O Museu da Língua Portuguesa, instituição
da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, celebra o centenário de José Saramago
ao longo de todo o ano de 2022. As atividades incluem uma
exposição temporária, bate-papos virtuais sobre os principais livros do
escritor português e cursos para professores sobre a obra infantil do vencedor
do Prêmio Nobel de Literatura. A programação acontece por meio da parceria do
Museu com a Fundação José Saramago, de Portugal, e a editora Companhia das
Letras. Nascido em 1922, o autor português morreu aos 87 anos, em 2010.
As homenagens a Saramago iniciam neste mês de
março com a Jornada
Saramago 100 Anos, que promoverá encontros virtuais nos quais
escritores contemporâneos vão falar sobre alguns dos principais livros do
autor. Na estreia, no dia 10, o convidado é Julián Fuks, que
vai comentar “Ensaio Sobre a Cegueira”. Leyla
Perrone-Moisés, Andréa del Fuego e Jeferson Tenório são
outros autores que participam da atividade, que discutirá questões de livros
como “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” e “A Jangada de Pedra”. Vale também
mencionar a participação da jornalista Pilar del Río, viúva de Saramago, que
conversa com o também jornalista Ricardo Viel sobre o pensamento humanista do
marido. A transmissão das lives vai acontecer simultaneamente pelo
YouTube e o Facebook da Companhia das Letras e do Museu da Língua
Portuguesa.
Já o Núcleo Educativo do Museu da Língua
Portuguesa prepara ações tendo como guia as obras infantis de Saramago. Um curso,
que visa fazer com que professores incentivem a leitura de livros do autor
português, será oferecido em abril de maneira virtual.
No dia 5 de maio será inaugurada a mostra temporária Ocupação Saramago,
que ficará em cartaz no saguão B do Museu da Língua Portuguesa. Com entrada
gratuita, a exposição terá como fio condutor “O Conto da Ilha Desconhecida”, um
dos principais trabalhos voltados para o público infantil do escritor
português. A ideia é aproximar, por meio de uma experiência cenográfica imersiva,
a rica criação do autor lusófono a um público não familiarizado com o
Saramago.
Entre maio e novembro, outros escritores
terão a oportunidade, ainda, de falar sobre a influência de José Saramago em
suas respectivas carreiras. Nos encontros intitulados Legados Saramaguianos,
eles vão debater a ficção contemporânea, salientando a herança literária
deixada pelo escritor português.
Tal programação se une ao conteúdo da
exposição principal do Museu da Língua Portuguesa, que, em instalações como
o Nós da Língua,
aborda a obra de José Saramago.
Jornada Saramago
10/3 - Julián Fuks fala sobre “O Ensaio Sobre a Cegueira”
16/3 - Leyla Perrone-Moisés - Um sobrevoo da obra de Saramago *
24/3 - Andréa del Fuego faz leitura acompanhada sobre “O Evangelho Segundo
Jesus Cristo
28/3 - Pilar del Río conversa com Ricardo Viel sobre o pensamento humanista de
Saramago
31/3, Jeferson Tenório fala sobre "A Jangada de Pedra”
Às 19h, no Facebook e no YouTube do Museu da Língua Portuguesa e da Companhia
das Letras; * no dia 16/3, a live começa às 17h
Ocupação José Saramago
Entre maio e junho
Grátis
Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Legados Saramaguianos
Entre maio e novembro
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até as 18h)
R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia)
Grátis aos sábados
Grátis para crianças até 7 anos
Ingressos na bilheteria e pela internet: https://bileto.sympla.com.br/
SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal e do Governo
do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa,
concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil é
a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
A reconstrução do Museu tem patrocínio máster
da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da
Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste
Gulbenkian.
A Temporada 2022 conta com patrocínio do
Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da
Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, escritório
Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio
CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. A Temporada é
realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à
Cultura.
Foto: Divulgação
0 comentários:
Postar um comentário