Fábio Porchat está no #Provoca desta terça-feira (1º/9)

28 agosto 2020 |

 



Fábio Porchat está no #Provoca desta terça-feira (1º/9). Em entrevista a Marcelo Tas, o humorista, apresentador e roteirista comenta sobre o canal Porta dos Fundos, os limites do humor, a "lacração" da internet e, ainda, fala sobre o tema que dominou as redes nas últimas semanas: é possível ter humoristas em países autoritários? O programa inédito vai ao ar às 22h15, na TV Cultura e no canal oficial do #Provoca no YouTube.

Ao lado de Ian SBF, Antônio Tabet, Gregório Duvivier e João Vicente de Castro, Porchat fundou um dos maiores canais de humor da atualidade. No programa, ele fala sobre os benefícios de seguir com conteúdos para a internet. "O Porta dos Fundos virou o meu SBT. Eu sou o Silvio Santos do Porta dos Fundos. Então, eu posso criar o que eu bem entender da minha cabeça. [...] Eu falo 'quero fazer um programa de viagem', o pessoal fala 'pode fazer'", comenta.

O apresentador, que comanda os programas Papo de Segunda e Que História É Essa, Porchat?, ambos do GNT, também conversa com Marcelo Tas sobre dramas da vida pessoal. Quando perguntado se sua hiperatividade é uma forma de evitar olhar para dentro, ele responde: "Talvez. Eu faço análise. [...] Mas eu, por exemplo, não choro. Estou esperando alguém morrer pra eu chorar, pra dar uma soltada. A última vez que eu chorei eu tinha 18 anos. [...] Foi quando eu saí de São Paulo para vir pro Rio. E aí eu fui sair da casa da minha mãe, fui contar pra ela, ela chorou e eu chorei eu também. Ouvindo Roberto Carlos ao fundo".


Foto: Divulgação


Governo de SP lança primeira Mostra Internacional de Cinema Virtual

|


O melhor do cinema internacional à disposição de todos, sem precisar sair de casa, e de graça. Essa é a proposta da primeira Mostra Internacional de Cinema Virtual, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Relações Internacionais, em parceria com a organização Amigos da Arte. O evento inédito ocorre entre os dias 1 e 30 de setembro e exibirá 33 filmes de 21 países.

Toda a programação será exibida diariamente pela plataforma #CulturaEmCasa, às 19h e às 22h. A mostra apresentará uma seleção de filmes produzidos nos últimos cinco anos nas categorias de ficção, animação e documentário, de curta e longa-metragem.

Um webinar no dia 1 de setembro, às 15h, marca a abertura da Mostra. Nele, os secretários Sérgio Sá Leitão (Cultura e Economia Criativa) e Julio Serson (Relações Internacionais) discutirão o audiovisual e a sua importância para a aproximação entre países e culturas com o crítico de cinema Miguel Barbieri Júnior. Em seguida, será exibido o filme "Sabores do Templo" (Coréia).

Sérgio Sá Leitão espera que o evento entre para o calendário anual de ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. "Será uma oportunidade fantástica para termos acesso a uma produção cinematográfica de altíssima qualidade. O melhor do cinema internacional sem precisar sair de casa, via #CulturaEmCasa", afirma o secretário.

A realização da Mostra foi possível por conta de uma ampla mobilização colaborativa. Consulados, embaixadas e institutos estrangeiros com sede em São Paulo foram envolvidos. "A 1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo nasceu graças à ótima interlocução que sempre tivemos com embaixadas, consulados e institutos culturais. A parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa também foi fundamental para que esse projeto se concretizasse", diz o secretário Julio Serson.

