Vicentini Gomez ganha prêmio de Melhor Diretor na Austrália

04 novembro 2025 |

 


O cineasta e ator Vicentini Gomez acaba de conquistar mais um reconhecimento internacional: o prêmio de Melhor Diretor pelo longa-metragem Cantando pras Cadeiras, no World Film Commission Fest, realizado em Sydney, Austrália.

 

O filme, que já acumula 19 prêmios em festivais nas Américas, Europa, Ásia e Oceania, reafirma o talento e a consistência de Vicentini como um dos nomes mais premiados do cinema independente brasileiro. A obra recebeu distinções nas categorias de Melhor Filme Documentário, Produção, Fotografia, Edição, Som Direto e Grande Prêmio da Crítica.


 

Com 98 minutos de duração, Cantando pras Cadeiras é um retrato sensível e lúdico dos músicos independentes brasileiros, suas histórias, desafios e amores pelas casas de show e bares que mantêm viva a música popular. Filmado em Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Campinas, Indaiatuba e São Paulo, o longa reúne depoimentos de artistas e produtores como Fred Rossi, Genildo Fonseca, Maria Preu, João Ventura, Oswaldinho Viana, Dimi Zumquê, Fernanda Marx, Agnaldo Araújo, Olivia Genesi, Samuel de Abreu, Carla Masumoto, Roberto Peres (Magrão), Wanderley Martins, Felipe Fidelis, Iêda Cruz e Álvaro Tucundava, além das cantoras prudentinas Miriam Samorano, Claudia Mungo e Adriana Cavalcante.


 

A premiação na Austrália consagra o olhar sensível e dinâmico do diretor, que transforma depoimentos e canções em um canto de resistência e celebração à arte.

 

A Campanha para Conquistar Milão Continua!

 

O artista se prepara agora para um novo capítulo dessa jornada: a homenagem em Milão, onde receberá a Palma di Eccellenza, o mais alto reconhecimento concedido pelo World Class Film Awards — evento internacional que celebra os cineastas que mais se destacaram no cinema independente mundial.

 

A cerimônia acontecerá entre 5 e 7 de dezembro de 2025, e o prêmio simboliza a consagração de uma vida dedicada à arte, à persistência e à criação de um cinema feito com sensibilidade e coragem.

 

Mas a viagem até Milão também é uma travessia simbólica e, como toda travessia, precisa de amigos, parceiros e sonhadores. Por isso, Vicentini continua sua campanha de arrecadação de recursos, por meio da venda de livros de sua autoria, entre eles: Era Uma Vez o Medo, Histórias Sem Fim de um Mundo Sem Pé Nem Cabeça, Café com Leite, Valha-me Deus!, O Vendedor de Sacis, Dos tempos em que eu tinha medos e A Vaca Fumaça.

 

 

Cada livro vendido é um gesto de apoio, uma passagem simbólica rumo à Itália e uma semente lançada para que a arte brasileira continue florescendo pelo mundo.

 

Os livros podem ser adquiridos pelas redes sociais do artista: @vicentinigomez e ou pelo e-mail: vicentinigomez@uol.com.br

 

Doações também podem ser feitas para ajudar o artista a custear suas despesas de viagem e representar o Brasil no palco internacional.

 

“Receber essa distinção é, para mim, uma grande honra — um reconhecimento à trajetória, à persistência e ao amor pela arte que construí ao longo da vida, porque quando um artista brasileiro conquista o mundo, é o Brasil inteiro que canta — não mais para as cadeiras, mas para plateias de sonhos", afirma Vicentini.


Fotos: Divulgação


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Pensar num cenário. Idealizar uma cena perfeita a partir de um cenário inesquecível para um telespectador ou para quem atua. Projetar cada espaço a ser trabalhado, pesquisando os melhores materiais a custo baixo, porém que resulte num trabalho feito por mestre. E mestre mesmo é o Consultor Educacional Celso Costa, 66 anos. Há mais de 35 anos no mercado da Cenografia, já marcou a vida de muita gente a partir de suas artes com finalização exímia.

 

Atualmente, ministra cursos de Cenografia no Rio de Janeiro, com aulas presenciais e online para diversas cidades e capitais, faz história na Comunicação e ampliou a forma de se fazer cenários, tanto no conceito, como na prática, alargando estacas.

 

Para mais informações e inscrição no curso, o interessado deve visitar a página

https://www.instagram.com/p/DQJz1-mEfQU/?igsh=MW9hbWhuNGN6bmo3dg==


 

Hoje, ele concedeu entrevista exclusiva para o CULTURA VIVA. Acompanhe!

 

 

CULTURA VIVA: Geralmente, onde um consultor educacional atua no mercado?

CELSO COSTA: Hoje o mercado procura profissionais que conheçam e atuam em áreas específicas e estratégicas, onde o interesse de quem procura está focado. No meu caso, tenho mais de 35 anos de atuação na área de Cenografia, iniciados na TV Globo em 1990, sendo responsável pela construção de diversos cenários e eventos dentro e fora da empresa.

 

C.V.: Em quais empresas o consultor é mais solicitado? 

C.C.: O conhecimento tácito é muito procurado por empresas que desejam melhorar, atualizar, treinar e capacitar suas equipes na busca de resultados melhores e atingir novos projetos, com melhores resultados, com equipes com melhor preparo e com soluções diversas para problemas e oportunidades de oferecer situações diferentes que venham a agradar mais a seus clientes.

Empresas que focam apenas em manter seus resultados atuais, tendem a estagnar e, com isso, perder mercado. A atualização em conhecimento, oferecimento de novos serviços, novas parcerias, conseguem alavancar as empresas para atendimentos de maior porte e amplia seus serviços, aumentando seu portifólio e cativando seus clientes, além de ampliar sua atuação e, até, na busca de novas frentes de atuação.


 

C.V.: Dentro da proposta educativa, no cotidiano do mercado de trabalho, a educação e a informação caminham juntas para que haja resultados positivos. Isto procede?

C.C.: A cada dia que passa, a educação e a informação são imprescindíveis para todas as empresas solidificarem sua participação no mercado. Acredito que, além disso, a busca constante de novos materiais, tendências e todas as alterações que acontecem com o desenvolvimento da tecnologia, obriga que todos os profissionais e empresas estejam sempre com foco em atualizações e novas formas de como fazer, se aprimorando, se mantendo na crista da onda, não deixando ser relegada ao termo de desatualizada ou ultrapassada.

 

C.V.: Para atuar como consultor educacional no mercado, qual (s) curso (s) especificamente o interessado deve ter?

C.C.: Existem diversos cursos que são importantes para cada área de atuação. Entretanto, para quem busca passar conhecimento, estar à frente de uma plateia, passando credibilidade e confiabilidade, cursos de oratória e autoconfiança são importantes, além, é claro, de cursos específicos de sua área de atuação, especializações e constante pesquisa sobre toas as novidades que chegam ao mercado.


 

C.V.: E como funciona o curso de Cenografia que ministra? Quais são as principais etapas dele?

C.C.: O curso de Produção de Cenografia que criei, visa passar para novos profissionais e os que já atuam no mercado, produzindo Cenografia, como fazer um evento de maneira mais segura, mais econômica, mais prática para a montagem e entrega ao cliente. Costumo dizer que não existe maneira certa de fazer Cenografia, existe, sim, a busca em fazer a Cenografia mais eficiente, de forma mais prática e que permita que o evento atinja seu propósito da melhor forma, com o menor risco, maior economia e praticidade para o executante e com o melhor retorno de satisfação para o cliente.

Meu curso hoje tem as formas PRESENCIAIL e ONLINE, com o mesmo conteúdo, que leva, aos interessados, a visão de um produtor com décadas de experiência e com o olhar mais criterioso e com foco principalmente na segurança e praticidade na montagem, além da busca incessante na economia e em evitar todos os problemas que podem impactar um evento, seja qual for seu porte.


