eventos de dois em dois meses no Asilo São Vicente de Paula, no Centro de Rio Bonito, com o intuito de arrecadar alimentos para auxiliar os internos. Com shows e muita diversão, leva alegria para os idosos. Sua iniciativa ganhou um nome bem sugestivo... “A União faz a Força”... E não poderia ser outro pela necessidade que o projeto tem, a cada ação de Ervani e companhia. Ele conta como foi o início dessa história. “O projeto surgiu no dia 27 de outubro de 2013 somente comigo, pois eu queria dar um jeito de levar alegria para um lugar que só tem pessoas que precisa de carinho. Daí, então, convidei meu amigo Mazinho dos Teclados e José Augusto da Percussão. Eles aceitaram meu convite, divulguei em meu perfil no facebook e foi quando começou aparecer pessoas interessadas em ajudar”, relata.
O jovem fala sobre seu real desejo com o projeto. “O motivo é levar alegria aos que mais precisam, como os ‘vovozinhos’”, garante emocionado.
Em meados dessa semana, Ervani Santos conversou com o CULTURA VIVA.
Acompanhe!
CULTURA VIVA: Qual o principal objetivo do projeto?
ERVANI SANTOS: O principal objetivo é ajudar os que mais precisam, conseguir mais pessoas para participar do grupo para arrecadar alimentos e outras coisas que o projeto mais precisa.
C.V.: Para as ações do Projeto você conta com uma equipe de voluntários. Essas pessoas são todas do município de Rio Bonito ou vêm de outras cidades próximas também? Em sua análise, qual a maior preocupação do pessoal que te ajuda?
E.S.: A minha equipe é composta por moradores de três cidades vizinhas: Rio bonito Tanguá e Itaboraí.  Não importa de qual cidade a pessoa seja; se ela tiver o desejo em ajudar será bem-vinda no grupo. Minha preocupação maior é que os vovozinhos não passem necessidades. Sempre oriento nosso grupo dizendo que precisamos cuidar deles como se fossem nossos avós, são o nosso espelho do amanhã.
C.V.: O que você mais precisa para que o Projeto ganhe força em Rio Bonito? Pretende estender para outros municípios?
E.S.: Para que o Projeto A União faz a Força ganhe mais força, precisamos de  contar com a ajuda de todos. Somente eu e as poucas pessoas que me ajudam, jamais conseguiremos. Queremos realizar esse trabalho com a participação de toda a sociedade. Não é impossível, basta as pessoas abrirem o coração para ajudar e, assim, atenderem ao necessitado. Enquanto nosso grupo for pequeno, continuaremos somente em Rio Bonito e ainda com dificuldades para levarmos esse trabalho. Mas, se o grupo estiver maior, aí sim, poderemos levar alegria para outros lugares próximos, como asilos, creches e hospitais.
C.V.: Que apelo você faz para que empresários, políticos e a sociedade ajudem o Projeto “A União faz a Força”?
E.S.: Peço que os empresários e políticos nos ajudem a expandir nossa ideia. Através de doações de alimentos e agasalhos, por exemplo, todos irão nos ajudar muito. Com essas ferramentas em mãos, nossa missão será cumprida em cada ação que fizermos no asilo. Precisamos disso. Para se ter uma ideia, só realizamos o evento no asilo de dois em dois meses para tentarmos arrecadar alimentos suficientes. Se fizermos em menos tempo, nada teremos a levar para os vovozinhos. 
C.V.: Há algo mais que queira comentar sobre o Projeto?
E.S.: Nosso desejo é que o nosso projeto cresça cada vez mais.   Gostaria de agradecer a Dany ‘Danadinha’, Mailson e sua esposa  Josimara que sempre estão comigo nessa batalha, e os amigos que sempre fazem a doações, sem falta. Agradeço também ao Rogério ‘Bagulho’, ao Mauro do Espaço do forró e ao Clayton da Conceição...  Sempre esta nos ajudando.
***Os interessados em colaborar com o Projeto “A União faz a Força” podem obter mais informações nos telefones: (21) 98473-7663 e 99538-6807 (falar com Ervani Santos)
Foto: Arquivo pessoal de Ervani Santos
 

 

Antonio Fragoso no 'Quem indica o Quê'

|


QUEM? Antonio Fragoso.
OCUPAÇÃO: Ator.
INDICA O QUÊ? Os livros “Fim”, da Fernanda Torres, e “Put some farofa”, do Gregório Duvivier.
SUA OPINIÃO: Pura diversão. 
Foto: Internet

Novidade: Sorvete Detox na chapa!

11 março 2015 |

Nat Fruit Ice... A nova mania saborosa do Brasil

Nat Fruit Ice é um novo conceito em sorveteria in natura, que chega à América do Sul para surpreender. Personalizado e sem glúten ou conservantes, o sorvete é feito em apenas 30 segundos sob uma chapa com temperatura a 40 graus negativos.

É um novo modo de saborear sorvete natural, com base na preparação e diversidade de sabores que possibilitam inúmeras combinações. Sem flavorizantes, conservantes, corantes ou qualquer outra substância química, é a oportunidade do público experimentar Sorvetes Detox (com berinjela e laranja ou couve, limão e cenoura, entre outros) e ainda os tradicionais de frutas ou chocolate, mas todos com diferenciais nunca vistos.

Nat Fruit Ice tem franquias espalhadas por todo Brasil e está aberta à negociação para novas lojas.


O cabeleireiro que participa semanalmente do programa “Mulheres”, da TV Gazeta, Sylvio Rezende, foi prestigiar a marca.  

Foto: Divulgação



'Quem Indica o Quê' com o jornalista Victor Hugo Ximenes

|


QUEM? Victor Hugo Ximenes.

OCUPAÇÃO: Jornalista.

INDICA O QUÊ? O livro “Morte Súbita”, da escritora JK Howling.


SUA OPINIÃO: É um romance que se passa numa cidadezinha do interior e é uma crítica às pessoas que vivem de aparências, falando mal de todos e tentando esconder os próprios defeitos. 

Foto: Arquivo pessoal de Victor Hugo Ximenes

SENAI Niterói e SENAI São Gonçalo têm 440 vagas gratuitas em cursos à distância

08 março 2015 |

Oportunidades de qualificação são para pessoas com no mínimo 16 anos de idade, que estejam cursando ou tenham concluído o 2º ano do Ensino Médio

As unidades do SENAI Niterói e SENAI São Gonçalo estão com inscrições abertas para 440 vagas gratuitas de qualificação à distância. Os interessados em participar devem ter no mínimo 16 anos de idade, estar cursando ou ter concluído o 2º ano do Ensino Médio. 


O SENAI Niterói tem 300 oportunidades em cursos de qualificação para turmas de Assistente de Logística, Auxiliar Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Eletricista de Automóveis, Instalador de Rede Local e Sem Fio, Mecânico de Manutenção em Motores Ciclo Otto e Operador de Computador. 

E, no SENAI São Gonçalo a oferta é de 140 vagas para Assistente de Logística, Assistente de Recursos Humanos e Auxiliar de Eletricista Predial.

As inscrições podem ser feitas até 17 de março no link http://www.cursosenairio.com.br/link-cursos-gratuitos-distancia-qualificacao,19.html , onde também está disponível o edital completo. Os candidatos farão prova online, de múltipla escolha. 

O resultado será divulgado dia 20 de março, a partir das 15h, no mesmo site em que for feita a inscrição. As matrículas poderão ser feitas no SENAI escolhido pelo candidato para fazer o curso. É necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e autodeclaração de baixa renda. 

No Ensino à Distância, os alunos têm aulas teóricas em ambiente virtual de aprendizagem, conteúdo em flipbook (disponível em DVD) e aulas presenciais no SENAI em que for feita a matrícula

O SENAI Niterói fica localizado na Rua General Castrioto, 460. E, o SENAI São Gonçalo na Rua Dr. Nilo Peçanha, 134. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 0231 231.




'Boa Noite, Mãe', no Teatro Eva Herz, no RJ

03 março 2015 |


Escrito por Marsha Norman, BOA NOITE, MÃE é um texto reconhecido como uma obra prima da dramaturgia americana e rendeu um prêmio Pulitzer para sua autora. A produção original do texto foi apresentada em Cambridge, Massachusetts, EUA, em 1983, com Kathy Bates e Anne Pitoniak no elenco.

A peça acontece em tempo real e mostra uma noite na vida de uma pequena família: mãe e filha. Jessie, a filha, depois de anos difíceis lutando contra epilepsia, além de um longo acúmulo de dificuldades familiares, anuncia que decidiu se retirar da vida. Com um tiro na cabeça, hoje – mais tarde. Uma solução simples, eficiente e, para ela, bastante tranquila. A mãe, Thelma, ao receber a notícia, passa por um mundo de emoções: incredulidade no início, raiva e desespero mais tarde, até momentos de aceitação, enquanto tenta lidar com o que para Jessie é o inevitável: seu destino está finalmente seguro nas mãos dela.

Apesar do enredo de cunho trágico, BOA NOITE, MÃE é uma história repleta das contradições da vida, com momentos de humor, raiva, ternura, tristeza, generosidade e amor. E embora só vemos duas presenças físicas em cena, a partir das conversas de mãe e filha acabamos conhecendo uma meia dúzia de outros personagens – o irmão, a cunhada, o filho problemático, a vizinha, o falecido marido - de uma forma tão clara que parece que cada um está logo ali, no lado de fora da casa, esperando para entrar. Embora se passe num universo extremamente mundano, uma casa simples nos subúrbios norte-americanos, ao mergulhar tão profundamente na relação de mãe e filha, o texto traz questões universais sobre família, ética, o papel de cada um nesta vida, e a natureza do compromisso que temos perante o outro.

Como a peça acontece num único cenário ao longo de cerca de 100 minutos, a concentração e urgência destas discussões se tornam um verdadeiro tour de force que mexe profundamente com a plateia.

BOA NOITE, MÃE é o espetáculo de estreia do Grupo Assik, uma iniciativa da Michael Chekhov Brasil que, desde 2010, divulga e ensina a técnica e filosofia deixadas pelo ator e professor russo Michael Chekhov (1891-1955). O processo de criação deste espetáculo se utilizou exclusivamente da técnica de Michael Chekhov, tanto no desenvolvimento dos personagens pelas atrizes como no trabalho da direção e outros elementos.

SINOPSE

A peça acontece em tempo real e mostra uma noite na vida de uma pequena família: mãe e filha. Jessie, a filha, depois de anos difíceis lutando contra epilepsia, além de um longo acúmulo de dificuldades familiares, anuncia que decidiu se retirar da vida. Com um tiro na cabeça, hoje – mais tarde. Uma solução simples, eficiente e, para ela, bastante tranquila. A mãe, Thelma, ao receber a notícia, passa por um mundo de emoções: incredulidade no início, raiva e desespero mais tarde, até momentos de aceitação, enquanto tenta lidar com o que para Jessie é o inevitável: seu destino está finalmente seguro nas mãos dela.

FICHA TÉCNICA

Texto: Marsha Norman
Tradução: Hugo Moss e Thaís Loureiro
Direção: Hugo Moss
Elenco: Beth Zalcman e Thaís Loureiro
Assistente de Direção: Cleiton Echeveste
Iluminação: Aurélio de Simoni
Cenografia: Hugo Moss e Luna Santos
Figurinos: Beth Zalcman e Thaís Loureiro
Fotografia: Hugo Moss
Identidade Visual: Thaís Loureiro
Produção: Roseane Milani
Realização: Michael Chekhov Brasil e Gam Produções

BOA NOITE, MÃE
Horário: quartas e quintas, às 19h
Local: Teatro EVA HERZ – Livraria Cultura (Rua Senador Dantas, 45, Centro, Rio de Janeiro) - telefone: (21) 3916 2600
Ingressos: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia-entrada para jovens de até 21 anos, estudantes e maiores de 60 anos)
*** sSmente essa semana, dias 04 e 05 de março (quarta e quinta-feira), estudantes e professores de Teatro pagam apenas R$ 10,00. O ingresso normal custa R$ 40,00 e a meia-entrada R$ 20,00.
Duração: 100 minutos
Lotação: 178 lugares (4 lugares para cadeirante)
Classificação etária: 16 anos
Gênero: drama
Temporada: de 25 de fevereiro a 26 de março
Informações: (21) 98030-8822


Foto: Hugo Moss

Carlos Gusmão: experiências e instruções no ramo da massagem

02 março 2015 |


Cuidar da saúde e manter o bem estar auxilia, e muito, na correria do cotidiano. Uma aliada nesse quesito é a Massoterapia. E, quem procura este serviço, sente na pele os bons resultados, literalmente. No Rio de Janeiro existem centenas de profissionais da área que se despontam pelo compromisso e seriedade com que mantêm o trabalho. Um deles deu entrevista ontem, com exclusividade, para o CULTURA VIVA. Carlos Gusmão, 57 anos, trabalha com massagens e terapias orientais há cerca de 30 anos e revela o início de sua trajetória.  “Me tornei massagista (prefiro este termo) incentivado por um massagista que me socorria em minhas crises lombares aos 18 anos de idade. Este massagista trabalhava no Hospital Miguel Couto, onde trabalho hoje. Durante o curso surgiu a paixão pela Massagem”, conta o especialista.

Acompanhe o bate papo muito informativo!

CULTURA VIVA: Que conceito daria para Massagem, de forma geral?
CARLOS GUSMÃO: Massagem é uma técnica de cura reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Visa trabalhar os tecidos moles, os tendões, articulações, nervos, musculatura e circulação sanguínea, trazendo inúmeros benefícios à saúde de quem recebe massagem.

C.V.: Quais os principais benefícios da Massagem no corpo humano? Conhece algum caso em que a pessoa ficou curada de algum problema de saúde, graças à Massagem?
C.G.: São muitos, mas os principais são: relaxamento de pacientes tensos, melhora da circulação de retorno, cura de contraturas musculares por grande esforço físico (atletas), diminuição da pressão arterial, dores relacionadas à coluna vertebral, reabilitação de pacientes no pós-cirúrgico, recuperação por fratura e paralisias faciais. Isto somente para citar alguns benefícios da massagem terapêutica. Há, ainda, os benefícios da Massagem Desportiva, que visa a prevenção de traumas relativos ao grande esforço muscular exercidos por atletas e a recuperação de lesões pós esporte.Existe, também, uma subdivisão da massagem que trabalha com a estética. É a Massagem Estética Modeladora, que visa aliviar a celulite e a gordura localizada, dando melhor aparência ao corpo. Conheço inúmeros casos em que a massagem exerceu seu papel de cura. Em paralisias faciais a cura acontece em poucas sessões. Em dores de cabeça de origem cervical ou por tensão da musculatura do trapézio é muito eficiente e a cura é total. Em problemas de circulação de retorno comprometida, elimina os edemas totalmente. Poderia enumerar muitos e muitos casos de cura somente pela massagem. Há inúmeras indicações das quais a massagem atua como coadjuvante no tratamento de várias doenças. Lembre-se que a massagem pode salvar sua vida. Se você sofrer uma parada cardíaca, o procedimento que o socorrista ou médico aplicará em você se chama Massagem Cardíaca.

C.V.: Em sua opinião, o setor é valorizado? Clínicas e hospitais dão o espaço necessário que os massoterapeutas merecem e precisam para desenvolverem seus trabalhos?
C.G.: Não. A profissão não tem o seu merecido valor reconhecido por hospitais e clínicas. Creio que por desconhecimento de todo potencial da massagem e seus efeitos. Sou um privilegiado em trabalhar em um hospital que dá valor à massagem. Agora, a prefeitura está contratando massagistas para seus postos de saúde. O posto de Copacabana é um dos que oferecem este serviço. Falta a criação de um conselho que fiscalize o exercício da profissão e a divulgue.

C.V.: Além de seu cotidiano como massoterapeuta, o senhor também ministra cursos. Quais os mais procurados?
C.G.: Sim, ministro cursos de Massagem Sueca, Massagem Ayurvédica, Shiatsu, Drenagem Linfática, Thai Massagem e Auriculoterapia. O curso mais procurado é o de Massagem Sueca, por ser a base para outras terapias e por capacitar o aluno a trabalhar com quatro tipos de massagem. A Relaxante, Desportiva, Estética Modeladora e Terapêutica, criando um vasto campo de atuação.

C.V.: O senhor tem estúdio próprio e, ao longo dos anos, se tornou um dos profissionais mais indicados no Rio de Janeiro. A que se deve esse empenho todo? Onde os interessados podem buscar informações sobre seu trabalho?
C.G.: Me tornei conhecido no Rio de Janeiro, graças a muito trabalho e amor à profissão. Simplesmente faço em meus pacientes/clientes a massagem que gostaria de receber, e os trato como gostaria de ser tratado. Massagem é uma técnica que exige amor ao próximo e à profissão. Fazer massagem, para mim, não é trabalho, é prazer.
Possuo um local de atendimento e cursos em Copacabana. Todas as informações sobre atendimentos e cursos estão nos sites: www.carlosterapias.com, www.drenagemrj.com ou no aplicativo para celular: http://app.vc/carlos_gusmao_terapias .

C.V.: Analisando o mercado da Massoterapia a nível nacional, existe algum Estado que abre mais as portas no setor ou todos estão paralelos?
C.G.: As regiões Sudeste e Sul são as que mais prosperam para os interessados em exercer a profissão. Creio que pela maior renda per capita destas regiões. O melhor mercado hoje para massagem é São Paulo.

C.V.: A Massagem Relaxante, muito comentada, seria indicada para pessoas que convivem com o estresse? Quantas sessões por mês, em média, seria o suficiente?
C.G.: Sim, para estresse não há melhor indicação que a massagem. O número de sessões varia de acordo com o nivel de estresse de cada um e com a condição financeira também. A recomendação é de, no mínimo, uma sessão por semana ou a cada 15 dias para se obter um bom resultado.

 C.V.: Muitos reclamam que não podem receber massagens porque consideram um investimento caro. O senhor considera um serviço custoso, sinceramente?
C.G.: Não acho que massagem seja um tratamento caro. O brasileiro não valoriza muito sua saúde. Não tem o hábito de prevenção. Acha caro uma massagem, mas gasta o dobro em um cineminha com pizza e chopinho. Questão de escolha: sua saúde ou a diversão.

C.V.: Que futuro o senhor prevê para este setor?
C.G.: Quando fiz meu primeiro curso, massagem era uma coisa de “dondoca” que não tinha onde gastar o dinheiro. Era chique ter um massagista. Hoje tudo mudou e a profissão cresceu muito. Com a vida a cada dia mais corrida e estressante, mais pessoas procuram o alívio da massagem. Li, em um artigo americano, que são três setores que mais crescem no mundo: primeiro o de Informática, segundo o de Construções em geral e, o terceiro, o de Terapias Alternativas e Naturais, onde se inclui a massagem.

Foto: Arquivo pessoal de Carlos Gusmão


'As Mona Lisas' prorroga temporada até 26 de abril no Teatro Ruth Escobar

|


A comédia “As Mona Lisas”, em cartaz há 11 anos por todo o Brasil, prorroga temporada no Teatro Ruth Escobar até dia 26 de abril. Com texto de Wilson Coca e direção de Sebastião Apolônio, o público diverte-se com a história de três “gays super divertidos”, Kaká (Eduardo Moreno) um cabeleireiro, Mark (Lessandro Fagutt) um bancário, e Haroldo (Roberto Taty) um figurinista de TV que dividem um apartamento. São vaidosos, consumistas e estão  sempre “lisos”. Luiza (Mariana de Góes), vendedora de produtos de beleza, se apaixona por Klaus (Thiago Catelani), um rapaz que foi criado pelos três gays como se fosse  um filho. O tumulto aumenta quando dona Ravena, mãe de Kaká, que desconhece a homossexualidade do filho, vai visitá-lo.

Ficha Técnica:
Autor: Wilson Coca; Direção: Sebastião Apolônio; Assistente direção: J.C. Rocco;
Músicas e letras: Wilson Coca; Cenário: Paulo Rollo; Som e luz: Sally Crow.

Teatro Ruth Escobar – sala Dina Sfat
sábados- 21h30 e domingos - 19h30
Rua dos Ingleses, 209 – Bela Vista – São Paulo
Bilheteria de quinta a domingo após 14h.
Tel.: (11) 3289-2358
Preço: R$60,00
Em cartaz até 26 de abril de 2015
R$60,00  * ½ R$ 30,00
Serviço de Valet
Ar condicionado
Acesso para portadores de deficiência
Recomendado para maiores de 14 anos 

Foto: Divulgação

'Quem Indica o Quê'' com a professora Carminha Ferreira

01 março 2015 |


QUEM? Carminha Ferreira.

OCUPAÇÃO: Professora.

INDICA O QUÊ? O livro “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles.


SUA OPINIÃO: O livro fala sobre a Inconfidência Mineira de uma forma poética e nos remete a um passado não tão distante. A autora define os personagens como “a nobreza da raça, da hierarquia, do pensamento da cultura, pronta a refletir-se no Brasil todo, e projetar o Brasil no mundo...”. Com sua poética, a autora nos dá a oportunidade de relembrar fatos determinantes para a história nacional de maneira imperiosa, pois as palavras aqui escritas, já nasceram marcadas pela emoção da própria Cecília. Se refletir sobre a história da nossa terra já é prazeroso, imagine essa reflexão em forma de poesia! Em outro trecho, ela cita: “O humano resgate custa/ pesadas carnificinas! Quem morre, para dar vida/ Quem quer arriscar seu sangue?”. Boa leitura! 

Foto: Arquivo pessoal de Carminha Ferreira