A plataforma de streaming e vídeo #CulturaEmCasa foi lançada em 20 de abril e em quatro meses registrou 1,5 milhão de visualizações e mais de mil conteúdos. Seu objetivo é ampliar o acesso da população a eventos culturais e artísticos das instituições vinculadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

  

Jorge Vercillo faz 'chá de bebê surpresa' para a amada

|

 



No dia 26 de agosto, em uma atitude muito romântica, Jorge Vercillo fez questão de homenagear a amada Martha Suarez com um"chá de bebê surpresa". Em regime de petit comité por conta da pandemia, Vercillo organizou uma reunião, juntamente com a promoter e produtora Julienne Camacho, em sua residência na Barra. Para ser surpresa mesmo, o cantor teve que retirar a musa de casa com a desculpa de levá-la para uma "sessão de massagens", enquanto as organizadoras colocavam tudo em ordem: @juliennecamacho (produção) e @cristiane_vanzan (decoração). 




 

E qual não foi o espanto de Marthinha ao chegar e dar de cara com os amigos e um cenário tão caprichado? Sem falar nos quitutes, guloseimas e bebidas que encantaram os presentes (e, claro, a futura mamãe). O buffet da @icasinhas, com lembranças da @decorandosonhos.rj , os browniers deliciosos da @oh_coisaboa, o bolo da @madame.confeiteira, os chocolates da @nochchocolates , a coxinha de morango com chocolate da @tati_anabrum, os famosos bolinhos de bacalhau do @bolinhodichef , e os vinhos e espumantes da @personalwinestore.

 

Dentre os convivas, que amaram o encontro e fizeram questão de brindar à saúde de Martha e Luiza (primeira filha do casal e filha mulher de Jorge, pai de dois filhos), as presenças dos atores @renatorabellooficial, @juliannetrevisol (atualmente brilhando em Totalmente Demais) e  @pasquim (Marcos Pasquim). Além do filho Victor Vercillo, também participaram do "chá", os amigos @hazelfisch, @lucianapbtatagiba, @mariana.brito,  @karladullens e o baixista @andreneivabass.

 

Fotos: Divulgação


 



Persona deste domingo (30/8) homenageia a atriz e cantora Amanda Acosta. Em entrevista comandada pelo diretor, cenógrafo e figurinista Kleber Montanheiro e o ator e diretor André Dias, ela conta sobre sua trajetória no mundo da arte e comenta detalhes sobre o início de sua carreira, aos quatro anos de idade, a participação no Trem da Alegria e outros acontecimentos marcantes. Com mediação de Atilio Bari, vai ao ar inédito às 21h30, na TV Cultura.


A edição ainda conta com depoimentos de personalidades não apenas importantes para a história de Amanda, mas também para a arte brasileira. Entre os nomes estão Raul GilJuninho BillRubinhoCintia AbravanelGrego DeftereosMarcelo VárzeaMarisa Leite de Barros - com quem apresentou o programa Inglês com Música da TV Cultura - e muitos outros.


No programa, como destaque, a artista fala sobre como conseguiu conciliar a fama e a infância. "Eu devo isso aos meus pais. O valor pela amizade, pelas pessoas que estão a nossa volta, que todos são muito importantes. Foi isso que me salvou. [...] Eu estava com Xuxa e depois com meus amigos brincando, com o pé sujo", conta Amanda.

Foto: Divulgação


‘Ervani Santos será um aliado para a população de Tanguá’, diz cidadão

27 agosto 2020 |

 



Assim como todo município pequeno, Tanguá também enfrenta dificuldades no campo da saúde e, assim, a população sofre as consequências até mesmo em procedimentos simples que deveriam ser facilmente resolvidos na própria cidade. Em entrevista publicada no CULURA VIVA no dia 23 de agosto, o pré-candidato a prefeito, Rodrigo Medeiros, comentou o assunto. “A estrutura de saúde precisa sofrer investimentos reais: não temos um centro de imagem diagnóstico, não realizamos nenhum tipo de procedimento de cirurgia eletiva, seja catarata, hérnia, miomas, vesícula, apendicite, perineoplastia, enfim, são cirurgias de menor potencial agressivo, mas que são muito importantes e a gente não realiza aqui: acaba tendo que encaminhar para a regulação e, assim, realizar esses procedimentos fora do município. Isso vai criando uma fila de espera enorme”, analisou.

 

Portanto, Tanguá precisa de vereadores que se debrucem nessa causa fundamental, a partir de 2021. Uma das promessas de mudar radicalmente esse setor, dentre outros, é o pré-candidato a vereador Ervani Santos – um jovem batalhador preparado pela vida e influenciador em causas nobres, como por exemplo, arrecadar alimentos acompanhado por um grupo de voluntários chamado A União Faz a Força, e doar esses donativos em comunidades que sofrem com as dificuldades do cotidiano.

 

Visto como uma esperança para a população local, Ervani ganha, a cada dia mais, a afeição dos munícipes que entendem a proposta de seu trabalho e percebem nele a sinceridade e a veracidade de seus atos. Segundo o pedreiro José Adriano da Silva, morador no bairro Cancela Preta, Ervani é uma pessoa do bem. “Ele é humilde, trabalhador e honesto; tem carácter, não mede esforços para de ajudar os mais necessitados, como os idosos que ficam abandonados nos asilos”, relatou.



 

Ele ainda falou sobre o “Ervani cidadão”. “Como cidadão ele está sempre lutando por um Tanguá melhor, onde Duques, Cancela Preta, Pitangas sejam bairros valorizados, pois estão abandonados. Ele é um bom cidadão, tem endereço fixo e nunca o vi envolvido em escândalo nenhum”, frisou.

 

José Adriano falou sobre a situação da saúde em Tanguá. “Não é das piores, mas poderia ser melhor. Pelo tamanho do município já poderia ter um hospital maior e uma  maternidade”, destacou.

 

Ele aprova o pré-candidato a vereador Ervani Santos para o cargo. “Um vereador fiscaliza e elabora leis e também cria projetos. Mas, um vereador sozinho não faz nada. Contudo, ele será um ótimo aliado da população. De braços cruzados não vai ficar, pois sabe das necessidades da população de Tanguá. Quando eu o vi arrecadando alimentos de casa em casa para ajudar os moradores de rua, entendi que ele tem misericórdia e compaixão das pessoas esquecidas pela sociedade. Esse eu aprovo!”, pontuou.

 

Da mesma forma, o cobrador Júlio Cesar, também residente no bairro Cancela Preta, definiu o jovem pré-candidato a vereador. “Ele é uma boa pessoa, bom candidato a vereador. Estou torcendo que ele ganhe a eleição porque o nosso lugar aqui está abandonado. Vários vereadores vêm aqui somente no período das eleições. Quando ganham, não fazem nada no local e somem. Então, eu tenho certeza de que o Ervani vai ajudar as pessoas que precisam. Sem ser vereador ele já ajuda, imagine o sendo. Veja só: aqui na rua onde moro tem duas lâmpadas queimadas. Já vai fazer um mês e, até hoje, ninguém veio realiza a troca. Ervani é um rapaz sincero, gosta de ajudar as pessoas, não faz questão de nada, sempre ajuda os moradores. Ele não pensa somente em si, pensa no povo, na melhoria do local, do bairro e da cidade também. Tem muitas coisas abandonadas. Eu tenho certeza de que, se ele ganhar, não vai virar as costas para o povo”, definiu.


 

Júlio Cesar, ainda acrescentou. “Ervani é um guerreiro, um batalhador que sempre pensa no próximo”, disse.


O cobrador também enxerga problemas na saúde. “Você vai à clínica e fica quase duas horas para ser atendido, é desorganizado e, se você reclama, seu pedido não é acatado. Certa vez, tive que esperar por duas horas para ser atendido. Por isso, eu vejo que o Ervani Santos será um aliado para a população de Tanguá e vai contribuir para melhorias”, acredita.


Foto1: Divulgação


Foto2: Arquivo pessoal de José Adriano da Silva


Foto3: Arquivo pessoal de Júlio Cesar


MTV anuncia Bruna Marquezine e Manu Gavassi como apresentadoras do 'MTV MIAW 2020'

26 agosto 2020 |

 





MTV acaba de anunciar Bruna Marquezine e Manu Gavassi como apresentadoras da terceira edição do MTV MIAW que acontece no dia 24 de setembro, às 22h, com entradas ao vivo para TV, pela primeira vez .

Sem nunca terem trabalhado juntas na frente das câmeras, a dupla (de melhores amigas) irá comandar a noite que reverencia e celebra os ícones da geração atual. Além desta reunião inédita, o MTV MIAW 2020 vai contar com um formato totalmente reformulado, adaptado à nova realidade, respeitando as normas da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Sucesso entre jovens e adultos de todo o Brasil, Bruna Marquezine iniciou sua carreira quando tinha apenas 5 anos de idade, no ano de 2000. Desde então, Bruna se tornou um grande sucesso e emplacou diversos trabalhos tanto na televisão, quanto no cinema e teatro. Em 2019, na segunda edição do MTV MIAW, Bruna se destacou com seu discurso empoderado e cheio de atitude após ser eleita a grande vencedora da maior categoria da noite: Ícone MIAW.

"Foi muito especial ganhar o prêmio de Ícone MIAW no ano passado. Eu me senti muito honrada por ter tido essa oportunidade de falar com a minha geração de alguma forma e dividir o que eu penso sobre o que é ser ícone em qualquer área que você esteja", relembra Bruna"Apresentar um prêmio com a Manu vai ser divertidíssimo, uma experiência única, até porque nós nunca trabalhamos juntas. Então desde o início, vimos essa oportunidade como uma forma de selar essa amizade levando ela pro meio artístico, criando bastante, tendo mil ideias e estudando todas as premiações que já existiram na MTV", completa.

A cantora, compositora e empreendedora, Manu Gavassi lançou seu álbum de estreia em 2010, tendo como singles de sucesso as canções, Garoto Errado e Planos Impossíveis. Neste ano de 2020, após participar do reality Big Brother Brasil e ter ficado entre as finalistas, Manu se tornou a artista brasileira mais bem posicionada da Social 50 Chart da Billboard - ranking mundial que analisa o engajamento dos artistas nas redes sociais, além de ter emplacado seu mais novo single, Deve ser horrível dormir sem mim, no topo das paradas no Brasil e também no TOP 200 mundial. No MTV MIAW 2020, Manu concorre ao maior prêmio da noite, Ícone MIAW, e na categoria Clipão da P#rr@ (áudio de desculpas).

"As minhas expectativas são as melhores possíveis. Claro que esse ano é tudo um pouquinho diferente, mas eu estou animada pra gente descobrir juntos como fazer isso ser inesquecível. Eu nunca me imaginei à frente de uma premiação, realmente vai ser incrível! Bruna e eu ainda não nos vimos...", comenta Manu. "Além de apresentadora, estou concorrendo em duas categorias, então não pode faltar Bruvassi, música e eu saindo de lá com prêmio pra casa", diverte-se .

Em breve, serão anunciados todos os shows que vão rolar no MTV MIAW. As votações estão abertas e podem ser feitas pelo site (miaw.mtv.com.br) e pelo TwitterLudmilla, Emicida, Anitta e Luísa Sonza lideram a lista de indicados concorrendo em cinco categorias cada .

Pelo terceiro ano consecutivo, o MTV MIAW será apresentado por Samsung Galaxy A. A premiação conta com patrocínio de Banco Next, Buscofem, KitKat e Nivea .

Sobre a MTV Brasil 

MTV Brasil tem como público-alvo os jovens, principalmente na faixa etária de 15 e 30 anos - quase metade da audiência do canal é formada por pessoas de 18 a 34 anos. A MTV é top of mind dos jovens brasileiros: reúne programação variada e multiconectada, assim como o perfil de seus espectadores. Só no Brasil, são mais de 15 milhões de domicílios assinantes, com potencial de impacto de aproximadamente 47 milhões de pessoas. A marca MTV está presente em várias plataformas digitais: Facebook, Instagram, Twitter, Google Plus, Spotify, Snapchat e Rede Music. Fazem parte da grade de programação do canal produções locais como o reality De Férias com o Ex Brasil, o MTV Hits que traz as novidades do mundo da música - além de reality shows, séries e animações internacionais. Produção original brasileira, o reality Adotada foi indicado ao Emmy Internacional® 2016 na categoria ‘Programa de Entretenimento Não Roteirizado’. A MTV também apresenta sucessos do portfólio da ViacomCBS International, como Geordie Shore e Just Tattoo Of Us, além do melhor do conteúdo global do canal, dublado em português e com opções legendadas. Proporcionar experiências relevantes aos jovens, trazendo para o Brasil grandes eventos que a marca faz em outros países, como o MTV MIAW, é um dos objetivos da MTV. Desde agosto de 2018, o canal MTV Live HD estreou no país, com exclusividade na operadora de TV, Claro, complementando o portfólio da ViacomCBS na região.


Sobre a ViacomCBS Networks Americas


ViacomCBS Networks Americas, unidade da ViacomCBS Inc. (NASDAQ: VIAC), é formada por muitas das marcas de entretenimento mais emblemáticas do mundo. Seu portfólio na América Latina e no Canadá inclui MTV, Nickelodeon, Nick Jr., Comedy Central, Paramount Network, Telefe e Vidcon. O portfólio também abrange a Tr3s, uma rede de cabo hispânica nos EUA. A ViacomCBS Networks Americas também contempla os estúdios Viacom International Studios, Viacom Digital Studios International e detém uma participação majoritária do coletivo Porta dos Fundos, principal criador de conteúdo de comédia no Brasil e Backdoor voltado ao público de língua espanhola. Os negócios multiplataforma da empresa incluem PlutoTV, Noggin e Paramount+; os aplicativos Nick Play, Mi Telefe e Telefe Noticias; os produtos sob demanda, Nick First e My Nick Jr., além de vários sites.

 

Foto: Divulgação


'Roda Viva' entrevista Serginho Groisman nesta segunda-feira (31/8)

|

 



Nesta segunda-feira (31/8), o entrevistado do Roda Viva, da TV Cultura, é o apresentador Serginho Groisman, que irá falar sobre sua trajetória, que passa pelo rádio e a televisão, além de outros temas. Comandado por Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo, às 22h, na emissora, no site da emissoraTwitterFacebook, YouTube e LinkedIn.

Falar para todas as camadas da população, mas levando principalmente o ponto de vista dos jovens. Esse é o foco dos programas que Serginho Groisman vem apresentando com enorme sucesso, desde sua estreia no rádio e na televisão. Perto de completar mil programas com o Altas Horas, na Rede Globo, Serginho diz que não pode receber, por exemplo, uma banda dos Estados Unidos e não perguntar sobre os problemas políticos e sociais enfrentados pela população. Um programa de auditório, segundo ele, é um bom espaço para se discutir jornalismo, política e cultura.

A carreira do apresentador tem um forte vínculo com as emissoras da Fundação Padre Anchieta. Ele foi diretor da Rádio Cultura, onde lançou o Matéria Prima, mais tarde foi transferido para a TV Cultura, já com a fórmula baseada nas perguntas feitas pela plateia aos entrevistados. O sucesso foi imediato e não demorou muito para ser convidado por Silvio Santos para se transferir para o SBT. Lá, apresentou durante oito anos, de 1991 a 1999, o Programa Livre.

Desde o ano 2000, ele apresenta o Altas Horas, na TV Globo, programa que conquistou não apenas o público jovem, mas uma boa parcela de adultos, com uma pauta que inclui jornalismo e entretenimento.

Roda Viva conta com uma bancada de entrevistadores formada Ale Santos, escritor e colunista da Ponte Jornalismo; Cristina Padiglione, colunista do grupo Folha; Débora Miranda, editora de entretenimento do UOL; Daniel Fernandes, editor-coordenador do núcleo Metrópole do Estado de S.Paulo; e Alberto Pereira Jr., artista social e apresentador do Trace Trends. Há ainda a participação remota do cartunista Paulo Caruso.