 

C.V.: Este curso é específico para televisão ou sua proposta tem amplitude maior?

C.C.: Esta pergunta é muito interessante e gosto muito de responder. Quando criei o curso no final de 2013, o curso tinha um foco muito grande para o teatro, cinema, além da televisão, pois eram nestas áreas que vinham os grandes insumos da minha experiência. Ao longo dos anos fui percebendo que diversos nichos de mercado, buscavam na Cenografia respostas às suas necessidades. Isso me obrigou a me atualizar, transformar o curso no que é hoje, com a Produção da Cenografia voltada para além da televisão, cinema e teatro, para eventos, festas, decoração, vitrines, shoppings e demais frentes que precisam da Cenografia para apoiar suas mensagens e temas.

Percebi que a falta de uma metodologia de construção, deixava o mercado muito amador, campo fértil para acidentes e problemas graves, não só de segurança, mas de cancelamentos, atrasos nas entregas de diversos eventos.

O curso de Produção de Cenografia traz a luz para todos que participam: um olhar mais cuidadoso, criterioso, muito mais profissional, não deixando o produtor exposto a riscos desnecessários e imprevistos que podem ser evitados com a ciência do profissional de dicas e macetes que evitam estes problemas com facilidade, evitando desgastes e custos desnecessários para a realização de qualquer tipo de evento.


 

C.V.: Durante o curso, o aluno conhece os materiais mais adequados para usar numa cenografia. Existe alguns materiais que podem prejudicar toda a imagem construída?

C.C.: Exatamente isso. Entendo que a escolha dos matérias, os métodos construtivos, os riscos, conhecer os procedimentos de segurança, ter uma visão financeira, dentro da visão construtiva e de montagem, fazem total diferença para um profissional.

Fazer uma Cenografia mais leve, prática e que atenda às necessidades das cenas ou do evento fazem total diferença no resultado final e alavancam os alunos a encarar novos desafios com resultados positivos, antes inimagináveis.

Hoje tenho total certeza que foi o caminho certo que tomei, pelas avaliações de meus ex-alunos, pelas indicações e os feedbacks que recebo, alunos que mencionam o quanto foi importante na vida deles profissionalmente terem feito o curso, presencialmente ou de forma online, possibilitando um sucesso e resultados além do esperado por cada um deles.

 

C.V.: Além disso, o aluno aprende métodos construtivos, recebe dicas e orientações acerca de precauções a tomar durante uma montagem. Todas essas dicas são fornecidas pelo senhor ou, ao longo do curso, outros profissionais também atuam?

C.C.: Este curso foi inteiramente montado por mim, quadro a quadro, imagem por imagem, dentro da minha experiência, hoje maior que 35 anos, sendo 23 dentro da TV Globo. Todo curso é ministrado por mim, de forma fácil e simples de entendimento para qualquer pessoa que deseja entender e produzir Cenografia de forma profissional, recebendo informações que demandariam anos para serem vividas e que saem do curso (mesmo sendo de curta duração), com a certeza de saber como fazer da melhor forma, qualquer peça para cenários ou eventos.

 

C.V.: Que recado deixaria para quem deseja seguir carreira como Cenógrafo?

C.C.: Buscar, antes de mais nada, o entendimento da encomenda, a vontade do cliente ou diretor, saber como será a utilização da Cenografia que vai fazer, conhecer o orçamento do cliente e fazer um projeto dentro desta expectativa do demandante. O projeto precisa estar 100% da ideia do cliente/diretor para que todo o processo construtivo seja alinhado e atinja, em cheio, a expectativa do cliente, sem falsas promessas ou supervalorizar futuros resultados, gerando futuramente decepções e frustações do cliente/diretor, provocando o desgaste do cenógrafo dentro do mercado.

 

C.V.: Quais são as redes sociais?   

C.C.: Hoje tenho apenas o Instagram @celsocostacenografia e o Facebook Celso Costa Silva.

 

Fotos: Divulgação