A Capoeira a cada dia que passa ganha mais espaço no Estado do Rio. Prova disso é o trabalho desenvolvido pelo Mestre Antonio Affonso há 18 anos no Clube Tamoio, em São Gonçalo. Com vasta experiência no ramo, acumula 38 anos de carreira. Atua como vice-presidente Técnico Desportivo da Confederação Brasileira de Capoeira, é Tricampeão Brasileiro de Capoeira Individual e também Campeão Estadual. Professor de Educação Física e pós-graduado em Psicomotricidade e em Educação Inclusiva, Antonio Affonso desenvolve um trabalho educacional com técnicas pedagógicas para crianças, jovens e adultos com a finalidade de inclusão social, visando o bem-estar físico e psicológico. Além disso, prepara seus alunos para participarem de campeonatos e, entre eles, alguns já são campeões municipais, estaduais e nacionais em diversas modalidades, sendo considerados conjunto, dupla e individual.
Sempre viajando, também dá aulas em outros Estados, como Minas Gerais e Brasília. Considerado mais um marco em sua trajetória, em 2009 foi convidado a dar uma palestra na Universidade de Paris VIII, na França, sobre o tema “A Capoeira como Esporte e Resistência”, durante a Semana da Cultura Afro-brasileira na França. “A experiência foi excelente” – diz. “O evento reuniu diversas autoridades e estudiosos de vários países da Europa ligados à cultura. A minha palestra foi traduzida simultaneamente para o francês e, devido à importância do tema, os espectadores fizeram perguntas sobre a organização da Capoeira como Desporto, justamente por eu ser um dos Diretores da Confederação Brasileira de Capoeira”, conta.
Na ocasião, além da palestra, o Mestre ministrou alguns cursos para grupos de Capoeira Francesa. “Percebi que eles têm muito interesse em obter o conhecimento a todo instante. O que aqui no Brasil se torna normal, para eles é uma novidade”, declara.
Uma paixão em sua vida, fala da relevância da Capoeira em seu cotidiano. “A minha dedicação à Capoeira até hoje se dá porque a considero uma filosofia de vida. Não possuo vício de bebida, fumo ou jogos de azar, e oriento assim meus alunos. Esse exemplo obtive do meu Mestre José Carlos Vicente (o Mestre Gigante), já falecido”, destaca.
O trabalho que o Mestre Antonio Affonso e seu grupo desenvolve tem uma linha voltada para o Desporto, o que exige conhecimento amplo de Capoeira Angola e Capoeira Regional. Enfim, uma educação completa.
Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria do Clube Tamoio, que fica na Avenida Presidente Kennedy, S/nº, São Gonçalo (RJ). As aulas acontecem às terças e quintas-feiras às 20h, e aos sábados e domingos às 11h, aberto ao público. Vale a pena conferir!
Foto1: Mestre Antonio Affonso instruindo seus alunos durante uma de suas aulas
Foto2: Mestre Antonio Affonso (com o berimbau) acompanhado por alguns de seus alunos
Fotos: Edson Soares
0 comentários:
Postar um comentário