Foto: Divulgação


Celebrando 26 anos, cia exibe espetáculo que homenageia o circo

|

 



Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! E tem aniversário? Tem também, senhor! Para iniciar as celebrações dos seus 26 anos de atividades, a Cia Candongas exibe neste sábado, 29 de agosto, às 19h, o espetáculo "As Grandes Lonas do Céu". A exibição será no Youtube e Facebook da companhia teatral. A exibição será realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo com patrocínio da Cemig e Copasa.

Com texto e direção de Fernando Limoeiro, o espetáculo "As Grandes Lonas do Céu" é uma das mais bem-sucedidas montagens da Cia Candongas ao longo dos seus 26 anos. A história se passa no final da década de sessenta, quando o Circo Teatro Mandacaru Sonhador enfrenta a fome, a miséria e a concorrência da televisão recém-chegada ao sertão nordestino. Na cidade de Brogotó, Pirulito - palhaço, visionário e proprietário do circo Mandaracu - luta para manter o circo vivo e com ele os sonhos de seus artistas e a alegria de seu público.

Desde a sua estreia, em maio de 2008, mais de 15 mil pessoas já assistiram à peça. Gustavo Bartolozzi, ator, diretor e gestor da Cia Candongas, credita o sucesso ao fato do espetáculo ser um melodrama poético. "É uma peça em que o público experimenta o choro e o riso. A montagem propõe também reflexões sociais e causa identificação na plateia, que desta vez será virtual, ao falar das belezas e da dura realidade do circo, tão presente no imaginário popular", explica Gustavo que ressalta, também, a necessidade ainda maior de falar sobre as atividades circenses no período em que estamos passando. "São tempos difíceis para todos nós, mas o circo sempre enfrentou diversas e inúmeras dificuldades. Os artistas circenses sempre buscaram soluções para sobreviver, e em tempos de pandemia essa busca pela sobrevivência se faz ainda mais urgente. Esse é um dos aspectos que mantem o espetáculo atual e necessário. É preciso jogar luz sobre a realidade circense do nosso país", defende Bartolozzi.

Além de Pirulito, "A Grande Lona do Céu" traz também Prixele, filha do severo Cabo Sessenta, que sonha em seguir o destino de sua mãe e fugir com o circo. Contudo, um segredo deixado por sua mãe está prestes a ser revelado para a jovem. No circo, Peroba, rumbeira e amante de Pirulito, também sonha em mudar de vida e fazer sucesso na televisão. O palhaço Rapadura e o mágico Manassés também compõem com muito humor a trupe do Mandacaru Sonhador que vai enfrentar Brogotó, além de todas as adversidades, o preconceito do Cabo Sessenta que odeia artista de circo.

Mas apesar do cenário pouco favorável, é em Brogotó que esses artistas estreiam o molodrama "Roseiral de Luz", cuja apresentação é cercada de surpresas e emoções. "As Grandes Lonas do Céu" é fruto de vários meses de pesquisas e registros, em fotos e vídeos, sobre o cotidiano dos artistas circenses. A proposta do espetáculo foi baseada na investigação da realidade triste e, ao mesmo tempo, fantástica dos circos tradicionais. O espetáculo traz uma reflexão sobre essas formas populares do circo que excursionam pelas cidades do interior e periferias dos grandes centros urbanos, levando sua arte de estética própria.

Em cena, os seis atores: Antônio Rodrigues, Cláudia Henrique, Guilherme Théo, Gustavo Bartolozzi, Raquel Castro e Wagner Vasconcelos, resgatam ao público, o encantamento do picadeiro, dos números de palhaços, malabarismo, de mágicos, da dança, da música e dos melodramas circenses. A trilha sonora é de Fernando Muzzi.

Sobre a Companhia Candongas

Desde sua fundação em 1994, a Companhia Candongas dedica-se a estudar o teatro em suas múltiplas formas e manifestações. Seu principal objetivo é utilizar as artes cênicas como uma forma de expressão da cultura e do imaginário coletivo do homem, valorizando a cultural popular, em especial, a brasileira. Seus trabalhos trazem a forte marca de um teatro aberto, que busca um contato mais intenso com os espectadores.

Cia Candongas em "As Grandes Lonas do Céu"

Data: 29 de agosto, sábado

Horário: 19h

Local: Youtube e Facebook

Patrocínio: Cemig e Copasa

Ingressos: Gratuito

Ficha Técnica: Texto e direção: Fernando Limoeiro; Assistente de direção: Wagner Vasconcelos; Assistente de dramaturgia: Guilherme Théo; Elenco: Antônio Rodrigues, Cláudia Henrique, Guilherme Théo, Gustavo Bartolozzi, Raquel Castro e Wagner Vasconcelos; Cenário e Figurino: Marcelo Xavier e Dudu Guimarães; Cenotécnica: Nilson Alves; Iluminação: Felipe Cosse; Coordenação artística: Raquel Castro; Preparação vocal: Valéria Braga; Direção musical: Fernando Muzzi; Vozes em off: Fernando Limoeiro e Magdale Alvez; Técnico de som e luz: Alexsandro Rodrigues

Informações: http://www.ciacandongas.com.br

 

Foto: Divulgação


Tiago Abravanel participa da terceira eliminatória do 'Talentos', da TV Cultura

|

 



Neste sábado (29/8), a partir das 20hTiago Abravanel estreia no time de jurados do Talentos, reality musical da TV Cultura, apresentado por Jarbas Homem de Mello. Ator, cantor e dublador, ele ficou conhecido por sua interpretação de Tim Maia no musical Tim Maia, Vale Tudo.

Nesta terceira eliminatória, juntamente com Diego Montez, Maurício Xavier e Sara Sarres, o grupo julga quatro candidatos: Laura Pompeo, de Cuiabá (MT), JC Junior, de Ananindeua (PA), Jéssica Stephens, de Boa Vista (RR) e John Seabra, de Brasília (DF). Dos quatro, dois irão para a semifinal, um para a repescagem e o outro será eliminado.

A terceira eliminatória do Talentos começa com Jarbas interpretando a canção I Want to Break Free, do musical We Will Rock You, que conta a história do grupo de rock Queen. E no quadro Caixa Cênica é a vez do ator Maurício Xavier fazer uma apresentação surpresa.

 

O programa



Talentos foi desenvolvido em formato virtual, devido à pandemia, e os jurados, no estúdio, avaliam os candidatos por vídeo. "Eles gravam remotamente seu número musical, porém, com toda a supervisão artística da TV Cultura, que incluiu orientações das equipes de cenário, maquiagem e até questões técnicas", explica Marcos Rombino, diretor geral do Talentos.

O programa traz também um quadro especial, um workshop para os candidatos a cada eliminatória, que pode ser de belting (técnica de canto utilizada no teatro musical), sapateado, dança, atuação e outras temas, sempre com grandes profissionais.

Com roteiro de Mariana Elisabetsky e direção de Marcos Rombino, a nova atração da TV Cultura vai ao ar aos sábados, a partir das 20h, com reapresentação às quintas-feiras a partir das 23h45. E a grande final está prevista para o dia 31 de outubro.

E para quem quer acompanhar os bastidores do Talentos, saber mais sobre os candidatos e surpresas das edições, além de conhecer sobre o universo do teatro musical, é só seguir o perfil do programa no Instagram.
 


Foto: Divulgação


 

Estão abertas as inscrições para uma nova turma do Start Gerdau, iniciativa da empresa em parceria com o projeto Start, realizado em colaboração com o Instituto Ser+ e apoiado pela Accenture. O Start promove formação e capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social e, nesta edição, especificamente os da cidade do Rio de Janeiro. Interessados podem se candidatar ao curso gratuito por meio do link http://bityli.com/GOBYT até o dia 11 de setembro.

A turma terá início na terceira semana de setembro, com aulas híbridas à distância e no formato presencial, com turmas reduzidas, seguindo os protocolos de distanciamento social e alinhado às decisões do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura da capital. O curso tem previsão de encerramento na metade de dezembro.

Para fazer parte do programa, os alunos devem ter entre 18 e 24 anos, ensino médio completo ou em fase de conclusão em instituição da rede pública, fazer parte de núcleo familiar com renda inferior a um salário mínimo por pessoa e não podem ter vínculo empregatício atual. Com meta de empregabilidade dos alunos em 70% em áreas administrativas e de tecnologia, o programa deve gerar novas oportunidades e fomentar o acesso ao ecossistema da economia digital.

O curso tem duração de aproximadamente três meses (200 horas), com aulas e exercícios de qualificação em habilidades técnicas e comportamentais, especialmente focadas em administração, inovação e tecnologia. As sessões on-line serão realizadas por meio da plataforma Cisco Webex, enquanto as presenciais estão previstas para ocorrer na ONG Ser Cidadão, no bairro de Santa Cruz.

No intuito de assegurar condições de igualdade no mercado, as turmas do Start Gerdau deverão ter 55% de presença feminina para serem iniciadas. Os selecionados receberão ainda auxílios como material pedagógico e convênio odontológico. Os jovens formados pelo programa serão encaminhados para processos de recrutamento nas empresas parceiras e têm acompanhamento da equipe do Ser+ até seis meses após o fim do curso para ingresso no mercado de trabalho.

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo de jovens em situação de vulnerabilidade social, a Gerdau contribui com o projeto por meio de mentorias on-line e presenciais realizadas por colaboradores voluntários da companhia. Os mentores auxiliam os participantes no desenvolvimento do projeto apresentado ao final do curso e compartilham suas experiências profissionais. Além disso, a empresa tem contribuído financeiramente para custear a execução do programa.

Instrumento de transformação social

Em julho, a Gerdau celebrou a conclusão de sua primeira turma no projeto Start. "Iniciamos a parceira com o Instituto Ser+ e a Accenture neste ano por compreendermos que a iniciativa está alinhada com nossos esforços para potencializar o empreendedorismo e a transformação social a partir da educação. Nosso trabalho para empoderar pessoas envolve o estímulo ao desenvolvimento profissional e a inclusão social de jovens da periferia. A companhia tem apoiado projetos que capacitem atuais e futuros empreendedores, e nossos colaboradores estão engajados para participar. Ao todo, foram mais de 100 horas doadas pelos profissionais da Gerdau para realizar as mentorias da turma inicial", explica Paulo Boneff, head de Responsabilidade Social da Gerdau.

No decorrer do projeto, o Instituto Ser+ contribuiu com sua Tecnologia Social voltada para o autoconhecimento, autoestima, descoberta de talentos, desenvolvimento humano, escolarização e profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade social. "A primeira turma, formada por 30 alunos, foi incentivada a descobrir seus talentos e, consequentemente, conquistar seu primeiro emprego. Apesar da pandemia, conseguimos finalizar o curso de forma on-line, o que se mostrou como um aprendizado para os próximos. Tanto o conteúdo quanto as mentorias foram mantidos visando três pilares: protagonismo social, valor compartilhado e novas oportunidades", reforça Sofia Esteves, presidente do Instituto Ser+.

"Como líderes na área de tecnologia, temos o compromisso de aplicar soluções em escala para ajudar a resolver desafios sociais complexos. Usamos nossos conhecimentos em inovação digital para capacitar profissionais de forma alinhada às oportunidades de emprego e empreendedorismo existentes em cada mercado. O nosso papel é, junto com os nossos parceiros, criar oportunidades e capacitar pessoas para que possam construir carreiras em um mercado de trabalho em profunda transformação", afirma Matthew Govier, diretor da Accenture e responsável pelo projeto no Brasil. Desde 2013, o Start da Accenture capacitou 1.658 jovens no país, dos quais 976 foram contratados pela consultoria ou por parceiros.

Inscrições Abertas - Programa Start Gerdau
Prazo: até 11 de setembro
Inscrições gratuitas pelo link: http://bityli.com/GOBYT
Duração: aproximadamente três meses (200 horas)
Início do curso: setembro de 2020