Projeto Casa da Arte: um exemplo a seguir

29 setembro 2010 |

Quando as instituições se unem, a força para vencer as questões sociais, não faltam. Essa adição promove interação, participação e incentiva a uma vida vida melhor. Ao crer nessa verdade, o Centro Educacional Capoeira Cultura Viva visitou a Casa da Arte de Educar, na Mangueira, Zona Norte do Rio de Janeiro, recentemente, e conferiu o trabalho desenvolvido no local. Crianças da localidade e residentes em Vila Isabel com faixa etária de 06 e 16 anos, participam do projeto. “Ficamos muito contentes e encantados com tudo que vimos e ouvimos por lá. O carinho e o respeito que a Instituição tem com as crianças, e até conosco, que estivemos por lá o dia inteiro, foi simplesmente fantástico! Por isso, estamos satisfeitos em ver que a capoeira pode e deve fazer parte de projetos como este”, destacou Luciane Santiago, do Centro Educacional Capoeira Cultura Viva.

 

Casa das Artes2

 

Além da capoeira, a Casa da Arte oferece também às crianças apoio escolar e uma gama de outros benefícios culturais.

 

Fundada em 2004 pela senhora Sueli de Lima, a Casa recebe incentivos das seguintes instituições: Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura, UNESCO, UNICEF e Rede Globo - Criança Esperança.

 

Para a Coordenadora da Casa da Arte na Mangueira, Rose Carol da Silva, a capoeira entra como desafio no projeto. “O nosso Projeto é um trabalho continuado em busca da educação das crianças. A Casa ensina, educa, fornece o lazer e faz com que a criança sinta vontade de estar aqui, com arte e educação. A capoeira entra como desafio e, ao incluí-la, colaboramos com a educação”, enfatizou. “O Carlos (Instrutor Kong do Grupo Capoeira Cultura Viva) merece nota 10 e consegue chegar ao objetivo esperado pela nossa instituição. Estamos muito satisfeitos com ele aqui!".

 

Rose Carol, ou “Carol” - como é chamada pelas crianças do projeto –, é moradora da comunidade Mangueira e demonstrou muito orgulho ao levar o Grupo de Capoeira Cultura Viva até o terraço de sua casa para fazer a foto abaixo.

 

Rose

 

Confira alguns depoimentos das criaças que participam do projeto:

 

“A capoeira ajuda a minha saúde, eu gostou muito mesmo, e fico treinando em casa tudo que o Kong passa na aula, e pretendo ficar velho jogando capoeira! E a Carol é quem ajuda a aprender mais, quando tenho dúvidas na escola ela explica até entender, eu gosto muito dela!”

Emerson P. Santos, 11 anos

 

“A capoeira me ajuda na escola também, disciplina, o Kong é maneiro, tem paciência e sempre tem novidades, e a Carol está sempre pensando em todos e eu agradeço a ela por tudo!”

Vinícius M. de França, 12 anos

 

“A capoeira representa muita coisa boa para mim, vou continuar na capoeira até quando puder. O Kong tem muita paciência e nos deixa feliz! A Carol é bacana, mas também é muito exigente, isso é para o nosso bem, e ela tem sempre muitas idéias.”

Lorran K. S. dos Santos, 11 anos

 

""Faço capoeira porque gosto, me ajuda a movimentar o corpo, coordenação. O Kong é muito legal, o modo de ensinar é bacana, a capoeira é um pouco difícil, mas se eu continuar a treinar, um dia vou achar fácil (Risos). E a Carol é muito boa, faz muita coisa para nos ajudar, ela é carinhosa.!"

Amanda Domingos Antonio, 12 anos

 

"Faço capoeira para ocupar meu tempo, a minha mente e desenvolver a saúde do meu corpo, eu gosto muito de capoeira! O Kong é legal, e quando está explicando e a gente não entende, ele explica de novo, e faz isso brincando. E a Carol é muito legal também me ajuda na escola, arruma passeios para irmos, -Lugares que eu nunca fui e acho que nem iria, e graças a ela eu fui e conheci. Ela tem projetos pensando no nosso futuro!"

Samara Limeira da Silva, 11 anos

 

SDC12083

 

Confira alguns momentos registrados na Casa:

 

Casa das Artes1


O Jornal CULTURA VIVA e o Centro Educacional Capoeira Cultura Viva – parceiros na arte de fazer cultura - parabenizam Rose Carol e Sueli de Lima pelo trabalho realizado.

 

Para conhecer mais o trabalho da Casa da Arte de Educar, visite o site http://www.artedeeducar.org.br/mangueira.html

 

O Centro Educacional Capoeira Cultura Viva disponibiliza sua equipe para colaborar com escolas e instituições culturais que desejarem incluir a Capoeira como atividade para seus alunos. Para tanto, basta enviar um e-mail para capoeiraculturaviva@gmail.com e agendar uma visita.

 

*Fotos: Centro Educacional Capoeira Cultura Viva

*Apuração: Luciane Santiago

( http://capoeiraculturaviva.blogspot.com/ )

*Texto: Edson Soares

0 comentários: