Como atender os idosos de forma
segura em tempos de pandemia? Esse foi um dos desafios que o governo do
prefeito José Bonifácio encarou de frente ao assumir a Prefeitura de Cabo
Frio, em janeiro de 2021. Desde então, a Secretaria Municipal da Melhor
Idade vem buscando formas de manter contato com este público, tirar dúvidas
e prestar serviços de forma totalmente segura. Nos 100 dias de governo a
pasta realizou 569 atendimentos, sendo 314 no primeiro distrito e 255 em
Tamoios. Detalhe: tudo de forma online, via Whatsapp.
|
De acordo com a secretária
responsável pela pasta, Delamar Sant’Anna, muitos idosos já usam o
aplicativo para se relacionar com parentes e amigos, então, aproveitando
essa familiaridade, a Secretaria da Melhor Idade, atualizou os dados
cadastrais das pessoas assistidas, e criou grupos no Whatsapp, que já
contam com 400 participantes.
|
“Todos recebem regularmente dois
vídeos semanais realizados por profissionais de Educação Física, com aulas
de alongamento, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora. Todas essas
atividades foram adaptadas para que os idosos desenvolvessem protegidos nas
próprias residências, além de se relacionarem por meio dos grupos de
Whatsapp. Os exercícios visam evitar a perda de massa óssea, minimizando o
ganho de peso corporal e evitando também o agravamento de doenças já
existentes, além de prevenir lesões, quedas e depressão, uma vez que todos
estão em isolamento social”, explica Delamar.
|
Ainda segundo ela, com o objetivo
de preservar a saúde dos idosos e evitar a exposição ao coronavírus a
Secretaria Municipal da Melhor Idade providenciou a reativação da linha
telefônica (22) 3199-9236 para orientações, dúvidas e encaminhamentos.
|
Nos primeiros três meses do
governo, em Cabo Frio e Tamoios, a Secretaria da Melhor Idade fez 185
cadastros para a emissão do cartão do estacionamento do idoso, dos quais
foram entregues 128 novos cartões e 14 segundas vias. Ainda segundo
Delamar, 43 aguardam a liberação da Secretaria Municipal de Mobilidade
Urbana e em breve serão entregues aos solicitantes.
|
“Em 100 dias, as equipes da Melhor
Idade de Cabo Frio e Tamoios realizaram 178 atendimentos em que foram
solicitadas informações sobre direitos dos idosos, benefícios, oficinas e
atividades desenvolvidas pela secretaria, além de orientações gerais. Além disso,
realizamos 44 encaminhamentos de idosos para a Secretaria Municipal de
Saúde, para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e para o
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Nossos
técnicos atenderam a 65 pessoas, fornecendo orientações jurídicas e de
assistência social. E via telefone, foram feitos 108 atendimentos”,
contabiliza a secretária da Melhor Idade.
|
A Prefeitura de Cabo Frio, desde 17
de dezembro de 2020, passou a administrar a Instituição de Longa
Permanência para Idosos (ILPI) Maria de Carvalho Gallo. Com isso, o Lar da
Cidinha, como é mais conhecido passou a ser um equipamento da Secretaria
Municipal da Melhor Idade. O Lar da Cidinha, desde o ano passado, funciona
no prédio novo que fica na Estrada Velha de Búzios, entre os bairros
Tangará e Jardim Peró. Atualmente, a instituição abriga 18 idosos. Todos
eles já foram imunizados contra a Covid-19, assim como os 41 funcionários
que trabalham no local.
|
“É um grande
presente trabalhar em conjunto com a Dorinha na administração do Lar da
Cidinha. Hoje, todos os idosos que moram na instituição tem total
assistência médica, nutricional e psicológica. Eles foram os primeiros a
serem imunizados contra a Covid-19, assim como toda a equipe que trabalha
na instituição. A pedido do prefeito José Bonifácio, estamos sempre
trabalhando para melhorar o atendimento no Lar da Cidinha”, finalizou.
|
Foto: Divulgação
|
0 comentários:
Postar um comentário