Programa reúne diretores
consagrados, produtora experiente e novas safras de atores do teatro paulista
em sistema de coprodução
Pensando no
crescente contingente de profissionais formados em artes cênicas e na
necessidade de assimilação desses artistas no meio teatral, a Conteúdo Teatral anuncia o lançamento
do Programa de Inserção no Mercado de
Teatro (PIT), criado com a proposta de unir atores formados ou próximos da
formação, interessados em investir em suas carreiras, a produtores experientes
e diretores consagrados para a coprodução de projetos de montagem teatral.
A primeira produção
feita nos moldes do PIT será “Pra Inglês Ver”, dirigida por Isser Korik. Para
isso a Conteúdo Teatral seleciona 30 parceiros coprodutores para a montagem
desse espetáculo, que cumprirá temporada a partir de maio de 2016, no Teatro
Folha. As inscrições podem ser feitas no site da Conteúdo Teatral até o final
de janeiro.
Esta é uma
oportunidade para atores em início de carreira aprender as dinâmicas de
produção de um espetáculo e também um meio de facilitar a inserção de artistas
em formação no mercado teatral –investindo, coproduzindo e atuando.
Cada coprodutor
será investidor de uma cota de valor pré-estabelecido para custear parte da
montagem. Eventuais lucros com o espetáculo serão pagos ao coprodutor em
valores proporcionais à cota por ele investida no projeto.
Entre as montagens
programadas para 2016 que integram o PIT também estão “Os Saltimbancos”, com
texto de Sergio Bardotti e Luis Enrique Bacalov, tradução e adaptação de Chico
Buarque, e direção de Fezu Duarte; “Paralamas em Cena”, com direção de Isser
Korik, e “A Sessão da Tarde ou Você Não Soube me Amar”, com texto de Marcos
Ferraz e direção de Fezu Duarte. Os diretores André Garolli, Nelson Baskerville
e Caco Ciocler planejam propor projetos por meio do programa.
Fezu Duarte
acredita que o PIT funciona como uma vitrine aos artistas, que podem receber
novos convites a partir da experiência de coprodução. A convivência com pessoas
no mercado há muito tempo também é favorável, porque permite ao coprodutor um
entendimento maior sobre a montagem e todos os seus processos.
Mais do que
realizar oficinas e abordar questões de interpretação e direção no setor geral,
o PIT apresenta aos novos coprodutores a humanidade dentro do teatro,
ressaltando sua função primordial, que é educar. “Não apenas no sentido de
formar um bom ator, mas também no sentido de discipliná-lo para o bem da arte e
de seu público, como um artista. Ou seja, formar o artista e prepará-lo para
informar a plateia”, explica Fezu.
Razões para a
criação do PIT
O PIT foi criado
para absorver parte de um significativo número de profissionais graduados (mais
de mil atores se formam a cada ano nas escolas de
teatro da Grande São Paulo) a quem as estruturas formais de produção de teatro disponibilizam poucas vagas, dando preferência a profissionais experientes ou famosos.
Patrocinadores também não têm
interesse em investir em atores em início de carreira.
“Neste cenário fica muito difícil para um ator dar o impulso
inicial para fazer sua carreira decolar”, afirma o diretor artístico da Conteúdo Teatral
Isser Korik, que administra os teatros Folha (em São Paulo) e Amil (em
Campinas).
Atores e atrizes
que participam do PIT também aprendem com profissionais experientes a se autoproduzirem, com treinamento adequado,
e têm noções sobre o funcionamento e as dinâmicas da montagem de um espetáculo.
Como
o PIT funciona
Propostas – Diretores de teatro apresentam propostas de
montagens de espetáculos. Essas propostas são avaliadas por produtores da
Conteúdo Teatral. Uma vez aprovada, a proposta é dissecada pelos produtores e pelo diretor para fazer um orçamento
total do espetáculo e estipular um período de ensaios necessários para a montagem. Produtores e diretor definem quais recursos necessários para a
montagem serão custeados pelos próprios
proponentes e qual recurso financeiro será disponibilizado para interessados em
coparticipação.
Inscrições – Após a aprovação e
elaboração das diretrizes da proposta, são abertas
inscrições para artistas interessados em coproduzir e atuar no espetáculo. Nesta etapa os
interessados obtêm dados técnicos do espetáculo, como: período de ensaios, ficha
técnica com profissionais participantes (diretor, assistente,
cenógrafo, figurinista, iluminador, criador musical, entre outros), data de estreia do
espetáculo, temporada, local de apresentação, quantidade de vagas para participantes, valor e forma
de pagamento do investimento financeiro a
ser feito, obrigatoriamente, por todo participante
selecionado.
Seleção de participantes – Caberá à equipe criativa selecionar entre os
candidatos quais poderão participar da produção do espetáculo. Os critérios
poderão variar conforme as necessidades de cada espetáculo, envolvendo
avaliação de currículo, entrevistas, testes e audições, entre outras, sempre de forma não onerosa ao candidato.
Ensaios e montagem – O número de vagas de
participantes poderá ser maior que o número de atores que participarão efetivamente da temporada no teatro. Durante o
período de ensaios, todos participam do processo de criação e ensaiam para representar um personagem
do espetáculo. Deste modo o participante acompanha as etapas de produção e formação do
espetáculo e pode ter seu trabalho de ator avaliado em profundidade pelo
diretor e sua equipe. Ao final do período de ensaios, todos os participantes fazem uma apresentação pública do espetáculo criado.
Seleção do elenco definitivo – Após as
apresentações do espetáculo por todos os participantes, o diretor e sua equipe darão um feedback individual a cada participante sobre seu desempenho
artístico e profissional. A partir daí caberá exclusivamente ao diretor
escolher entre os participantes aqueles que farão parte do elenco que entrará
em cartazcom a nova montagem. Os atores escolhidos serão contratados pela produção e remunerados de
acordo com critérios previamente estabelecidos.
Ensaios finais e temporada – A partir da
escolha do elenco definitivo, acontece o período de ensaios finais com
esse elenco. A peça estreia e cumpre a temporada prevista. Os coprodutores, mesmo
aqueles que não participam do elenco definitivo, continuam como sócios
participantes do empreendimento e podem acompanhar as etapas de produção.
Finalização e prestação de contas – Ao término do empreendimento, a Conteúdo Teatral
elaborará relatórios gerenciais e uma apresentação de resultados econômicos
financeiros para todos os coparticipantes. O eventual lucro do empreendimento será distribuído pelos
coparticipantes conforme sua proporção de quotas.
Mais informações
sobre o processo de seleção e coprodução da montagem estão disponíveis no site
da Conteúdo Teatral, emhttp://www.conteudoteatral.com.br/.
SOBRE
A CONTEÚDO TEATRAL
O grupo empresarial
paulista Conteúdo Teatral atua há quase quinze anos em duas vertentes: gestão
de salas de espaços e produção de espetáculos. Como gestora é responsável pela
operação do Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, e do
Teatro Amil, no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas. Essa frente conta com
direção artística de Isser Korik e direção comercial de Léo Steinbruch,
programando espetáculos para temporada em regime de coprodução. No período de
atuação da empresa, ao todo, as casas somam mais de 2 milhões de espectadores.
Como produtora de
espetáculos, viabilizou dezenas de peças para os públicos adulto e infantil,
como “Gata Borralheira”, “O Grande Inimigo”, “Os Saltimbancos”, “A Pequena
Sereia”, “Grandes Pequeninos” e “Branca de Neve e os Sete Anões” e “Cinderela”
para as crianças. Para os adultos foram realizadas, entre outras montagens, “A
Minha Primeira Vez”, “Os Sete Gatinhos”, “O Estrangeiro”, “Senhoras e
Senhores”, “O Dia que Raptaram o Papa”, “Te Amo, São Paulo”, a trilogia
“Enquanto Isso...”, “Dez Encontros”, “Ivan Lins em Cena”, projetos de humor –
como “Nunca Se Sábado...” –, e em parceria com a produtora carioca Moeller
& Botelho os musicais “Um Violinista no Telhado”, “Todos os Musicais de Chico
Buarque em 90 minutos”, “Nine – Um Musical Felliniano” e “Beatles num Céu de
“Diamantes”, além de mostras como o “IMPROVISORAMA” – Festival Nacional de
Improvisação Teatral.
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