Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

27 setembro 2021 |

 


A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a programação 2022 e examina questões relacionadas à ideia de uma "identidade brasileira" atualizando o debate em um ano marcado por efemérides. A violenta história colonial do Brasil e a recepção e "deglutição" de linguagens e procedimentos originários da arte europeia funcionam como norte para uma programação que dá novo frescor aos debates oriundos da Semana de 22 e do bicentenário da Independência. As inaugurações acontecem a partir de março de 2022.

Alguns destaques são: a grande mostra panorâmica de Adriana Varejão (26.mar); os trabalhos decoloniais de Jonathas de Andrade (02.abr); obra inédita site-specific de Dalton Paula (27. ago) para o Projeto Octógono, a primeira panorâmica na Pina da artista visual e poeta Lenora de Barros (08.out) e as performances, vídeos, fotografias e instalações que representarão a vida, arte e a religião de Ayrson Heráclito (01.out). No segundo semestre, em parceria com a instituição norte americana Terra Foundation for American Art, o museu apresentará uma importante reflexão inspirada no processo de urbanidade e modernidade que tomou conta do Estados Unidos entre 1893 e 1976 e será uma boa oportunidade para um contraponto às celebrações do centenário do marco da arte moderna no Brasil, acrescentando novas camadas e perspectivas para esse debate.

"O ano de 2022 marca o centenário da Semana de Arte Moderna, bem como o bicentenário da independência brasileira. A Pinacoteca se propõe a abordar ambas as efemérides a partir de uma perspectiva crítica, organizando uma série de exposições que olham para esses eventos como partes de processos mais alargados e continentais", conclui Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo.

Edifício da Pinacoteca Luz

Os cerca de 60 trabalhos de diferentes fases e períodos de Adriana Varejão ocuparão 7 salas da Pinacoteca e também o Octógono, espaço central do museu, onde estarão as obras recentes da série Ruínas. A inauguração acontece em 26 de março.

A mostra panorâmica pretende percorrer toda a trajetória de Varejão, iniciada em meados dos anos 80, para que todos possam tomar conhecimento da potência de uma das artistas brasileiras de maior repercussão internacional. A organização expositiva ressaltará como a sua coletânea tem se estruturado, ao longo das últimas três décadas, a partir de uma reflexão sobre a história colonial do Brasil, mas aponta também para uma reflexão continuada sobre a própria pintura, sua materialidade e sua expansão para além do plano bidimensional.

Em continuação ao tradicional Projeto Octógono Arte Contemporânea que comissiona obras site especific para o espaço desde 2003, Dalton Paula apresentará uma obra inédita no segundo semestre de 2022. A inspiração será a história brasileira, as raízes da violência racial e a migração forçada dos africanos durante o período da escravidão, temáticas já elucidadas em seu processo criativo.

Ainda na Pinacoteca Luz, após exitosa parceria em 2016, a instituição Terra Foundation for American Art se une novamente ao museu para a apresentação da mostra Pelas ruas: vida moderna e diversidade na arte dos Estados Unidos (27.ago). Tendo a diversidade como fio condutor, a mostra englobará cerca de 100 obras que articulam questões sociais, de classe e econômicas presentes na vida urbana nos Estados Unidos entre 1893 e 1976. Dentre os artistas, estarão trabalhos de Geórgia 0’Keefe, Edward Hopper e Andy Warhol.

O museu também pretende ampliar o olhar dos visitantes sobre o Barroco brasileiro, explorando em uma exposição o legado da pintura no período colonial com obras de diversos estados do país, como Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, entre outros. As temáticas presentes nas pinturas irão dialogar com a produção da artista Adriana Varejão, que estará exposta no mesmo período.

Encerrando a programação na Pinacoteca Luz, a panorâmica sobre a poeta e artista visual Lenora de Barros (São Paulo, 1953). Múltipla em suas produções realizadas em diferentes mídias como vídeo, performance, fotografia e instalação, a exposição irá destacar as questões de gênero trabalhadas em suas concepções nos diferentes momentos da sua carreira.

Audiovisual

Outra novidade da programação 2022 é que a Pina agora terá uma galeria especial dedicada à exibição de vídeos. A estreia fica por conta de Vostok (2013), de Leticia Ramos, adquirido pelo programa de Patronos da Arte Contemporânea da Pinacoteca de São Paulo, em 2018.

 

Edifício da Pinacoteca Estação

Em seu tradicional programa de exposições panorâmicas que revisitam a carreira de artistas brasileiros, a Pinacoteca destaca ainda as mostras sobre as produções de Jonathas de Andrade e de Ayrson Heráclito.

Jonathas de Andrade é um artista múltiplo com trabalhos em fotografia, filme, instalação, em que permeiam o imaginário da região nordeste, onde nasceu e atualmente vive. As práticas decoloniais e as críticas sociais e políticas são características de suas obras que poderão ser vistas a partir de 02 de abril.

Já no segundo semestre, a relação entre arte e elementos sagrados será evidente para quem visitar a primeira mostra panorâmica institucional do artista Ayrson Heráclito em São Paulo. Praticante do candomblé, desenvolve, desde a década de 1980, uma pesquisa sobre elementos da cultura yorubá, como a mitologia dos orixás. Além disso, suas obras abordam o racismo e a violência praticada contra a população negra. O processo criativo resulta em um território híbrido a partir das práticas do candomblé e a crítica social, com narrativas fincadas em simbologias e rituais. O conjunto artístico que ocupa o museu, a partir de outubro de 2022, se debruça sobre quatro décadas de trabalhos de Heráclito.

Ainda no mesmo edifício, as exposições Coleções na coleção e Revistas: um projeto moderno. A primeira mostra parte da obra Introdução à História da Arte Brasileira 1960-1990 (2015), de Bruno Faria, pertencente ao acervo da Pinacoteca, uma instalação composta de 168 discos de vinil, cujas capas foram desenhadas por artistas visuais como Hélio Oiticica, Regina Vater, Guto Lacaz, Alex Flemming, entre outros. A partir dessa ideia de uma coleção reunida por um artista, a exposição irá explorar outros trabalhos do acervo do museu que partam desse mesmo princípio.

Já Revistas: um projeto moderno nasce de um conjunto raro de revistas e publicações do acervo bibliográfico da coleção Ivani e Jorge Yunes, como as publicações Klaxon, Estética, Verde, entre outras. O objetivo é detalhar o modernismo a partir dos ensaios, manifestos, ilustrações e projetos gráficos das publicações. Além de deslocar a experiência do olhar para outros suportes, as revistas anunciavam com vigor o tom político e visionário que alcança até o presente.

 

Foto: Divulgação


Fundador da Wikipédia é o entrevistado de Marcelo Tas nesta terça-feira (28/9) no #Provoca

26 setembro 2021 |

 


Nesta terça-feira (28/9)Marcelo Tas recebe um convidado internacional no #Provoca, o fundador da Wikipédia, Jimmy Wales. No bate-papo, ele conta que nos primeiros dias da Wikipédia não dormia pensando nos plantadores de fake news, fala sobre como lidar com a desinformação na internet e que os políticos só querem saber de controlá-la, da contaminação das informações sobre Covid-19 e a responsabilidade das Big Techs no duelo de narrativas. A entrevista inédita vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h

Marcelo Tas pergunta para Jimmy com o que ele sonha hoje. "Ainda sonho com uma enciclopédia gratuita para cada pessoa do planeta, em seu próprio idioma. Mas também sonho com educação. Nos EUA, há um grande problema com gente tomando remédio de cavalo para a Covid-19, sem nenhuma evidência de que funcione (...) acho que eles são vítimas, porque não receberam educação científica adequada (...) as pessoas deveriam sair da escola aos 18 anos sabendo avaliar alegações: "como vou saber se isso é verdade?", diz Wales.

Sobre fake news e liberdade de expressão, Wales fala: "Acho que muita gente está descontente com o resultado do que está vendo na internet. Está viciada naquilo, mas não gosta (...) as pessoas estão começando a pensar em mudança, em como lidar com a desinformação, como fazer uma internet mais saudável", comenta.

Tas questiona se é verdade que no início da Wikipédia ele mal dormia monitorando as informações. "Sim. No início, às vezes, eu acordava no meio da noite temendo que alguém fosse destruir o site todo, editando tudo errado. Mas logo percebi que havia bons usuários na Austrália, no mundo todo. Sempre tem mais pessoas boas cuidando, do que pessoas ruins tentando causar danos", conta o fundador.

Jimmy Wales fala também sobre o mar de desinformação na internet e a facilidade para viciar e gerar cliques. "A Wikipédia é uma limitação desse mar de informações, e acho que isso é muito necessário, porque uma variedade infinita de coisas nem sempre ajuda (...) comparado ao Facebook ou Google, o número de servidores, a quantidade de tecnologia de que precisamos é muito menor", diz.

Por fim, o fundador da Wikipédia comenta na edição que a maioria dos políticos nem se importa com a inovação. "Eles só ligam para o controle. Se puderem subjugar quatro grandes empresas da internet, está ótimo para eles. Não acho que isso seja ótimo para nós, então precisamos ficar alertas", reforça.

 

Foto Julia Rugai

 

 


 


O prefeito em exercício, em Búzios (RJ),  Miguel Pereira, recebeu, no dia 21 de setembro, em seu gabinete, os representantes do Circuito Brasileiro de Esportes Eletrônicos (CBEE), o CEO Ewerton Panda e o CEO da CPR Eventos Paulo Santos.

Na pauta a Etapa Búzios, que será realizada dia 12 de novembro de 2021. O CBEE é realizado em diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro.

 

O evento tem objetivo de fomentar os esportes eletrônicos no estado do Rio de Janeiro e democratizar o acesso ao cenário competitivo para jovens.

 

Participaram da reunião, além do prefeito em exercício e representantes do CBEE, Eliane Valle (Secretaria de Governo) e o Coordenador da Secretaria de Obras, Ronan Canto.


Foto: Divulgação


 

A Prefeitura de Cabo Frio implantou uma Comissão de Bens Móveis para identificar, catalogar e providenciar uma destinação para materiais abandonados na Secretaria de Saúde. O grupo de trabalho vai atuar para organizar uma série de bens inservíveis e materiais que não são utilizados desde 2008. 

A Comissão Permanente de Avaliação e Inventário de Bens Móveis foi instituída nesta quarta-feira (22) pelo secretário de Saúde, Felipe Fernandes. O grupo é formado pela superintendente de Licitação e Contratos da Secretaria de Saúde, Karoline Zandorá Rodrigues, pela supervisora de Gestão e Fiscalização de Contratos, Bruna de Souza Azevedo, pelo supervisor de Tecnologia de Comunicação e Dados, Gustavo Ferreira Cunha da Silva, e pela agente administrativo Carla Sodré Barbosa.  

Nesta quinta (23), a coordenadora do Departamento de Patrimônio da Saúde, Joana Ferreira, esteve no galpão localizado na Morada do Samba, que possui materiais de escritório e outros tipos de inservíveis deixados de anos anteriores para a gestão atual da Prefeitura.  

Parte dos equipamentos encontrados já foi reestruturada e reutilizada. O setor está em processo de inventário para prosseguir com as baixas patrimoniais. 

“Desde que assumimos, estamos trabalhando duro para melhorar, além do atendimento à população, toda a gestão da saúde no município. Gerar economia aos cofres públicos é uma das nossas metas. O trabalho de identificação do patrimônio é minucioso e repleto de detalhes, por isso demanda tempo e total dedicação. São diversos materiais encontrados, como mobiliários, equipamentos hospitalares, eletrônicos e veículos. A recuperação dos bens demonstra o avanço que estamos conquistando na gestão atual”, afirma o secretário municipal de Saúde, Felipe Fernandes.



CONTRATO PARA INCINERAR MEDICAMENTOS VENCIDOS

 

Está em fase de cotação de preços a licitação da Secretaria de Saúde para incinerar medicamentos vencidos, que foram deixados de anos anteriores. Ao assumir em janeiro deste ano, a atual gestão encontrou um depósito alugado pela Secretaria Municipal de Saúde com sete toneladas de medicamentos vencidos. Durante vistorias nas unidades de saúde, novos medicamentos vencidos foram encontrados e encaminhados ao depósito, que contabiliza, atualmente, o montante de 21 toneladas. 

Após realizar o levantamento da situação, a Secretaria de Saúde deu início ao processo licitatório para contratação do serviço de incineração, conforme o protocolo estabelecido pela Anvisa. Todos os medicamentos que se encontram no depósito foram comprados e recebidos pela gestão anterior da Prefeitura. Os medicamentos vencidos durante este ano somente foram levados para o depósito após terem atingido a data de vencimento. 

No almoxarifado da Secretaria de Saúde (que fica em local distinto do depósito de medicamentos vencidos) existe uma ala de medicamentos "segregados", que estão próximos da data de vencimento. A equipe do almoxarifado busca dar vazão a esses medicamentos antes do vencimento, inclusive com a possibilidade de doações, mas nem sempre é possível. Mensalmente é colhida uma sobra residual de medicamentos vencidos, que são levados para o depósito em questão. 

A Prefeitura estipulou a contratação do serviço de incineração referente às 21 toneladas de medicamentos que estão no depósito.

Covid-19: vacinação da segunda dose segue em dia

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 O calendário de vacinação contra a Covid-19 de Macaé segue de segunda-feira (27) a sexta-feira (1º), com a aplicação da segunda dose de AstraZeneca e Pfizer, para as pessoas com retorno agendado nesta semana. A população deve conferir a data de retorno, escrita a lápis, no comprovante de vacinação da primeira dose.

 

De acordo com o calendário, na segunda e na terça-feira será aplicada a segunda dose de AstraZeneca, para as pessoas com retorno agendado para os dias 27 e 28. O atendimento ocorrerá pela manhã, nos polos fixos e unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na Serra.

 

Já na quarta-feira, ocorrerá a vacinação da segunda dose de Pfizer para as pessoas com retorno agendado para o dia 29. O atendimento ocorre pela manhã, apenas nos polos fixos.

 

Na quinta-feira, as pessoas com retorno agendado para o dia 30 recebem a segunda dose de AstraZeneca, nos polos fixos e unidades da ESF na Serra, e da Pfizer apenas nos polos fixos.

 

Na sexta-feira, também será realizada a segunda dose de AstraZeneca para as pessoas com retorno agendado para o dia 1º de outubro. O atendimento será nos polos fixos.

 

Para receber a segunda dose, as pessoas com retorno agendado para esses dias devem apresentar o comprovante de vacinação da primeira dose, além de documento de identificação e o QR-Code impresso do pré-cadastro da vacinação, em link disponível no site oficial da prefeitura.

 

Acompanhe o calendário de vacinação contra a Covid-19 de Macaé, nas redes sociais e site oficial da prefeitura.

  

Novos polos

 

A partir desta semana, novos polos de vacinação contra a Covid-19 passam a atender a população: Unidade Básica de Saúde (UBS) Barramares e o Pronto-Socorro do Parque Aeroporto. 

 



Rita Lee tem acervo exposto em mostra cheia de surpresas no MIS, em São Paulo

24 setembro 2021 |

 


Uma explosão de cores, de música e de alegria. Assim pode ser descrita a exposição Samsung Rock Exhibition Rita Lee realizada pela Dançar Marketing em parceria com o Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial da Cultura, com patrocínio máster da Samsung, patrocínio da XP e Porto Seguro e apoio UNINASSAU. A mostra sobre a maior roqueira do planeta, abre na quinta-feira (23) no MIS (Museu de Imagem e do Som), Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

"Sou dessas acumuladoras que não jogam fora nem papel de embrulho e barbante. Vou adorar abrir meu baú e dividir as histórias que as traquitanas contam com quem for visitar. Tenho recebido ajuda de uma turma da pesada: o grand maestro da cenografia é do meu querido Chico Spinosa, meu figurinista e carnavalesco da Vai-Vai; a direção é do meu multitalentoso Guilherme Samora e a curadoria é do meu filho João", conta Rita.

"É muito emocionante. Tem uma parte dessa história que vivi com ela e tem outra que não estava aqui ainda. Então, ver essas roupas, esses momentos tomarem vida, é muito emocionante. São personagens, também, de meus sonhos e imaginação. E é a história de vida da minha mãe. E isso mexe diretamente com minha emoção", avalia João Lee, o curador.

E essa mistura deu à exposição um jeito muito próprio, como conta Guilherme Samora, o diretor artístico. "Acredito que as pessoas vão se surpreender. Existe tanto acervo da Rita que o que enfrentamos nessa exposição foi justamente a edição do que ficaria de fora. Artigos preciosos e raridades não faltam. Por isso, ela foge do estilo de exposições com muitas reproduções ou essencialmente virtuais. Durante a montagem, fiquei arrepiado em diversos momentos, só de sentir o valor de cada peça, de cada sala. Tudo lá tem um motivo. E uma das grandes preciosidades é justamente ter o Chico Spinosa, que trabalhou com a Rita pela primeira vez em 1982, nessa viagem com a gente."

Spinosa é um artista. Ao visitar a exposição, nada ali é fruto de um padrão, de uma forma ou de escala industrial. Tudo foi pensado, feito e readaptado para uma realidade colorida, seguindo o roteiro da direção: uma roqueira cheia de cor que chega à Terra em um disco voador. Detalhes, como uma aura de Aparecida ou das estrelas feitas à mão, assim como a recriação do palco giratório da tour 1982/1983 (ou O Circo, como ficou conhecida), tudo é feito para a mostra. Artesanal, no melhor sentido da palavra. A equipe colocou o trabalho em cada letra pintada na parede, em cada figurino que precisou ser restaurado ou em cada peruca: todas, com cores e cortes estudados.

Spinosa fala da emoção desse momento: "Encontrar com Rita Lee foi primordial para minha carreira. Alguns anos atrás, nos encontramos para fazer o especial ‘O Circo’, da TV Globo. Eu, paulista, chegando na Globo vindo da TV Tupi, fui fazer o figurino desse especial e foi um marco. Foi como tomar um lisérgico. Rita mudou totalmente a minha maneira de ver. Eu conheci o pop, eu fiquei encantado com a energia, com o colorido e com a estética que essa mulher tem. Nos encontramos outras vezes, em outros trabalhos: no manto de Nossa Senhora Aparecida para o Hollywood Rock de 1995, na Marca da Zorra, nas cabeças de Santa Rita de Sampa, na Erva Venenosa... hoje, com esse convite para a cenografia e o restauro dos figurinos para a exposição, tenho certeza de que Rita sempre foi o melhor do pop e o melhor de mim. Revendo toda a sua obra, me coloco de quatro a essa poetisa. A quem respeito muito. Nesse encontro, aos meus 70 anos, ela me dá energia e me faz mais criativo".

Um dos destaques? As manequins, com estudos de Spinosa e Samora, e feitas uma a uma por Clívia Cohen, em posições de Rita, com o rosto da artista em todas elas, com uma precisão surreal e excelente interpretação artística.

A divisão das salas é temática e, em tantos casos, afetiva. E Rita tem suas preferências: "Todas as peças contam uma história diferente e engraçada. Mas o vestido de noiva que Leila Diniz usou e a bota prateada da Biba eu dou valor. E ambos são produtos de roubo", diverte-se Rita, ao lembrar que nunca devolveu o vestido depois de usar numa apresentação dos Mutantes e da famosa história das botas, com as quais saiu andando da butique Biba, de Londres, em 1973. Ela não só foi perdoada pela estilista Barbara Hulanicki, a criadora das botas, como ganhou dela os figurinos da tour Babilônia (1978) que também estão expostos. Assim como o piano de mais de 100 anos que era da mãe de Rita, Chesa, que foi o instrumento com o qual ela teve seu primeiro contato com a música.

O encontro e o amor de Rita e Roberto de Carvalho; a repressão da ditadura (Rita é a compositora mais proibida, segundo dados da época) e a prisão; a família; a causa animal e obras de arte da Rita têm destaque. Assim como estruturas criadas especialmente para a mostra, como o palco giratório, a manequim que levita, o Peter Pan que sobrevoa a entrada…

O estúdio é um caso à parte: terá uma experiência de áudio imersivo que utiliza a tecnologia Dolby Atmos, com projeto desenvolvido pela ANZ Immersive Audio, trazendo uma experiência sonora imersiva para a sala da exposição baseada em um estúdio. Ultrapassando a reprodução de som da maneira convencional, o áudio imersivo proporciona uma escuta similar à vida real, com sons acima, abaixo, aos lados, na diagonal, em toda sua volta. A ANZ espacializou músicas da rainha do rock em 3D, e preparou uma instalação na qual as caixas de som, de altíssima qualidade, foram perfeitamente posicionadas para o público escutar algumas de suas obras como nunca: vindas de todas as direções. "É uma tecnologia que permite que a gente consiga ouvir vários detalhes da música que antigamente a gente não conseguiria. Vai dar claridade aos elementos e muito mais profundidade. E vai ser superinteressante: ao invés de a música te pegar só na direita e esquerda, ela te pega em 360°", explica João.

Um detalhe especial - e que vai levar a exposição a outro nível - é a visita guiada pela própria Rita. Através de QRCodes, os visitantes poderão ouvi-la contando sobre alas, peças, histórias... "Achamos que ia ficar simpático ter minha voz narrando as histórias das peças, me sinto mais íntima do visitante. Não seria exagero dizer que esta exposição vai ser a mais bacana até agora, porque foi pensada para dar alegria às pessoas no meio de tantas tristezas".

Guilherme Samora chama atenção para um fato: "Rita é especial. Grande estrela desse universo. Uma mulher cheia de luz e de camadas. Ela representa a liberdade, o colorido, o amor. E é justamente isso que queremos passar na exposição. Portanto, destaco aqui a liberdade criativa que a Dançar Marketing nos concedeu. É essencial ter essa liberdade e esse apoio num projeto que envolva Rita".

Para Pedro Bianco, presidente da Dançar Marketing, o projeto é especial. "Sem dúvida alguma é uma das exposições mais significativas e marcantes na história da música brasileira. É imperdível! ‘Agora só falta você’", afirma.

"Na Samsung, entendemos que a conexão com os consumidores vai além dos produtos: ela é baseada em experiências únicas, como proporciona o Samsung Rock Exhibition. Temos o compromisso em fornecer serviços e estabelecer relações que inspirem as pessoas a fazerem o impossível. Estamos muito contentes em marcamos presença em mais uma edição como patrocinador máster. Rita Lee é sinônimo de sucesso e temos certeza que a exposição será inesquecível para o público", afirma Débora Yang, gerente de marketing de Brand Experience e Eventos da Samsung Brasil.

Sobre a Dançar Marketing

Com uma história repleta de pioneirismo, a Dançar Marketing movimenta o mercado de marketing cultural brasileiro há 40 anos. A empresa firmou um marco importante para a democratização cultural, sendo a primeira a realizar grandes apresentações open air no país, como "Concertos de Vinólia", o maior evento itinerante de música clássica ao ar livre já realizado no Brasil. O projeto inaugurou o Parque Ibirapuera como ponto cultural das manhãs de domingo, colocando-o como um dos principais palcos para grandes eventos em São Paulo. A relevância e sucesso do projeto conquistou também a mídia brasileira, contando com transmissões em emissoras de rádio e canais de TV, como Cultura e Bandeirantes. Fundada em 1982 a partir da criação do primeiro periódico especializado em dança da América Latina - a Revista Dançar -, a empresa reúne milhões de espectadores em seus incontáveis espetáculos, shows, projetos proprietários e sociais. Atualmente, o grupo formado por 4 empresas oferece diversos serviços na área de entretenimento e cultura, prestando consultoria para empresas como Deloitte, Vale, Ambev, IBM entre outras. Já realizou mais de 35 projetos proprietários como Avon Women in Concert, Criação Teatral Volkswagen, Dupont Basic Sound, Viagem Nestlé pela Literatura, entre outros; exposições como Riachuelo Mostra Moda e Samsung Rock Exhibition, festivais como HSBC Music Series, Telefônica Open Jazz, C&A Pop Music, Carrefour Music Fest, Festival da Padroeira e Samsung Best of Blues and Rock, além de grandes turnês internacionais de artistas icônicos como Andrea Bocelli, Luciano Pavarotti, Sarah Brightman, Ray Charles, Buddy Guy, George Benson, Joss Stone, Diana Krall, Norah Jones, Ben Harper, Chris Cornell, Jeff Beck, Richie Sambora, Seal, Joe Satriani, Tom Morello, Zakk Wylde, entre outros.

Conheça a história da Dançar Marketing em https://www.dancarmarketing.com.br

Samsung Rock Exhibition Rita Lee

Data: a partir de 23 de setembro de 2021

Local: MIS - Museu da Imagem e do Som - Avenida Europa, 158, Jardim Europa - São Paulo/SP

Horário: de terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Ingressos: a partir de R 25,00, nas plataformas da Ingresso Rápido e INTI

Classificação indicativa: Livre

Foto: Divulgação


Leila Maria, vice-campeã do ‘The Voice +’, assina com a Biscoito Fino

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Depois da repercussão causada pelas aparições no The Voice + do qual foi vice-campeã, a cantora e compositora Leila Maria assina contrato com a Biscoito Fino. Um acordo que só reforça o "namoro antigo" com a gravadora que já tinha feito a  distribuição de dois de seus  álbuns. Um deles, "Leila Maria canta Billie Holiday in Rio", arrebatou o "Prêmio da Música Brasileira" na categoria "Melhor álbum em língua estrangeira". A cantora, que irá lançar seu primeiro fonograma como "artista  Biscoito Fino" até o início do próximo ano, contará com as competências profissionais de Guilherme Kastrup na produção e de Ana Basbaum na direção do projeto.  A pianista e cantora Maíra Freitas, companheira de gravadora, também na foto anexada, fará uma participação especial.
Como se diz, o "namoro acabou em um belo casamento". ...afinal, Leila Maria sempre foi um "biscoito finíssimo"! 

 

Foto: Acervo pessoal de Guilherme Kastrup, Maíra Freiras, Leila Maria e Ana Bausbaum

 


Vicentini se inspira em Plínio Marcos e viaja, com a Marikota, pelo Brasil

23 setembro 2021 |

 


Dois livrosduas histórias e muitas vidasNovas obras e  um novo projeto que o multifacetado Vicentini Gomez lança, inspirado em Plinio Marcos que vendia seus livros na porta dos teatros, faculdades, colégios e até na rua. O projeto vai começar, ainda este mês, por  sua terra natal, a cidade de Presidente Prudente.



COMO SURGIU O PROJETO


Uma Kombi que o escritor comprou para as suas produções cinematográficas, batizada de "Marikota",  foi adaptada para levar os livros que Vicentini oferecerá às faculdades, cursinhos e colégios. Do Ensino Fundamental  até ao Superior.


A ideia surgiu depois de um dia papeando com o também escritor e ator Calixto de Inhamuns, amigo de longa data e compadre, que criou a frase: “Marikota traz livros que trazem alegria e o saber”, imediatamente adotada pelo artista para o projeto.


Desta maneira o escritor e ator, como um mascate dos tempos modernos, leva todos os seus cinco livros na Kombi para  os locais aonde é contratado para ensinar  alunos e professores a escreverem, pelo projeto “Aprender brincando”, uma obra de ficção.



NOVOS LIVROS



1 - PARA CRIANÇAS:
 O VENDEDOR DE SACIS E OUTRAS LOROTAS
Um divertido passeio pelas lendas urbanas e indígenas. José, ou simplesmente Zé, é um personagem curioso que um dia encontra um livro em um banco de praça e resolve viajar nas histórias contadas nesse e em outros livros.


O livro tem ilustração de Edgar dos Santos e  prefácio do historiador Jonas Soares de Souza, que comenta: “-Este livro de Vicentini me traz a memória os causos de Pedro Malasartes, o malandro sábio e sedutor, contumaz praticante de travessuras, que sempre levava a melhor diante dos poderosos e avarentos, e sempre se portava como herói diante dos humildes e oprimidos.”


2 – PARA ADOLESCENTES E ADULTOS
VALHA-ME DEUS!
Faz um mergulho e fecha uma trilogia do escritor sobre os medos da cidade grande, opressora, poluída tanto na atmosfera quanto visualmente, com o crescente índice da informalidade nos semáforos, calçadas e os infinitos personagens de seu cotidiano, que pensando no ganho fácil acaba contrariando princípios, mesmo correndo o risco do propagado castigo eterno. Uma história para reflexão.

O livro tem capa de Hugo Caserta e prefácio do historiador da UNESP Prof. Dr. André Figueiredo, que diz: “A trama, muito bem escrita, instigante, enigmática e com um final de tirar o fôlego; narra ações cotidianas e situações que presenciamos... Na marginalidade urbana, tão bem retratada por Vicentini, se observa a luta, a rotina e o esfacelamento de normas sociais, como a defesa de um objeto profano vinculado ao carnaval por seguidores da fé cristã que condenam a lascívia da maior festa do planeta, no estreito universo que separa os mundos laico e profano.”



EDITORA LAÇOS


Kendi Sakamoto, gestor da Editora Laços diz que se orgulha de ter escritores conceituados como o talentoso escritor e cineasta  Vicentini Gomez. "- Ele é prova viva de que o ser humano cresce nas adversidades. Acuado pela pandemia que isolou o mundo, encarou os fatos de  que o teatro, tv e cinema necessitavam de uma pausa forçada e, brilhantemente, inspirou seu cérebro criativo na  produção de  obras fantásticas como as que estão neste catálogo.  Inspirador!!!!



LIVROS  DE  VICENTINI GOMEZ


Para Crianças:
            Dos tempos em que eu tinha medos – Ensino fundamental I
            O Vendedor de Sacis e outras lorotas – Ensino Fundamental II
            Valha-me Deus! – Ensino médio/faculdade
            Cenas femininas e outras ilações – Ensino médio/faculdades
            Café com leite – Ensino médio/faculdades

Mais informações:
vicentinigomez.wordpress.com

dostemposqueeutinhamedos.wordpress.com
ovendedordesacise.wordpress.com
romancevalhamedeus.wordpress.com
cenasfemininaseoutrasilacoes.wordpress.com
romancecafecomleite.wordpress.com

 

Foto: Divulgação


Jardim Botânico do Rio comemora Dia da Árvore com oficina aberta ao público

20 setembro 2021 |

 


Na terça-feira, 21 - Dia da Árvore, o JBRJ oferece uma oficina especial, das 9h às 15h, no Corredor Cultural. Os visitantes poderão participar de uma roda de conversa sobre a data, de um jogo de perguntas e respostas sobre árvores, com premiação, e também poderão aprender sobre plantio e técnicas de cultivo de árvores em vasos ou campos. Haverá ainda a distribuição de sementes e mudas.

A organização é do Centro de Responsabilidade Socioambiental (CRS) do Jardim Botânico. A oficina será dada pelos jovens educandos do

CRS e integrantes do Curso de Jardinagem com ênfase em Agroecologia, que oferece capacitação para jovens em vulnerabilidade social.

Evento gratuito, com acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008.

É obrigatório o uso de máscara para participação em qualquer atividade, entrada e permanência nas dependências do JBRJ.

Em caso de chuva, a atividade será cancelada.

 

Foto: Divulgação