'Intervenção Bradesco ArtRio ' no Museu da República

07 setembro 2015 |


O Museu da República é um dos principais espaços de arte e cultura do Rio de Janeiro. Além do Museu, que conta a História da República no nosso País e é um sucesso de público, o Jardim Histórico, com uma área de 12.000 m², proporciona aos visitantes momentos de paz e tranquilidade em meio à agitação da cidade.

Mas quem passa pelas alamedas arborizadas, o lago, as pontes ou apenas descansa em seus bancos junto a idosos e crianças, nem se dá conta de tudo o que já aconteceu nesse Jardim em inúmeros episódios da nossa História: nobres, políticos e presidentes também já passearam por esse local, discutindo e resolvendo os intrincados problemas do nosso País.

Tombado em 1938, o Jardim Histórico do Museu da República já passou por reformas, mas ainda guarda a beleza original concebida por Paul Villon, discípulo do paisagista francês Glaziou, responsável por diversos projetos na cidade do Rio de Janeiro, como o Campo de Santana.

O projeto “Intervenções Bradesco ArtRio” propõe aos visitantes do Museu da República um novo olhar, mais atento, mais criativo sobre esse espaço que é comum a todos. Obras de diversos artistas vão dialogar com a natureza local, interagindo com os visitantes, levando à reflexão sobre o papel das manifestações artísticas no cotidiano de uma cidade frenética. A intenção é fugir da rotina, surpreender, inverter o tempo real em favor do tempo da arte.

Dezoito artistas participarão do projeto: Chiara Banfi, Estela Sokol, Carolina Ponte, Suzana Queiroga, Flávio Cerqueira, Dayse Xavier, Andrey Zignatto, Claudia Hersz, Ângelo Venosa, Marcos Cardoso, Marcos Duarte, Felipe Barbosa, Rosana Ricalde, Marcone Moreira, João Loureiro, Jozias Benedicto, Úrsula Taustz e Daniel Tucci.

No dia da inauguração, haverá a performance inédita “Thespis ou Panikos”, do artista Alessandro Sartore.

Quem tiver ouvidos, olhos ou sensibilidade participará dessa fruição, compreenderá que a arte também tem uma função social, mágica, que reflete o ambiente e o pensamento artístico contemporâneo.

A curadoria é de Isabel Sanson Portella.

Artistas participantes:

Alessandro Sartore (performance), Andrey Zignnatto, Angelo Venosa, Carolina Ponte, Chiara Banfi, Claudia Hersz, Daniel Tucci, Dayse Xavier, Estela Sokol, Felipe Barbosa, Flávio Cerqueira, João Loureiro, Jozias Benedicto, Marcone Moreira, Marcos Cardoso, Marcos Duarte, Rosana Ricalde, Suzana Queiroga e Ursula Tautz.

Intervenções Bradesco ArtRio
Inauguração - 08 de setembro de 2015
Festa com performance de Alessandro Sartore às 16:30 horas
Local – Jardim Histórico do Museu da República

Visitação - Segunda a Domingo
Horário – 8:00h às 17:30h
Duração – De 8  a 14 de setembro de 2015
Local – Jardim Histórico do Museu da República
Rua do Catete, 153 – Catete – Rio de Janeiro   

Foto: Divulgação


0 comentários: