O Adeus à Rainha Marlene

15 junho 2014 |


Por Lino Corrêa


Morreu aos 91 anos nessa última sexta feira, dia 13 de junho de 2014, a cantora Marlene, que estava internada na Casa Portugal no Rio Comprido (RJ). Ela enfrentou  uma luta desleal contra um câncer no pulmão e, infelizmente, nos deixou.

Victória Bonaiutti  Martino, nascida no  22 de novembro de 1922, em São Paulo, ficou conhecida através do seu nome artístico Marlene, em todo o Brasil,  alcançando um imenso sucesso popular no programa César de Alencar  da Rádio Nacional onde disputou com a maior estrela da época  que era Emilinha Borba, mas ela foi o maior destaque  do programa do Manoel Barcelos .  Seus maiores sucessos são:   "Lata d'Água na Cabeça", "Zé Marmita", "Sapato de Pobre", "Que nem Jiló" e "Mora na Filosofia".  Foi casada com  Luís Delfino e passou a contracenar na Nacional no programa "Marlene, Meu Bem". Atuou também no teatro musical, fazendo turnês por todo o país, no teatro dramático, onde se destacou em 1973 na peça Botequim, de Gianfrancesco Guarnieri, e no cinema, tendo participado de 11 filmes, entre 1944 e 1982.


Um de seus  trabalhos mais recentes  foi o CD e DVD Marlene, a Rainha e os Artistas do Rádio, gravado no histórico auditório da Rádio Nacional e lançado em 2007,  ela ainda teve a alegria de assistir no Teatro Maison de France em 2011  o musical : "Emilinha e Marlene"  e se emocionou ao assistir sua vida interpretada por Solange Badim enquanto Emilinha foi vivida por Vanessa Gerbelli  .
O corpo de Marlene foi velado  no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, Centro do Rio no sábado dia 14 de junho , onde ela atuou em diversos musicais e shows,  estiveram presentes familiares ,  artistas , fãs, e  amigos para se despedirem  dessa grande e inconfundível artista que deixa um vazio na história musical do nosso pais, essa ilustre moradora de Copacabana agora se mudou para o estrelado divino ao lado de outras rainhas como:  Ademilde Fonseca, Emilinha Borba, Dalva de Oliveira, Carmélia Alves, e tantos outros imortais da nossa canção ,  o corpo foi  levado para o Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária do Rio para ser  cremado.


Foto1: Lino Corrêa com Marlene, em 2006 (Divulgação)
Foto2: Lino Corrêa, Kojac do Forró, Ricardo Cravo Albin e  Darby Daniel  na despedia à Rainha Marlene (Foto: José Lucena)



0 comentários: