‘Marcia Peltier Entrevista’ Roberto Eduardo Garcia na Rádio JB FM

27 novembro 2017 |


O Programa Marcia Peltier Entrevista na rádio JB FM  traz  entre os dias 27 de novembro e três de dezembro a  conversa com o especialista em inteligência artificial e novas tecnologias,Roberto Eduardo Garcia.

Ele tem mais de 15 anos de experiência no ramo de consultoria e outsourcing  para empresas como:IBM, Accenture, 3CON e Provider IT.



É um dos criadores do site ‘’Futurístiko’’.

Durante a entrevista  com Marcia Peltier, ele explica o que  significam termos como inteligência artificial e ‘’transhumanismo’’,fala do avanço da robótica,comenta o eterno ‘’temor’’ da Humanidade dos robôs se voltarem contra os humanos e tenta responder a uma pergunta:será que um dia as máquinas desenvolverão ‘’consciência’’?

 Você não pode perder  Roberto Eduardo Garcia  no programa Marcia Peltier Entrevista na
rádio JB FM  (99.9).

De segunda à sexta,pela manhã às 7h50,dentro do Painel JB e no  sábado e no
domingo às 10h.

E à noite,às 18h15,dentro do Painel JB e no sábado e no domingo  às 18h.

E na segunda-feira, quatro de dezembro você vai poder conferir a entrevista
completa no site da rádio JB FM. 


Foto: Divulgação


Ira! Folk, dia 12 de dezembro, no Bourbon Street

|


Treze anos após o estrondoso sucesso do “Acústico MTV”, Nasi e Edgard Scandurra voltam aos palcos munidos de violão e voz para o show que denominaram de “IRA! FOLK”.

IRA! FOLK é um formato de show especial e, com certeza absoluta, marcará bastante musicalmente para quem aprecia a obra do Ira!, as lindas canções compostas desde 1981, suas melodias e caminhos para se explorar com poucos instrumentos no palco.

Apesar de serem conhecidos pelo seu rock contundente, as canções do IRA! nascem assim, com o violão do guitarrista e compositor, Edgard Scandurra e a voz de Nasi.

Este show, que será uma espécie de “edição limitada”, o público terá a oportunidade de ver como surgem as canções que o Ira! tem em seu repertório, um show intimista, mas com grande impacto popular.
No repertório, grandes sucessos da carreira como Flores em Você, Dias de Luta, Eu Quero Sempre Mais, O girassol, Tolices, Tarde Vazia, 15 Anos, Nucleo Base, como também clássicos do “lado b” da banda, podemos dizer assim, como mudança de comportamento, flerte fatal, bebendo vinho, um dia como hoje, dentre outras.

IRA! FOLK é um IRA! como nunca antes imaginado, uma experiência única e inesquecível, prometem estes dois amantes do Rock´N’Roll.

Folk It All

Sucesso absoluto em todas suas apresentações e destaque no Bourbon Folk & Blues Ilhabela 2017, a banda Folk it All combina as raízes do Folk com a energia do Rock, prova disso é o repertório que passeia de Cat Stevens a Queen, John Mayer, Ray Charles e até Michael Bublé!

Filhos de músicos e amigos de infância, Renato Abreu e os irmãos Mark Dee e Marcelo Marchiori já nasceram íntimos do folk. Seus pais compunham a banda Blue Gang, que foi a primeira banda a gravar um disco Country/Folk no Brasil. Já nos anos 2000, juntos formavam a banda “American Wild West”, campeã do prêmio “Arena de Ouro” como melhor banda country do Brasil. Hoje, juntos novamente, voltam às origens com a “Folk it All”, trazendo novos ares ao folk americano pelos palcos de todo o Brasil.

Local: Bourbon Street | Rua Dos Chanés, 127 – Moema – SP
Bilheteria Bourbon Street: Rua dos Chanés 194 – de 2ªf.a 6ª.f das 10h às 20h, sábado e feriado das 14h às 20h
Fone para reserva: (11) 5095-6100 (Seg. a sexta) das 10h às 18h
Data : 25/11/2017 – sábado
Horário: 00h00
Abertura da casa: 21h.
Duração: 70 min. aproximadamente
Couvert Artistico: Pista R$ 95,00 (1º lote)
Venda também pela Ingresso rápido - 11 4003 1212 - www.ingressorapido.com.br
Classificação indicativa : 18 anos e 16 anos acompanhado de responsável
Capacidade: 580 pessoas
Estacionamento/ Valet: R$ 25,00
Aceita todos os cartões de débito e crédito.
Acessibilidade: motora
Ar condicionado.
Wi-Fi – solicitar senha na casa

Foto Carina Zaratin


Flicmac: Macaé entra no circuito nacional de festivais literários

26 novembro 2017 |


Flicmac: Macaé entra no circuito nacional de festivais literários
"A primeira de muitas." Esse é o desejo de quem compareceu no I Festival de Literatura e Cultura de Macaé (RJ), Flicmac, que encerra neste sábado (25), às 20h30, com o show de rock da banda Pressura. O Flicmac, que teve início na quinta-feira (23), conta com um extensa e divertida programação nesses três dias de muita arte, literatura e cultura na cidade. 
"Alcançamos o nosso objetivo. As crianças puderam vir e sentir a literatura, que não é só lida, mas falada, vista e sentida. O Flicmac é um evento para lucro cultural. E a nossa rede é rica em potencial cultural. O festival é um investimento em algo que já existe", afirmou orgulhosa e emocionada Andrea Martins, superintendente de Educação Integrada.
Cerca de 150 apresentações de escolas acontecem durante o festival. Para os alunos a emoção de se apresentar era única. "Estou adorando tudo e muito ansiosa e empolgada para a apresentação", contou a aluna Vitória, do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão que, junto de outras estudantes, apresentaram o projeto Pérola Negra, no Espaço Causando na Flicmac, voltado para adolescentes.
Os alunos que só visitam, também se entusiasmam. "Está muito maneiro. É um projeto que só tem a crescer. E o melhor é que a cidade está abraçando", disse o estudante Anderson Fourny, que compareceu no evento pelo segundo dia. 
O Flicmac também é palco de lançamento de livros e contação de história. Durante os três dias diferentes autores puderam apresentar seus livros. A escritora Andrea Araújo falou sobre a importância do Flicmac. "O Festival tem o papel de  aumentar o amor pela leitura. Aumentar o número de leitores", falou Andrea, que contou a história do seu segundo livro, "A incrível história da princesa Chuvosa", para o público infanto juvenil. 
O primeiro festival ganhou destaque e garantiu vaga no calendário da cidade. Além de ser um evento de cunho educacional, que uniu a rede pública e privada, o Flicmac conquistou todo o público. "Eu amei! Ontem minhas filhas vieram e hoje eu as trouxe de novo. Quero sempre incentivá-las à leitura", afirmou Maria Duarnt, mãe de Maria Luiza e Helena.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
Texto:Equipe Secom
Foto:Anna Chaffin


IX Encontro de Veículos Antigos movimenta Praia do Forte neste domingo

|


Exposição acontece no estacionamento ao lado da Praça dos Quiosques até as 18h
 
A Praia do Forte (Cabo Frio-RJ) está recebendo IX Encontro de Veículos Antigos. Neste domingo (26) a exposição vai funcionar até às 18h e está sendo realizada no estacionamento ao lado da Praça dos Quiosques. Estão expostas aproximadamente 300 joias automobilísticas de colecionadores de Cabo Frio e de diversos estados do Brasil.

O evento começou no sábado (25) e reuniu apaixonados por veículos antigos e curiosos que não deixaram de registrar o momento. Afinal, não é todo dia que se cruza com raridades sobre rodas. Segundo um dos organizadores do evento, Osvaldo Ramalho, o primeiro dia foi um sucesso. “Superou as expectativas e lotou. Hoje outros clubes estão chegando e vai ser muito melhor”.

A exposição conta veículos de modelos como Fuscas, Mp Lafers, Fordinhos, Kombis, Miuras, Opalas, Corcéis, Landaus, DKWs, Jeeps, Bugres e Caminhonetes. A maioria das peças possui placa preta e certificado de originalidade e conservação concedido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O evento é organizado pelo Clube de Veículos Antigos de Cabo Frio (CVA) e pelo grupo Amantes de Veículo Antigos de Cabo Frio (AVA), e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo. 


Foto: Divulgação

Fafá de Belém e as Guitarradas do Pará no Teatro Municipal de Niterói

23 novembro 2017 |


Depois das incursões televisivas no quadro " Show dos Famosos" do Faustão, e novela "A Força do Querer", Fafá de Belém retoma aos palcos brasileiros. Chegando esta semana de Portugal, onde apresentou-se, com lotações esgotadas, no Coliseu de Lisboa e Coliseu do Porto, a cantora irá mostrar seu novo espetáculo "Fafá de Belém e as Guitarradas do Pará", dias 24 e 25 de novembrosexta e sábado, às 20 horas, no Teatro Municipal de Niterói.  Dia 26, domingo, às 19h, Fafá es tará no Imperator - Centro Cultural João Nogueira, com o mesmo show.


"Fafá de Belém e as Guitarradas do Pará"

O espetáculo  mistura clássicos da carreira à canções do CD "Do tamanho certo para o meu sorriso" ( que ganhou , nas categorias "Melhor Álbum" e "Melhor Cantora - Canção Popular", o "Prêmio da Música Brasileira"). Nele, a artista será acompanhada  pelos músicos  Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro,  igualmente premiados  como produtores do disco. Pai e filho, virtuosíssimos,  também arrasam em seus números instrumentais, e são muito aplaudidos nas apresentações da intérprete  paraense.


Em "Guitarradas"Fafá viaja no tempo e em sua própria história, percorre atitudes, gestos, memórias, referências, relembra Belém do Pará e as muitas fases de vida e trajetória. A artistaalém de continuar comemorando a ultrapassagem das quatro décadas de carreira, aproveita também para celebrar a chegada dos 60 anos. recentemente compl etados


Ação social - percentual para instituições

Do percentual do show designado à Verastar Criações Artísticas e Culturais, produtora contratada pela artista e parceira do  grupo "Amigos que a corrida me deu" (organizador do evento “Pro Ano Nascer Feliz” –  corrida e caminhada  solidária, a ser realizada no dia 30 de dezembro no Rio de Janeiro),  uma porcentagem será revertida ao evento esportivo e transformada em pacotes de leite em pó integral para doação ao INCA Voluntá rio/RJ e  custeio da produção de algumas camisas da tiragem à venda para o Projeto Juquinha: àquela instituição que será beneficiada pelo feito incrível  do ultramaratonista Márcio Villar, correr 820 km em 6 dias, que foi acompanhado pelo Fantástico.

"Fafá de Belém e as Guitarradas do Pará"
Dias 24 e 25/11, sexta e sábado  - 20 horas

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro,  35 - Centro - Niterói - RJ - Telefone: (21) 2620.1624
Músicos - Manoel Cordeiro/Felipe Cordeiro
Ingressos - R$90, 00 (inteira) e R$45,00 (meia-entrada)
Meia Entrada: Estudantes (ensino fundamental, técnico profissionalizante, médio, supletivo, ensino superior), Pessoa com deficiência e um acompanhante, Idosos (pessoas com mais de 60 anos), Menores de 21 anos.
Classificação etária - Livre / Duração - 70 minutos

 

Foto: Divulgação

Jornalista Edson Soares recebe homenagem em Araruama, no RJ

19 novembro 2017 |


O jornalista Edson Soares recebeu uma homenagem do fotógrafo e poeta Sotero Teixeira de Souza, de Arraial do Cabo, durante o evento em comemoração aos 79 anos do ex-Locutor de Cabine da Rede Globo, o radialista Ronaldo Cammarota, no dia 15 de novembro, em Araruama, na Região dos Lagos no Rio de Janeiro.


O fotógrafo de 84 anos entregou ao jornalista uma fotografia que fez no dia 15 de setembro deste ano em um dos encontros de poetas e músicos na Arena Chiqueiral – espaço de arte e cultura idealizado pelo poeta Daniel Chaves, em São Vicente. Junto à foto o texto dizia: “Ao ilustre jornalista, poeta e escritor Edson Soares”.


Fotos: Divulgação

‘Marcia Peltier Entrevista’ Guto Nobre na Rádio JB FM

|


O Programa Marcia Peltier Entrevista na rádio JB FM  traz  entre os dias 20 e 26 de novembro, uma nova  conversa com o diretor de TV,roteirista e pesquisador Guto Nobre,organizador do projeto ‘’O Rio Passa Por Aqui’’,que promove caminhadas por locais de importância para o patrimônio histórico e arquitetônico no Centro do Rio de Janeiro.

Guto está com um novo trajeto de passeio dentro deste projeto,chamado:"Expedição pela Mui Leal e Heróica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro''. 


Durante a entrevista  com Marcia Peltier, ele explica como é este novo roteiro de caminhada histórica,fala dos 450 anos em que a cidade ''subiu '' o Morro do Castelo,lembra que em 2017  o Rio comemora também 400 anos da primeira rua pavimentada,conta a incrível história de como a Floresta da Tijuca foi replantada por 5 escravos e recorda o caso  do’’milagre’’ da bala de canhão
que atingiu uma igreja do Rio e não explodiu.


 Você não pode perder  Guto Nobre  no programa Marcia Peltier Entrevista na
rádio JB FM  (99.9).



De segunda à sexta,pela manhã às 7h50,dentro do Painel JB e no  sábado e no
domingo às 10h.



E à noite,às 18h15,dentro do Painel JB e no sábado e no domingo  às 18h.

E na segunda-feira, 27 de novembro você vai poder conferir a entrevista
completa no site da rádio JB FM.



Fotos: Divulgação

Ronaldo Cammarota, ex-Locutor de Cabine da TV Globo, comemora 79 Anos

18 novembro 2017 |


A voz que contribuiu para a popularidade da Rede Globo e, de certa forma, se torna cúmplice em a emissora conquistar o posto de quarta maior empresa de Comunicação no mundo é de um homem simples, mas de um talento ímpar. Ronaldo Cammarota (na foto em destaque com sua esposa, dona Maria Alves de Quadros). Este é o nome de quem conduziu a programação do canal de 1965 a 1990, como locutor de cabine. Conforme rege a história original, o próprio optou por deixar a empresa e seguir sua vida com a família em PetrópolisRegião Serrana do Rio de Janeiro –, sua terra natal. Adquiriu um sítio, de muito bom gosto, diga-se de passagem, em Araruama, na Região dos Lagos e lá comemorou seus 79 anos no dia 15 de novembro, rodeado de familiares e amigos.

Foi uma tarde de muitas emoções, com uma programação oficial conduzida pelo poeta Ivan Navi (de Rio Bonito): alguns poetas declamaram poemas, outros deixaram mensagens de felicitações e tudo isso regado com boa música na voz do cantor Gabriel e do poeta de cordel Manoel de Santa Maria. Um evento para ninguém botar defeito. “O Cammarota significa a horna e a glória da microfonia nacional”, declarou Santa Maria.

Alguns amigos deixaram seus depoimentos sobre o mestre da locução:

“Feliz data natalícia! Homem de bem receba, com carinho, os nossos parabéns! Podemos te chamar várias vezes de amigo e, acredite, é sempre muito bom estar contigo”.  (Francisco Quintanilha – poeta e escritor de Araruama)

“Parabéns e felicidades! Muita paz, muita alegria e obrigado por ser meu amigo!” (Ivan Navi – poeta, de Rio Bonito)

“Ao meu amigo, cunhado e irmão... Que esta data possamos festejar por mais alguns anos em harmonia e felicidade!” (Marcos Alves de Quadros – cunhado do Cammarota, de Petrópolis)

“Uma voz eternizada na televisão e no rádio, embora enterrada pela mídia atual, ainda se perpetua na audição criteriosa e leve dos brasileiros conscientes e de bom gosto” (Daniel Chaves – poeta de São Vicente - Araruama)

“Ele já passou a vida alegrando as pessoas e vai continuar. O que ele fez ninguém tira mais”. (Sotero Teixeira de Souza – poeta e escritor de Arraial do Cabo)

“Ele encheu os nossos corações de uma seleção de músicas maravilhosas e, agora, está colhendo os frutos dessa semeadura de canções seletas de amor” (Hélio Araújo – médico de Iguaba Grande – e ouvia o programa radiofônico do Cammarota na Rádio da Universidade Católica de Petrópolis)

O CULTURA VIVA parabeniza um dos profissionais mais honrados da Comunicação nacional. Viva, Ronaldo Cammarota

Alguns momentos da festa:

































Fotos: Divulgação

Preto no Branco encerra festa na Praia do Forte

15 novembro 2017 |



Programação de shows continua nesta quarta na Passagem


Quem esteve na Praia do Forte na noite desta terça-feira (14) gostou do que viu. O grupo Preto no Branco, composto por Clóvis Pinho, Jean Michel e Weslei Santos, animou a festa com grandes sucessos da música gospel. O show aconteceu no palco montado na Praia do Forte, com patrocínio do Residencial Mônaco, e apoio da Rádio Litoral FM e Prefeitura de Cabo Frio. No repertório não faltaram ritmos como black music, soul, R&B, samba, pop rock e indie rock entre outros.

A programação de shows pelo aniversário de Cabo Frio, no palco da Praia do Forte, começou no último domingo (12) com uma Mostra Especial do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, que reuniu cerca de 120 dançarinos de 15 academias para um espetáculo emocionante de mais de três horas, e na segunda (13), dia do aniversário da cidade, com um grande show da Marrom, Alcione.


Encerrando a programação de shows, nesta quarta-feira (15), no Largo São Benedito, na Passagem, tem um encontro musical inédito e histórico, unindo dois dos mais importantes músicos do Brasil: de um lado Roberto Menescal, músico, arranjador, produtor, um dos pilares da bossa nova e parceiro em clássicos como “O barquinho”, “Ah, se eu pudesse”, “Errinho à toa”, “Nós e o mar”, “Rio”, “Você” e “Vagamente”, só para citar alguns. De outro o cabo-friense Abel Silva, escritor e letrista de mão cheia, que tem entre os parceiros mais constantes nomes como Fagner, João Donato, Dominguinhos, João Bosco, Moraes Moreira, Francis Hime, Ivan Lins, Geraldo Azevedo e o próprio Menescal.

Fotos: Divulgação


Cresce vaga de emprego após leilões do petróleo, em Macaé

|


A segunda e a terceira rodadas de partilha do pré-sal, ocorridas em outubro; o 14° leilão, com áreas no pós-sal, realizado em setembro e a expectativa da quarta rodada do pré-sal e do 15º certame do pós-sal dão novo fôlego ao setor e prometem aquecer o mercado de trabalho. A perspectiva é de que até 2020 sejam criadas cerca de 500 mil oportunidades de trabalho diretas e indiretas no arranjo produtivo de petróleo e gás no país, de forma gradativa, segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP).

Em Macaé, dados da Central do Trabalhador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda já sinalizam a melhora na geração de vagas de emprego: nesta semana há 294 oportunidades. Na semana passada, foram 318 e na anterior, em 30 de outubro, 292 postos de trabalho. No início de outubro, a média semanal foi de 100 vagas de emprego, ou seja, as oportunidades quase triplicaram.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Wagner, o resultado prático da retomada do calendário de leilões é a volta dos contratos e consequentemente dos empregos. "Isso mostra o reaquecimento do mercado, uma vez que as atividades de estudo, prospecção e desenvolvimento são as maiores demandantes para a cadeia de fornecimento", citou.
A segunda e a terceira rodadas do pré-sal ofertaram oito lotes das bacias de Campos e Santos, registrou R$ 6,15 bilhões arrecadados com 75% das áreas arrematadas - seis blocos. Já na 14ª Rodada de Licitações de Petróleo e Gás, a Bacia de Campos foi o destaque com todos os blocos arrematados, com negociações no valor de R$ 3,6 bilhões dos R$ 3,8 bilhões da rodada.
Avanço
O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis garante que os leilões vão oportunizar a oferta e as contratações de emprego, em curto, médio e longo prazo, como o processo de exploração e produção de petróleo.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, as rodadas de licitações contribuem para a abertura de novas oportunidades de desenvolvimento econômico e somam às mudanças na área. "As rodadas do pré-sal e do pós-sal, os avanços legais e tributários garantidos pelo governo federal, tais como a flexibilização das regras de conteúdo local e a prorrogação do Repetro são catalisadores neste cenário", citou.



Gustavo Wagner pontua que Macaé está pronta para a retomada do setor, sendo um município com expertise de 40 anos em apresentação de solução para a indústria do petróleo. "Percebemos que as ações destravam investimentos e ajudam a implantar um novo ciclo de desenvolvimento e geração de emprego. Macaé tem todo o potencial para receber novos investimentos, é o centro da prestação de serviço para exploração e produção de petróleo no Brasil e na América Latina", comentou.

Calendário de leilões continua em 2018

A quarta rodada de leilões do pré-sal, marcada para junho de 2018, ofertará cinco blocos, dos quais quatro em frente ao litoral do Rio de Janeiro. Se todas as áreas forem arrematadas, a expectativa é de um investimento de R$ 60 bilhões para a cadeia de óleo e gás.

Os quatro lotes localizados no litoral do Rio são denominados Dois Irmãos, Saturno, Três Marias e Itaimbezinho e ficam entre as bacias de Santos e Campos.

Já a 15ª rodada de licitações com blocos no pós-sal e em terra vai ocorrer em 29 de março, quando serão ofertados 70 blocos, sendo 49 nas bacias marítimas de Campos, Santos, Ceará, Potiguar, Sergipe-Alagoas. Neste leilão, o regime é de concessão e vence a licitação a empresa que pagar o maior bônus para o governo. 

Central do Trabalhador capta vaga e encaminha profissional

A Central do Trabalhador de Macaé fica localizada em frente ao Estádio Cláudio Moacyr, na Barra, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Não é necessário fazer agendamento para concorrer a uma das vagas. Ela capta as vagas de emprego no mercado e cruza com dados dos trabalhadores, encaminhando para a oportunidade.

Três serviços gratuitos são disponibilizados para o trabalhador: encaminhamento para vaga de emprego, emissão de carteira de identidade e de trabalho. Para emissão de carteira de identidade e de trabalho é necessário fazer o agendamento pelo site www.macae.rj.gov.br/trabalhoerenda ou pelo 0800-0211138. Em seguida, o candidato deve comparecer à CTM. Em caso de dúvida, o trabalhador pode ligar para a Central pelo telefone (22)2763-6344. 

Texto: Janira Braga Figueiredo
Foto: Arquivo Secom


'Não me Recupero do Vazio do Seu Corpo' estreia no Teatro dos Arcos, em SP

13 novembro 2017 |


O projeto Berçário Teatral, que apresenta espetáculos com entrada gratuita no Teatro dos Arcos com o objetivo de revitalizar o espaço cênico localizado na Bela Vista, apresenta o espetáculo “Não me Recupero do Vazio do Seu Corpo”, do OBARA - Grupo de Pesquisa e Criação, com direção de Lu Carion. A estreia acontece dia 25 de novembro e a peça fica em cartaz até 17 de dezembro, aos sábados e domingos, às 19h.

Este é o quinto espetáculo dentre as seis novas produções que compõem o projeto Berçário Teatral. A montagem do OBARA parte de reflexões a respeito do distanciamento, cada vez maior, dos corpos em uma sociedade frenética e saturada de estímulos. A ausência de vínculos e o vazio causado por uma virtualidade excessiva são parte da temática dessa dramaturgia inédita, que se constrói de forma fragmentada, repetitiva, muitas vezes aleatória e descontínua.

A virtualidade tem se tornado uma constante em nossa sociedade contemporânea, que constrói mais relações com o virtual do que com o real. O espetáculo aborda estas questões a partir de jogos e improvisos com partituras corporais que compõem a dramaturgia cênica.  Silvia Camossa,  escritora e ex-integrante do grupo,  recompôs de forma lúdica o texto cênico, a partir de fragmentos de registros dos atores durante processos anteriores.

Partindo da ótica de que o corpo é indissociável de sua sensibilidade, “Não me Recupero do Vazio do Seu Corpo” é uma busca pela reaproximação de corpos tão distanciados de si mesmos, pela urgência de vínculos em tempos de tantas ausências.

SOBRE O GRUPO OBARA – GRUPO DE PESQUISA E CRIAÇÃO

O OBARA - Grupo de Pesquisa e Criação foi criado por Lu Carion em 2001, na USP, a partir de sua pesquisa sobre o treinamento do ator com base na Técnica Klauss Vianna, em parceria com as atrizes Paulina Caon e Veronica Veloso. Hoje o trabalho é desenvolvido na Sala Crisantempo, na Vila Madalena, com novos integrantes. O grupo continua a investigação sobre a aplicação dos princípios e instruções de TKV para o treinamento e processo criativo do artista cênico.

Klauss Vianna foi bailarino, professor, coreógrafo, preparador corporal e diretor teatral. Suas importantes pesquisas  sobre o movimento consciente resultaram em importantes  transformações na concepção, na pedagogia de ensino  e em processos criativos nas artes cênicas.

SOBRE A DIRETORA LU CARION

Lu Carion é graduada em Comunicação pela FAAP–SP (1977), mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2004). Durante o aprofundamento sobre a aplicação dos princípios da Técnica Klauss Vianna no treinamento e processo criativo do ator, que gerou sua tese de mestrado, fundou o Obara – Grupo de Pesquisa e Criação (2001). Nesta pesquisa estudou com especialistas, como, Antunes Filho (CPT), Daniele Finzi Pasca (Teatro Sunil Ensemble), Stefano Vercelli  (Laboratório de Pontedera), Jan Ferslev (Odin Teatret), Kouyaté Sotigui (Théatré dês Bouffes du Nord), Jerzy Grotowsky e Thomas Richards.

Como educadora lecionou no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP e atualmente é professora das disciplinas Processo Lúdico e Processo Criativo/Teatro do Curso de Especialização da Técnica Klauss Vianna, da PUC-SP; do  curso de especialização de Terapia Através do movimento da Faculdade Angel Vianna – FAC-RJ, , e professora na Sala Crisantempo (treinamento e processo criativo). Tem experiência e atua na área das artes cênicas como atriz, educadora, dramaturgista e preparadora corporal de grupos teatrais.

SOBRE O ELENCO

- Bia Miranda é atriz formada pelo INDAC Escola de Atores, tem 20 anos e ingressou no grupo OBARA em 2016, através da aula "Treinamento do Ator" na Sala Crisantempo, ministrada por Lu Carion. Participou durante 7 anos do Grupo de Teatro do Colégio Rio Branco, de 2008 a 2014, e nos últimos dois anos participou de oficinas de interpretação e linguagem com profissionais como Tania Kesselman, Cristiane Urbinatti, Maristela Chelala e Brava Cia. Em 2017, participou da primeira edição da “Oficina de Cenografia” com Chris Aizner e produziu o figurino da peça “Retratos e Canções”, escrita e dirigida por Renato Andrade.

- Livia Vilela é atriz, preparadora corporal, arte-educadora. Mestranda pela ECA-USP em Artes Cênicas (Pedagogia do ator / Formação do artista teatral); pós-graduada no curso Lato Sensu - Especialização da Técnica Klauss Vianna pela COGEAE- PUC/SP (2014), desde 2002 pesquisa a Técnica Klauss Vianna aplicada no corpo do ator. Integrou o grupo Lupa de teatro e atuou, entre outros, nas peças “Aviso às Borboletas” com direção de Bete Dorgam. Atuou também em “Pedreira das Almas”, direção Brian Penido Ross. Integra o OBARA - Grupo de Pesquisa e Criação desde 2005. É propositora do Vulcão [criação e pesquisa cênica] em conjunto com Vanessa Bruno, Elisa Volpatto, Paulo Salvetti e Rita Grillo. Com o Vulcão atuou em "Brincar de Pensar - contos de Clarice Lispector no palco para pessoas grandes ou pequenas", realizou assistência de direção e preparação corporal dos solos "Pulso”, a partir da vida e da obra de Sylvia Plath, e "A Dor”, a partir de La Douleur de Marguerite Duras. 

- Luciana Romani é atriz e bailarina. Formada em Teatro pela Oficina de Atores Nilton Travesso e Bacharel em Dança - Comunicação das Artes do Corpo - pela PUC/SP. Em Nova Iorque estudou na The American Academy Of Dramatics Arts e fez aulas em diversas escolas de dança: Alvin Ailey, PMT, Steps on Broadway. Pesquisadora de Jazz Dance e Dança Contemporânea, participa há 7 anos do grupo Obara. É também professora,  coordenadora pedagógica e diretora artística da EDA- Escola de desenvolvimento artístico.

- Tássia Melo é atriz, bailarina e professora. Graduada em Educação Física, formada em Ballet pela Royal Academy of Dance e em teatro pela Escola de Atores Wolf Maya. Participou de cursos de aprimoramento em dança em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Joinville, Puebla (México), entre outras. Desde 2014, pesquisa a Técnica Klauss Vianna direcionada ao treinamento e processo criativo cênico. Possui mais de dez anos de experiência como professora de dança e teatro para crianças, adolescentes e adultos. Em TV e cinema, participou do filme “E a Vida Continua”, de Paulo Figueiredo. Em teatro, atuou nas peças “Tio Vânia” pelo projeto Ademar Guerra sob direção de Erick Gallani; “São Paulo Surrealista I” e “São Paulo Surrealista 2: A Poesia feita Espuma”, da Cia Teatro do Incêndio sob direção de Marcelo Marcus Fonseca. Foi diretora de movimento nas montagens “Fora da Ordem” e “Macunaíma”, com direção de Paulo Marcos Brito.  Também trabalhou em “O Lugar de Onde se Vê” e “O Novo Rei de Beleléu”, da Cia Ouro Velho, sob direção de Paulo Marcos Brito.

Tiago Salgado é formado em teatro pela Oficina de Atores Nilton Travesso em 2012. Integrante do grupo Obara desde 2011. Fez aulas e coaching vocal, curso de iluminação com André Lemos e participou de diversas campanhas publicitárias. Em Nova York participou de curtas na New York Film Academy. Hoje é diretor da EDA- Escola de Desenvolvimento artístico, graduando em educação física e atua como gaitista no duo de blues “Wild Salt”.

- Tito Soffredini  é formado em Artes Cênicas pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Começou no teatro em 1999 com a peça “Vacalhau e Binho”, de Zé Fidelis e Carlos Alberto Soffredini. Desde então vem se aprimorando em diversos cursos e atividades como ator. Sua última peça em cartaz foi “Sonhos não Envelhecem”, adaptação musical de ”Sonhos de uma Noite de Verão” com músicas do Clube da Esquina, com direção geral e musical de Fernanda Maia. Começou a cantar com Roberta Forte aos sete anos de idade e estuda hoje com Flavia Maria. Em 2015, teve seu primeiro contato com a Técnica Klauss Vianna. Estuda a técnica aplicada para atores com Lu Carion.

A EQUIPE

- Carol Fig é formada em Direção Cinematográfica na Academia Internacional de Cinema. Iniciada em 2015 na Técnica Klauss Vianna no espaço Sala Crisantempo, busca a consciência corporal para criação de projetos e obras pessoais e do OBARA - Grupo de Pesquisa e Criação, produzindo curtas-metragens como diretora de arte, fotógrafa e editora.

Cezar Siqueira é psicanalista clínico, formado em Psicologia e, também, em Comunicação Social. É ator e foi membro do OBARA - Grupo de Pesquisa e Criação durante sete anos, participando de quatro exercícios do grupo. A partir de sua experiência com comunicação, realizou trabalhos de design gráfico e fotografia em diversos espetáculos de teatro.

- Gabriela Rocha é formada em Cinema pela Academia Internacional de Cinema em 2016. Estreou como atriz no longa-metragem “As Melhores Coisas do Mundo”, de Laís Bodansky. Já atuou em diversos curtas. Na TV seu trabalho mais marcante foi a série “Vizinhos”, do canal GNT, e algumas participações em séries como “PS!”, “O Caçador” e “3%” . Entrou no OBARA - Grupo de Pesquisa e Criação em 2015, onde conheceu e entrou em contato com a Técnica Klauss Vianna.

SOBRE O PROJETO BERÇÁRIO TEATRAL

O projeto Berçário Teatral tem como objetivo viabilizar apresentações de espetáculos com entrada grátis no Teatro dos Arcos, localizado na Bela Vista. A realização começou no início de agosto este ano com o espetáculo de improviso “Não Tem Xícara”, idealizado e dirigido por Ian Soffredini. Depois recebeu as montagens inéditas “Terra dos Outros Felizes – o Jogo dos Amigos Imaginários”, texto de Michelle Ferreira e direção de Vanessa Guillen; “Existe Sexo Depois do Casamento?”, de Jeff Gould, direção de Isser Korik; e “Lá Fora é Pior”, texto e direção do Núcleo de Pesquisa Teatral Arcos Dramatúrgicos.

FICHA TÉCNICA

Direção: Lu Carion
Elenco: Bia Miranda, Livia Vilela, Luciana Romani, Tássia Melo, Tiago Salgado e Tito Soffredini
Texto original: Cezar Siqueira, Diego Tresca, Livia Vilela, Márcio Rossi, Marco Spivack, Nina Brondi, Rodrigo Lage
Apoio dramatúrgico: Silvia Camossa
Cenografia, iluminação e figurino: OBARA - Grupo de Pesquisa e Criação
Trilha sonora: Pedro Destro e Tiago Salgado
Produção multimídia: Gabriela Rocha
Apoio audiovisual: Magê Cecheio
Fotos: Carol Fig, Cezar Siqueira e Gabriela Rocha
Identidade visual: Cezar Siqueira
Produção: Tito Soffredini

 “Não me Recupero do Vazio do seu Corpo”
Local: Teatro dos Arcos (Rua Jandaia, 218. Bela Vista. Tel: 11 3101-8589)
Estreia: 25 de novembro
Temporada até: 17 de dezembro
Apresentações: sábados e domingos, às 19h.
Capacidade: 50 lugares
Ingresso: Grátis (entrega de convites no local uma hora antes da sessão)
Duração: 45 minutos
Classificação etária: 12 anos 

TEATRO DOS ARCOS
Telefone: 11 3101-8589
Capacidade: 50 lugares
Horário de funcionamento da bilheteria: somente nos dias de apresentação, uma hora antes.
Acesso para cadeirantes
Ar-condicionado
Estacionamento conveniado: avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 502. Valor: R$ 20,00

Foto: Cezar Siqueira