Nessa quarta-feira, dia 23 de março, a Associação Movimento Nacional Sou 1 de 11 Milhões Trabalhadores da Cultura estreia a nova temporada do programa “Boletim de Notícias”, com apresentação dos especialistas em cultura e criadores do projeto, Ana Luíza Pradella e Paulo Barros. O novo formato do programa, que agora será dividido em 13 episódios, tem como objetivo levar ao telespectador as informações mais importantes - e relevantes - do setor cultural, além de disseminar as múltiplas atividades e os profissionais da cultura das treze cidades por onde o programa, itinerante, passará. Os episódios serão exibidos às quartas-feiras, quinzenalmente, pelo canal oficial da Associação no Youtube. Pílulas de informação e chamadas para o programa também serão transmitidas pelas redes sociais.


A ideia surgiu com a fundação da Associação Sou 1 de 11 Milhões, após os diretores do movimento constatarem a falta de informações e de conhecimento da sociedade – e do próprio meio cultural e político – quanto à relevância do setor da cultura como parte de uma importante engrenagem econômica e social do país: que em 2019, representou 2,6% do PIB nacional e 4% do PIB do Estado de São Paulo, colocando a economia criativa como uma das maiores bases de empregabilidade do Brasil, com distribuição em todo território nacional.


“A Associação Movimento Nacional Sou 1 de 11 Milhões tem como missão ser um centro catalisador para mobilizar, qualificar, divulgar e apoiar os trabalhadores do setor cultural. E o Boletim de Notícias foi uma forma que encontramos para auxiliar a difusão dessas informações que ainda são escassas. O programa tem o compromisso de gerar conteúdos indispensáveis aos profissionais da área de cultura, mas também ao público em geral; especialmente aos jovens, que em sua grande maioria não possuem acesso às informações de caráter estrutural da economia criativa e aos mecanismos de apoio ao desenvolvimento e capacitação profissional das diversas atividades artísticas”, comenta Anna Luíza Pradella, diretora da Sou 1 de 11 Milhões e co-criadora do Boletim de Notícias.


Levado para ser executado em diferentes cidades do Estado de São Paulo - Bauru, Franca, Jundiaí, Marília, Mauá, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté -, o “Boletim de Notícias” irá mostrar ao telespectador os aspectos da cultura local, mas também receberá os principais articuladores de cada região, assim como artistas de diversas linguagens das artes. Além de todos os episódios serem gravados em espaços públicos das cidades visitadas, Ana Luíza Pradella e Paulo Barros, diretores da Sou 1 de 11 Milhões e apresentadores do programa, vão se encontrar com alunos do ensino médio da rede pública para falar sobre o processo de criação de um programa informativo, sua relevância para a difusão das notícias do setor cultural e sobre a importância da comunicação digital - e das redes sociais - para pulverizar e ampliar as ações de fomentação do mercado cultural. “Os alunos da rede pública precisam saber da realidade do setor cultural, uma vez que esses jovens têm o seu primeiro contato com as artes nessa idade e, muitas vezes, na produção de cultura com suas bandas, grupos musicais, de leitura e teatrais”, pontua Paulo Barros.


O novo formato do programa será dividido em dois blocos: no primeiro, os apresentadores vão abordar informações sobre o setor cultural, que sejam de interesse nacional, sempre com uma linguagem despojada e com um toque de humor. Já no segundo bloco, a pauta é a cultura local de cada cidade por onde o projeto passará. Os apresentadores vão mostrar ao público os diversos equipamentos culturais espalhados pela cidade, mas também, algumas entrevistas com artistas locais.


“Nesse processo vimos o quanto os próprios trabalhadores da cultura precisam compreender, cada vez mais, as questões estruturais do setor, assim como as múltiplas formas para se organizarem na retomada pós-pandemia. É necessário que a gente possa olhar a produção cultural e a sua grande diversidade não apenas dentro dos espaços em que ocupamos, mas também, no âmbito nacional; inclusive, incorporando a acessibilidade por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), possibilitando o acesso ao público surdo sinalizado”, comenta Annelise Godoy, presidente da Associação Movimento Nacional Sou 1 de 11 Milhões.


Constituído por 13 episódios, com duração entre 20 e 30 minutos cada um, o programa conta com a orientação do jornalista, diretor de TV e diretor da Sou 1 de 11 Milhões, Carlos Amorim, assim como o suporte técnico e de pesquisa de apoiadores da Associação. “Boletim de Notícias” é um projeto contemplado pelo edital PROAC Expresso Direto.


Datas confirmadas para a veiculação dos episódios


Santos | 23 de março ; Mauá | 06 de abril ; Jundiaí | 20 de abril ; Piracicaba | 04 de maio ; Taubaté | data a confirmar ; São José do Rio Preto | data a confirmar ; Franca | data a confirmar ; Bauru | data a confirmar ; Presidente Prudente | data a confirmar ; Marília | data a confirmar ; Ribeirão Preto | data a confirmar ; Registro | data a confirmar e Sorocaba | data a confirmar.


Para mais informações, acesse: https://www.sou1de11milhoes.org/

Youtube: Sou 1 de 11 Milhões

Instagram: @sou1de11milhoes

Facebook: Sou 1 de 11 Milhões 


Associação Movimento Nacional Sou 1 de 11 Milhões Trabalhadores da Cultura: fundada como Movimento em outubro de 2020 e constituída como Associação em maio de 2021, a Sou 1 de 11 Milhões é formada por um grupo de voluntários, especialistas em diversas áreas da cultura. Tem como missão ser um centro catalisador para mobilizar, qualificar, divulgar e apoiar os trabalhadores do setor cultural. Respeitar e valorizar o trabalho e a criação de cada uma das milhares de atividades que envolvem a área da economia criativa: “Sou 1” e construir um meio de articulação e defesa de uma imensa cadeia produtiva - “ de 11 Milhões”.


11 milhões de trabalhadores da cultura vieram da base de cálculo utilizada pelo IBGE para os repasses aplicados na Lei Aldir Blanc, em 2020. A distribuição dos recursos municipais é proveniente de 5% da população de cada território, que realizou a sua contribuição tributária. Desta maneira, chegamos ao número 11 milhões: referente a 5% da população atual do Brasil, reforçando a transversalidade e a dimensão territorial da presença cultural nacional.


A Associação se tornou uma rede de apoio à inclusão de milhares de trabalhadores no sistema público de editais - especialmente Lei Aldir Blanc -, apoiando inscritos, participantes e beneficiários. Já realizou mais de 40 lives abertas ao público, com personalidades, parlamentares e especialistas em capacitação; forneceu suporte para inscrição em editais municipais e estaduais; serviu como ponte de diálogo entre a sociedade e o governo de 23 estados; além de ter idealizado o quadro “Tira Dúvidas” para sanar perguntas e objeções sobre editais públicos do Estado de São Paulo. Já se somam mais de 38 vídeos transmitidos no Youtube, 31 vídeos de debates e dois programas lançados - “Atrás da Cena” e “Boletim de Notícias” - em seu portfólio.


Está presente nas Câmaras Municipais, por meio dos Comitês de Educação, Cultura e Finanças, assim como em São Paulo; OAB, Frente Parlamentar e em outros grupos de representação para garantir os devidos direitos aos trabalhadores da cultura.


O Movimento Sou 1 de 11 Milhões também estabeleceu parceria com o Instituto Êxito. Os associados do Movimento podem utilizar o espaço do instituto para a gravação e edição de vídeos, além de participar de cursos e palestras sobre empreendedorismo.


O cadastro de associados é feito diretamente pelo site:  https://www.sou1de11milhoes.org/.


Expediente

Presidente | Annelise Godoy

Vice - Presidente | Ana Luíza Pradella

Diretor | Paulo Barros

Diretor | Carlos Amorim

Diretora | Cintia de Almeida

Diretora | Tatiana Barboza

 

Foto: Divulgação


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