Músico mineiro lança Biblioteca Digital

22 fevereiro 2015 |


O www.cinemusic.com.br é um portal que disponibiliza arquivos musicais de áudio “Music Tracks" em alta qualidade digital, como Trilha Sonora Original para cineastas, vídeo-makers, multimídias, companhias de teatro e dança, e professores (de todos os níveis e áreas) especialmente para produção e pós-produção de suas atividades criativas.



Além de fazer download das músicas, os interessados e o grande público poderão escutar gratuitamente das obras instrumentais criadas por Andersen Viana no período compreendido entre 1978 a 2014.

Em uma era de constantes transformações, a tecnologia digital exerce um papel fundamental quer seja na produção ou na divulgação das atividades criativas, bem como tende ser a ferramenta principal para se atingir objetivos complexos de excelência. A facilidade e agilidade na cessão das músicas para todos profissionais interessados acontecerá quase simultaneamente, pois entre os vários trâmites que acarretam este tipo de negociação, todas as músicas que constam da biblioteca digital são de Andersen Viana, que é o detentor dos direitos autorais dos originais manuscritos, sendo desta forma, o legítimo proprietário do material que será disponibilizado através de download e streaming na internet.

A princípio comporão a biblioteca cerca de 230 faixas musicais em áudio digital com qualidade máxima possível pela atual tecnologia de gravação.

A realização da Biblioteca Digital da Música é através do patrocínio da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte – FPC.

Andersen Viana é Ph.D em Música pela Universidade Federal da Bahia. Atua como maestro-compositor, produtor cultural e leciona diversas matérias musicais na Fundação Clóvis Salgado-Palácio das Artes em Belo Horizonte, além de eventualmente ministrar palestras em universidades pelo país e exterior. Andersen iniciou seus estudos com seu pai - Sebastião Vianna (revisor e assistente de Heitor Villa-Lobos) - e posteriormente nas seguintes instituições musicais no Brasil, Itália e Suécia: UFMG, UFBA, Reale Accademia di Bologna, Arts Academy of Rome, Accademia Chigiana di Siena, Royal University College of Music de Estocolmo. 

Por sua obra musical recebeu 25 premiações no Brasil e exterior, incluindo o “Prix de Composition” noIConcurso de Composição – Festin Choral 2013 na França, 1º Lugar no “Concurso Internacional de Composição Susanville Symphony 2012” nos EUA, 1º Lugar no Concurso Internacional de Composição ”Lys Music Orchestra 2001” na Bélgica, 1º Lugar e o “Prêmio do Público” no “Concurso Internacional de Composição Lambersart 2006” na França. Em seu catálogo atual constam 334 obras compostas para vozes, instrumentos acústicos e eletrônicos. Em 2002, realizou uma das raras gravações de um maestro-compositor brasileiro na direção da renomada orquestra Moravska Filarmonie da República Tcheca, e em 2007 gravou suas obras com a Orquestra Russa Estatal de Cinema em Moscou.

Organizou e dirigiu diversos conjuntos vocais e instrumentais tais como: "Orquestra Experimental" (1983), "Septheto Rio" (1986), "Coro Pedagógico da Febem" (1991), "Coro do Centro de Estudos da Embaixada do Brasil em Roma" (1993), "Coro da Cultura Inglesa BH" (1994), "Trio Barroco" (1994), "Orchestra Virtual" (1995), "Estocolmo Nonet" (1996), “The Duo” (1997), “Coro da SMRU”, “Camerata Primavera” (2003), “A Cigarra e a Orquestra” (2006-2008) e o “Coral IOCHPE MAXION”(2009).

Tem desenvolvido projetos musicais nos seguintes países além do Brasil: Alemanha, Argentina, Bélgica, Bulgária, EUA, França, Grécia, Holanda, Honduras, Itália, Macedônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Suíça e Suécia. 

0 comentários: